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Aromaterapia: o retorno a uma prática antiga

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A aromaterapia existe há milênios, com raízes na China antiga, Egito e Grécia.

Acredita-se que o pai da medicina moderna, Hipócrates, praticou aromaterapia. No entanto, é o químico francês Rene-Maurice Gattefossé quem foi creditado por ter originado o termo “aromaterapia” em 1937, depois que um incidente com queimadura despertou sua curiosidade sobre o poder curativo dos óleos essenciais. Embora a aromaterapia tenha ressurgido um pouco nos anos 90, a aromaterapia viveu principalmente às margens da indústria da beleza e do mundo do spa, com a maioria das pessoas questionando seus benefícios e a prática terapêutica.

“À medida que o mundo ocidental acorda para o poder de equilíbrio das práticas antigas, os holofotes começam a brilhar para a prática um pouco poeirenta da aromaterapia”, disse a estilista da Cult Beauty, Alexia Inge, ao Stylist. “O que é uma disciplina incrivelmente potente e eficaz foi autorizada a desaparecer meio a algo que se associa a spas de segunda categoria e massagens sem efeito. Mas, à medida que os consumidores buscam maneiras de lidar com uma maré alta de estresse ao longo de suas vidas, eles estão procurando maneiras de trazer micro momentos de auto-ajuda para o seu dia”.

Em 2017, o mercado global de aromaterapia gerou US $ 1,2 bilhão e, somente nos EUA, as vendas aumentaram 200% desde 2012. No futuro, o mercado global de aromaterapia deverá atingir US $ 8.213,1 milhões em 2024, de US $ 4.352,1 milhões em 2016, crescendo em um CAGR de 8,4% no período previsto de 2017 a 2024.

Líderes do mercado global de aromaterapia:

• Young Living

• doTerra

• Mountain Rose Herbs

• Edens Garden

• Frontier Natural Products Co-op

• Rocky Mountain Oils

• Plant Therapy Essential Oils

• Starwest Botanicals

• Hopewell Essential Oils

• North American Hen and Spice

Fundada em 1993, a empresa de MLM Young Living viu suas vendas ultrapassarem US $ 1,5 bilhão em 2017. A empresa superou US $ 1 bilhão em vendas entre 2015-2017 e sua receita cresceu 800% entre 2012-2017.

Números da beleza tradicional:

• A Cult Beauty registrou um aumento de 240% no número de pesquisas com a palavra “aromaterapia” nos últimos 18 meses.

• A Space NK, que possui marcas de aromaterapia como a This Works e Aromatherapy Associates, teve um crescimento de três dígitos na categoria.

Marcas de aromaterapia 2.0:

• Vitruvi

• 21 Drops

• 1001 Remedies

• Puressentiel

• Neom Organics

• Naturopathica

• True Botanicals

O ressurgimento da aromaterapia está alinhado com a mudança de mentalidade do consumidor. Aromaterapia corresponde tanto às necessidades de beleza quanto de bem-estar, alinhadas com a contínua fusão das categorias. No entanto, isso não para por aí: o Future Laboratory prevê que os desenvolvimentos em neurociência permitirão às empresas de fragrâncias inovar em aromas que podem ser usados ​​diariamente para combater os níveis crescentes de ansiedade. A Givaudan está à frente da curva, com o componente de perfumaria neurophroline, um extrato de índigo selvagem que reduz os níveis de estresse, quebrando o cortisol e estimulando a liberação de endorfinas estimulantes.

“Em 2016, vimos a indústria da beleza se libertar dos limites dos cosméticos e da pele para ocupar seu lugar no patamar moderno do bem-estar”, diz Jessica Smith, pesquisadora criativa especializada em beleza e bem-estar no The Future Laboratory. “No ano passado, a indústria de perfumaria fez a ligação entre perfume e neurociência com marcas como Valeur Absolue e Romilly Wilde, lançando perfumes que incorporavam aromacologia, o estudo de como o cheiro afeta o comportamento, para criar um produto que não apenas cheira bem, mas também atua cientificamente como um melhorador do humor estabelecido. É perfeitamente cronometrado, pois os consumidores estão investindo cada vez mais na otimização da experiência pessoal e na micro-regulação do humor, no desejo por produtos ou serviços que lhes permitam atingir todo o seu potencial”.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Beauty Matter 20.02.2019

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