Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Artigos TécnicosAgente estabilizante natural ideal para protetor solar em spray

Agente estabilizante natural ideal para protetor solar em spray

  • Written by:

A busca por protetores solares em formato spray estão cada vez mais populares entre os consumidores, principalmente por serem práticos de se aplicar e por não deixarem a sensação oleosa sobre a pele.

As formulações do tipo spray podem ser obtidas de diferentes formas, sendo as emulsões uma das mais aceitáveis sensorialmente.

Todavia, o grande desafio para este formato de produto está relacionado a separação de fases, principalmente por serem compostos por altas concentrações de filtros orgânicos e/ou inorgânicos que necessitam ser estabilizados, além da necessidade de se obter uma emulsão de baixa viscosidade. O desafio é ainda maior quando a composição de filtro na formulação é 100% mineral. Dessa forma, é muito importante a escolha correta de agentes emulsificantes, estabilizantes e modificadores de reologia que não elevem muito a viscosidade em sistemas de filtros em spray, a fim de que não se tornem muito espessas e sem condições de serem pulverizadas.

Especializada em soluções de alta performance e derivadas naturais, a fabricante britânica ALCHEMY Ingredients desenvolveu uma excelente combinação natural de gomas com funções de manter a estabilidade da suspensão de partículas oleosas ou minerais e de modificar sutilmente a reologia, conhecida comercialmente como Sucrathix® VX. Desenvolvida para atuar como agente gelificante de fase aquosa em formulações cosméticas, Sucrathix® VX tem como função principal estabilizar emulsões fluidas de óleo em água (O/A), evitando que as gotículas de óleo entrem em contato umas com as outras por meio da formação de uma estrutura 3D complexa que as mantém no lugar – em boa parte dos produtos de proteção solar há uma alta concentração de fase oleosa que resulta na formação de pequenas gotas de óleo que necessitam ser estabilizadas. Pelo mesmo mecanismo, Sucrathix® VX atua na suspensão de partículas.

Figura 1 – Em meio aquoso, Sucrathix® VX forma uma rede (amarela) que impede que partículas insolúveis (vermelhas) se depositem

Testes realizados com o agente emulsionante derivado da sacarose Sucragel® AP V2 (outro item do portfólio ALCHEMY Ingredients e indicado para emulsionar um alto teor de óleo mantendo a formulação pulverizável) em combinação com baixas concentrações de Sucrathix® VX, indicam que a mistura de gomas não altera significativamente a viscosidade da formulação, garantindo que a fórmula permaneça fluida graças às suas excelentes propriedades de reologia tixotrópica.

Figura 2 – Relação do aumento de concentração de Sucrathix® VX com o aumento de viscosidade

Além de sua superior capacidade de suspensão quando comparado com formulações que utilizam Goma Xantana e Celulose separadamente, Sucrathix® VX apresenta outras vantagens:

• Pode ser disperso em temperatura ambiente ou em temperaturas de até 80°C;

• Sensorial não pegajoso em emulsões;

• Tolerante a eletrólitos;

• Fornece estabilidade em altas temperaturas para a fase aquosa;

• Suave e seguro para a pele;

• Ingrediente cosmético natural, aprovado sob o padrão COSMOS;

• Indicado para cremes e loções, cuidados capilares e produtos para bebês.

Para mais ideias de como formular com Sucrathix® VX, confira o link aqui.

Quer saber mais sobre Sucrathix® VX e outros ingredientes do parceiro ALCHEMY Ingredients? Acesse a Área do Cliente da COSMOTEC INTERNATIONAL e aproveite para conferir mais sobre nossos conteúdos nas redes sociais LinkedIn e Instagram.

 

 

 

Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião do conselho editorial da Innovation Business Media.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company