As fundadoras da marca, Sté Gustavson e Clara Klabin, têm o direito de exploração da invenção pelos próximos 20 anos.
A Amokarité, empresa revolucionária de maquiagem natural, atingiu mais um marco na sua história e acaba de anunciar a conquista da patente brasileira de maquiagem sólida e sem embalagem. O anúncio foi feito pela Dannemann Siemsen, empresa responsável pelas maiores patentes do país. Com a novidade, as fundadoras da marca, Sté Gustavson e Clara Klabin, têm o direito de exploração da invenção pelos próximos 20 anos.
“Quando conheci minha sócia vi que a maquiagem sólida era uma invenção! Muitas das patentes existentes têm a função apenas de proteger uma invenção. Mas a nossa patente de maquiagens sólidas é a patente que protege a natureza. Ela é a concretização do desejo de muitas pessoas de mudar a forma de consumir, que sirva de exemplo para muitas invenções daqui pra frente na busca de uma forma de produzir mais sustentável”, acrescenta Clara Klabin, depositante da patente.
Os cosméticos sólidos começaram a aparecer no mercado nos anos 90, mas só fizeram sucesso na pandemia de 2020, conquistando o público com shampoos, condicionadores e hidratantes corporais. “Inspirada nisso, eu conectei duas ideias – os produtos sólidos que estavam se aprimorando e a maquiagem multifuncional. O principal diferencial é que esses produtos sólidos não levam água na composição, então não precisam de embalagem plástica. Não há como fazer um produto mais sustentável. Quem quando criança nunca teve o sonho de inventar algo que ainda não existia? Eu criei a maquiagem sólida sem embalagem plástica e sou uma mulher realizada”, declara Gustavson.
As maquiagens da Amokarité são multifuncionais e servem como batom, blush, sombra e o que mais a criatividade permitir. Na produção, todos os pigmentos são extraídos de rochas e também são utilizados óleos vegetais, enriquecendo a fórmula e aumentando a validade dos produtos. Hoje os best-sellers da marca são: a base líquida nutritiva, o batom cremoso (nos tons pitaya e goiaba), o batom sólido (nos tons amora e morango), o iluminador rosé, o Pó Translúcido Banana, o Lip Tint Melancia e o lip balm.
Os números reforçam o sucesso: o faturamento da Amokarité deu um salto de R$400.000,00 para R$800.000,00 em 2021. Já em 2022 alcançou R$1.200.000,00. Gustavson acredita não ter medo de delegar funções, confiando nos processos estabelecidos e nas funcionárias para o efetivo crescimento da empresa – hoje, a equipe é formada por 10 mulheres. Com breakeven atingido em apenas 3 anos desde sua criação, a Amokarité pretende ainda faturar R$ 2 milhões em 2023.
Em constante expansão pelo território brasileiro e, em breve, cruzando fronteiras para Portugal e Espanha, com uma coleção de 62 produtos, em 2023 a marca também divulgou a formulação de um delineador sem nenhuma adição de agentes plastificantes (derivados do petróleo) e anunciou uma parceria com o Mundo Verde em todo o território nacional.
Sté Gustavson, fundadora da AmoKarité, é formada em Publicidade. Ela começou a fabricar suas próprias maquiagens quando se tornou vegana e decidiu se despedir de qualquer produto que viesse de origem animal. Isso aconteceu em 2019, quando Estephanie também abraçou a causa ambiental, buscando uma vida com menos impacto. Com o tempo, ela percebeu que muitas outras pessoas compartilhavam do mesmo desejo e mergulhou de cabeça no assunto, estudando e testando várias formulações, até criar a própria linha de maquiagens sólidas.
Em 2021, Clara Klabin juntou-se à ela neste incrível sonho. Expert em administração e sustentabilidade, ela veio para somar e transformou a AmoKarité em um verdadeiro ícone de inovação no universo da beleza. “Nossa proposta é completamente diferente do que você encontra por aí! Queremos trazer mais transparência sobre o que usamos nos nossos produtos e, é claro, embalagens que não deixam rastros negativos no meio ambiente. A AmoKarité foi criada em cima de conceitos sustentáveis, sem deixar de lado a beleza e a alta performance que o consumidor merece”, afirma Klabin.