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Avon comemora cinco anos do seu laboratório no Brasil

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Centro de inovação local é responsável por mais de 290 formulações de itens de perfumaria, moda & casa, higiene pessoal, cuidados com o corpo e linhas infantis

A Avon celebra cinco anos da inauguração do seu Laboratório de Inovação no Brasil. Criado em 2017 na fábrica da empresa em Interlagos, São Paulo (SP), nasceu como um hub integrado de pesquisa & desenvolvimento ao Centro de Inovação da marca em Suffern, nos Estados Unidos, com o objetivo inicial de produzir fórmulas para itens de perfumaria e higiene pessoal em todo o mundo.

Em 2019, o laboratório passou a desenvolver produtos para o mercado brasileiro e, mais recentemente para toda a América Latina, visando atender de forma mais ágil e eficiente as necessidades regionais. Durante esses 5 anos de atuação, já foram desenvolvidas no local, 292 fórmulas para itens de perfumaria, higiene pessoal, linhas infantis e cuidados para o corpo.

Inovação voltada às peculiaridades locais é o foco da equipe de cientistas

Entre os diferenciais do laboratório brasileiro está a equipe de pesquisa e desenvolvimento local, que favorece a criação de produtos voltados para as preferências regionais, considerando fatores como a diversidade de peles, cabelos, regionalismos, preferências sensoriais, clima e rituais de beleza. “No Brasil, por exemplo, há uma alta penetração de sabonetes em barra, enquanto no resto do mundo a preferência é pelos líquidos. Além disso, 56% da população brasileira se declara preta ou parda, de acordo com o IBGE, o que resultada em demandas diferentes do mercado europeu e asiático. Todas essas peculiaridades são importantes diferenciais para que os produtos atendam às necessidades do nosso público de forma personalizada”, explica Cesar Tadashi, diretor executivo de P&D da Avon América Latina.

Produtos desenvolvidos no laboratório da Avon do Brasil

Como exemplo de formulações desenvolvidas pela equipe brasileira está a fórmula da loção corporal da linha Encanto, lançada em 2019. A ideia foi adaptar o produto ao perfil sensorial dos consumidores do país e, consequentemente, melhorar a sua experiência de uso, além de otimizar a sua composição e custo, incluindo, em sua embalagem, resina de pós-consumo. Outro caso é a nova fórmula de desodorante em creme, lançada em 2021 com o intuito de substituir o formato creme em pote, que tem baixa penetração entre brasileiros, bem como aprimorar a proteção do produto contra transpiração e mau odor, além do seu sensorial. O empreendimento também proporcionou um lançamento deste ano: a nova tintura capilar semipermanente nas cores roxo, rosa e azul, cuja fórmula e conceito foram totalmente desenvolvidas no Brasil. A ideia é atender à tendência entre adolescentes e jovens que costumam colorir os cabelos temporariamente.

Ter uma estrutura brasileira também contribui para uma comunicação mais assertiva com Representantes da Beleza da marca, consumidores e equipes de marketing, qualidade e cadeia de suprimentos localizados no país. A pesquisa Ganhos Mensuráveis, realizada em 2021 pela Ipsos em parceria com a Avon, identificou, inclusive, que 69% da força de vendas da marca no Brasil decidiu iniciar o trabalho de revenda com a companhia justamente por gostar dos produtos da empresa. “Com esse conhecimento do mercado brasileiro, conseguimos contribuir com o desenvolvimento de produtos em Suffern, tornando o trabalho de inovação global ainda mais relevante para os brasileiros, além mostrar a importância da ciência e da tecnologia para a marca tanto para nossas Representantes, quanto para nosso público consumidor do país”, complementa Tadashi.

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