Água de Cheiro lança franquia de quiosque que pode mudar de tamanho e formato
Franqueado poderá ampliar ou diminuir dimensões do ponto de venda de acordo com datas sazonais ou demanda
Um quiosque modular, que muda de tamanho e formato de acordo com a necessidade do franqueado. Essa foi a ideia da rede Água de Cheiro ao lançar esse modelo de franquia. A marca investiu cerca de R$ 50 mil no novo ponto de venda, que foi concebido pelo grupo de design e arquitetura AVR Studio. A novidade foi antecipada a PEGN.
O tamanho padrão do quiosque, inclusive para negociações de espaço com shopping centers, é de 6m², com todos os módulos fechados. No entanto, o espaço pode ser ampliado para 9m² e até 12m².
A rede afirma que o franqueado terá autonomia para decidir o tamanho da operação, bem como alterar a unidade para atender datas sazonais ou focar em um produto específico. “Estaremos preparados para dar o suporte ao franqueado no caso de ele optar pela ampliação do tamanho posteriormente e precisar negociar [custos de ocupação] com o shopping”, diz o diretor da Água de Cheiro, Olindo Caverzan Júnior.
O modelo foi aprovado no último mês de agosto e as novas inaugurações, previstas para novembro, já contarão com o novo modelo. “A primeira loja estará em Guarulhos (SP) e, antes do Natal, já pretendermos ver o novo modelo funcionando em cinco a oito pontos de operação”, afirma.
Todas as novas unidades da Água de Cheiro já serão vendidas nesse novo formato. Os franqueados atuais não serão obrigados a fazer a adaptação de seus pontos de venda imediatamente, mas a rede espera que o retrofit dos quiosques existentes seja feito em até um ano. Hoje, são 140 lojas no total, sendo que 16% são quiosques.
O novo quiosque é mais barato do que o anterior. O investimento inicial para uma franquia de quiosque da Água de Cheiro era de R$ 84 mil. Com o novo modelo, passa para R$ 76 mil, incluindo taxa de franquia, projeto arquitetônico, marcenaria, capital de giro e estoque inicial, entre outros custos.
Esse movimento é mais um passo da Água de Cheiro para se aproximar das novas gerações. No início do mês, a rede lançou fragrâncias de sua principal linha, a Absinto, que chega a representar cerca de 25% das vendas da rede, para atrair o novo consumidor.
“Nossa proposta é continuar fidelizando diferentes públicos, de diversas idades e classes. Com isso em mente, acreditamos que seja necessário sempre inovar e acompanhar a evolução não só do mercado, mas do mundo como um todo. Consideramos, inclusive, a relação da arquitetura com o desejo do consumidor em conhecer e adquirir produtos da Água de Cheiro, e até mesmo o papel do design no atendimento ao cliente”, afirma Caverzan.
Fonte: Revista PEGN 29.10.2020