Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarBeleza Halal: conheça mais sobre o mercado que promete faturar mais de 76 bilhões de dólares

Beleza Halal: conheça mais sobre o mercado que promete faturar mais de 76 bilhões de dólares

  • Written by:

Seguindo os preceitos islâmicos, o mercado de beleza halal promete crescer e conquistar adeptos pelo mundo todo

Já ouviu falar no mercado Halal? Tratam-se de produtos variados — que vão desde itens de beleza e até alimentos — desenvolvidos seguindo os preceitos islâmicos. As maquiagens, mais especificamente, vêm conquistando muitos adeptos para além dos muçulmanos graças ao seu rigoroso método de certificação — matérias-primas derivadas de animais ficam de fora, por exemplo.

Quando pensamos na indústria halal de beleza, os números são impressionantes: estima-se que o mercado fature mais de 76 bilhões de dólares até 2024, segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Uau. Sobre o assunto, contamos mais a seguir:

Mas afinal, o que é “ser” halal?

Halal é tudo que é permitido pela legislação islâmica e envolve de alimentos até cosméticos. O selo halal garante que aquele produto segue todas as diretrizes islâmicas, do ínicio da cadeia de produção até o consumidor final. “A segurança que os consumidores têm é que todos os produtos com certificação Halal são rastreados em toda a cadeia. Matéria-prima, maquinários, equipamentos utilizados na produção, processos de fabricação, embalagem e distribuição de produtos. É uma garantia de qualidade e eles compram sem hesitar”, explica o gerente de Relações Internacionais, Omar Chahine, da Cdial Halal, uma das principais empresas de certificação Halal da América Latina.

O que torna um cosmético halal?

Produtos halal não podem ter nenhum tipo de matéria-prima Haram (aquelas que são proibidas segundo os preceitos muçulmanos), como por exemplo porco, insetos, carniça, sangue, répteis, e animais predadores, mas, ao contrário do que muitos pensam, o álcool, que é considerado haram para consumo, pode ser utilizados em cosméticos.

“Apesar de muitos animais serem considerados haram, ingredientes bovinos, aves e caprinos são permitidos em cosméticos, mas, para serem halal, os animais precisam ser abatidos de acordo com a legislação islâmica”, explica Ahmad Mohamad Saifi, diretor de operações da Cdial Halal. Por isso, vale dizer que, por mais que ingredientes de origem animal sejam permitidos, a maioria dos cosméticos halal acaba, também, recebendo o selo vegano por conta dessa checagem de 100% da cadeia.

Além disso, um produto com certificado halal passa por uma vistoria anual, onde é preciso comprovar por meio de documentos que toda a cadeia de produção segue as diretrizes halal: “O certificado, além de dar a garantia religiosa, garante a parte de segurança e boas práticas de fabricação.”

Os rótulos também importam, sabia? Nenhum rótulo pode ter imagem que retrate ostentação ou obscenidade, segundo os preceitos islâmicos. Um hidratante halal não pode ter imagem de corpo, por exemplo.

Por que o mercado está tão em alta?

Com mais de 1,8 bilhões de muçulmanos pelo mundo, o crescimento e a adoção de estilos de vida mais modernos têm sido os fatores primordiais para faturamento astrônomico do mercado e, apesar da comunidade muçulmana no Brasil não ser tão grande (estima-se 1 milhão de muçulmanos no país), o selo Halal é fundamental para marcas que querem exportar para países muçulmanos e países não muçulmanos com uma grande população islâmica.

Além disso, por ser um selo tão rigoroso, muitos países da Ásia exigem que os cosméticos importados levem a certificação halal, garantindo uma cadeia de produção segura.

4 marcas halal para ficar de olho

Shade M

Especializada em batons, a americana Shade M conquistou meninas muçulmanas e não muçulmanas com seus batons líquido matte de altíssima duração.

Somenthic

A marca de skincare e maquiagem indonésia é uma das mais vendidas do país e conta com uma infinidade de produtos. De séruns até sombras, todos levam a certificação Halal.

PHB Ethical Beauty

A PHB é uma multimarca americana que além de linha própria, apenas comercializa produtos halal, veganos, cruelty-free, e 100% limpa em todos os seus processos, com produtos naturais e embalagens zero lixo ou ecológicas.

Rella Beauty

A americana Rella Beauty é especializada em batons halal e, a cada batom comprado, um é doado para mulheres carentes. A marca tem parceiros ao redor do mundo que atendem comunidades vulneráveis, muçulmanas ou não.

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Glamour 04.06.2021

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Redesign Experts