Beiersdorf, fabricante da Nivea, diz estar otimista com 2020
A empresa alemã de bens de consumo Beiersdorf disse que está “cautelosamente otimista” com 2020, apesar de reportar outro trimestre de crescimento lento nas vendas das suas divisões de cuidados com a pele e adesivos.
A empresa informou que o crescimento das vendas orgânicas do grupo caiu 4,1% em 2019, contra 4,3% nos primeiros nove meses, com as vendas anuais a atingirem 7,653 mil milhões de euros, praticamente em linha com as estimativas dos analistas. A unidade de produtos de consumo, que fabrica marcas como Nivea, Eucerin e La Prairie, registou um crescimento de 4,8% nas vendas em 2019, contra 5,1% nos primeiros nove meses.
“Embora esperemos ventos contrários no ano fiscal de 2020, estamos ansiosos pelo próximo ano fiscal com otimismo cauteloso”, disse o presidente-executivo da empresa, Stefan de Loecker, em comunicado. Na terça-feira (14), as ações da Beiersdorf sofreram uma forte queda, após a Société Générale ter anunciado que prevê desaceleração nas marcas Nivea e La Prairie no primeiro semestre de 2020.
A Beiersdorf tem vindo a enfrentar dificuldades à medida que os consumidores têm trocado marcas de mercado de massa, como a Nivea, por marcas de nicho e produtos com ingredientes mais naturais. Esta mudança levou a empresa a criar uma unidade de inovação para desenvolver novas marcas “indie”.
A unidade Tesa, que fabrica adesivos para as indústrias automotiva e eletrônica, e que responde por cerca de 20% das vendas do grupo alemão, informou que as vendas aumentaram apenas 0,8% no ano todo, face a 1,2% nos primeiros nove meses. Quanto à sua divisão de eletrônicos, a Beiersdorf disse que esta teve um bom desempenho, mas que as vendas foram fracas no setor automotivo devido a um ambiente de mercado incerto.
Fonte: Fashion Network 17.01.2020