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Blends potencializam formulações e aceleram lançamentos

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Fornecedores avançam no papel de criadores de soluções complexas para atender o mercado cosmético

Por Estela Mendonça

Muito mais do que abastecer de matérias-primas os fabricantes de produtos de higiene pessoal e beleza, os fornecedores de ingredientes estão cada vez mais conectados com as tendências de consumo, liderando avanços da ciência e empenhados em desenvolver soluções para tornar as formulações mais eficazes e fáceis de desenvolver e fabricar, reduzindo custos e tempo e acelerando lançamentos.

Soluções prontas para usar podem representar até anos no tempo gasto no desenvolvimento novos produtos, em testes de eficácia e segurança e até mesmo no processo produtivo. Estes são apenas alguns dos benefícios da utilização de blends, que apresentam combinações sinérgicas testadas e fáceis de aplicar e com informações de rastreabilidade, naturalidade e certificações, entre outros atributos.

Apontada uma das principais tendências para a beleza em 2022 pela Mintel, a beleza personalizada pode parecer uma grande dor de cabeça para as marcas. Entretanto, contar com a possibilidade de uso de blends, por exemplo, possibilita uma grande ajuda para as marcas oferecerem produtos personalizados ou personalizáveis e até kits de beleza DIY.  “Os consumidores estão cada vez mais rejeitando o tamanho único e querem produtos criados especialmente para eles”, diz o relatório, que acrescenta que mais de um terço dos usuários de cuidados faciais do Reino Unido estão interessados ​​em usar fórmulas personalizadas para suas necessidades.

Combinação de filtros

O portal Cosmetic Innovation reuniu alguns bons exemplos de soluções oferecidas por importantes fornecedores globais e também de produtos finais, que se beneficiaram com o uso de blends. Fernanda Soro, gerente de marketing Latam da Sensient, bem define o papel dos blends nos produtos de beleza: “’A união faz a força’ é um ditado popular que se aplica também ao universo dos cosméticos. Em um momento em que é fundamental garantir alta performance para o consumidor final e também conveniência para o formulador, o blend ou blenda, que nada mais é do que uma matéria-prima composta por uma mistura de diferentes ingredientes, está ganhando cada vez mais espaço”.

Fernanda Soro, gerente de marketing Latam da Sensient

A Sensient conta com diversos blends no seu vasto portfólio para diferentes categorias. Como exemplo de sucesso, Fernanda destaca a linha SENSISORB® (Benzotriazolyl Dodecyl p-Cresol (and) Butylphthalimide (and) Isopropylphthalimide (and) Ethylhexyl Salicylate (and) Butyl Methoxydibenzoylmethane), da família COVABSORB, que é líder de mercado. Trata-se de uma composição otimizada de filtros orgânicos UV-A, UV-B e UV-C e ésteres, solúvel em água, para proteção da fragrância e da cor contra o desbotamento. A sugestão de uso é para todos os tipos de produtos cosméticos fotossensíveis.

Outro destaque é o NATPURE® FEEL-M ECO (Isopropyl Palmitate (and) Isostearyl Isostearate (and) Octyldodecanol (and) Octyldodecyl Myristate), blend natural, multifuncional e não volátil semelhante ao silicone, que contribui para a formação de filme e espalhabilidade. Fernanda indica seu uso em produtos de cuidados com a pele, proteção solar, maquiagem e cabelos. “Para formulações capilares, por exemplo, essa solução oferece um forte efeito condicionante que ajuda a driblar o ressecamento dos fios tingidos. Ele ainda provém brilho, aumenta o efeito da coloração e limita a transferência de cores”, ressalta, informando que é ideal para cremes para pentear, dado seu alto poder desembaraçante, além de sprays de brilho e mousses condicionadores.

“Entrando no mundo das colorações capilares, não posso deixar de mencionar a linha ARIANOR FLASH® (Isopropyl Palmitate (and) Isostearyl Isostearate (and) Octyldodecanol (and) Octyldodecyl Myristate), um complexo sinérgico de corantes catiônicos de alta pureza e agentes biotecnológicos na forma de pó. Basta aplicar água e a tecnologia se converte num produto pronto para aplicação, com excelente afinidade por cabelos quimicamente tratados”, garante Fernanda, lembrando que esse blend facilita muito a produção, pois além de ser uma solução completa de base e cor para deposição perfeita do corante na fibra capilar, oferece uma vasta gama de tonalidades prontas, que eliminam as etapas de desenvolvimento e de ajustes de cor, proporcionando economia de tempo e redução de estoque.

Peptídeos com niacinamida

“Com tendências crescentes gravitando em direção a uma aparência natural e descomplicada, a TRI-K criou uma solução para os consumidores alcançarem sua melhor expressão”, afirma Luciane Zreik, gerente de vendas da TRI-K para a América do Sul, referindo-se ao Fision® GlowPlex (Water, Niacinamide, Pisum Sativum (Pea) Extract, Extrato de Semente de Quinoa Chenopodium), que combina o poder dos peptídeos naturais com a niacinamida.

Luciane Zreik, gerente de vendas da TRI-K

Luciane avalia que combater a pele sem viço e sem vitalidade é um desafio complicado de enfrentar: “Com vários fatores que contribuem para essa condição, como falta de sono, estresse, poluição e regimes ineficazes de cuidados com a pele, os consumidores estão procurando cada vez mais uma solução simples para realçar seu brilho interior”, acrescentando que por meio de avanços nos estudos da renomada tecnologia de peptídeos naturais NaturePep®, foi permitido criar Fision® GlowPlex, o mais novo ativo para a luminosidade da pele.

Fision® GlowPlex é um ativo multifuncional para cuidados com a pele que fornece benefícios eficazes, como maior luminosidade, minimização da aparência de manchas escuras e hiperpigmentação, desfocagem de imperfeições da pele e suporte ao tom de pele uniforme e homogêneo ao longo do tempo. Segundo Luciane, testes in vitro e in vivo demonstraram que o novo ativo pode ajudar a alcançar resultados visíveis em sete dias.

“A inovação é possível por meio de um mecanismo de ação multidirecionado que funciona em diferentes camadas da pele”, explica a gerente da TRI-K, fabricante e fornecedora líder de ativos e ingredientes especiais, como proteínas cosméticas exclusivas, aminoácidos, peptídeos naturais, surfactantes suaves, conservantes modernos e tradicionais e produtos multifuncionais de sinergia natural. O Fision® GlowPlex é distribuído no Brasil com exclusividade pela Vantage Specialty Chemicals.

Poder das dispersões

Para Bruna Bronzatti, analista de laboratório de aplicação da Kobo, a estratégia de desenvolvimento de novos produtos não deve contemplar apenas fórmulas e embalagens inovadoras, mas sim processos bem estruturados, que levam em consideração a sustentabilidade e economia de recursos. “É importante calcular custo das matérias-primas, mas também as despesas com a energia dos reatores, mão-de-obra, descarte de resíduos e tempo de processo, o que inclui aquecimento, rotação e resfriamento. Assim, os blends são indispensáveis para processos mais curtos e eficientes, trazendo uma boa relação custo-benefício”, afirma.

Bruna Bronzatti, analista de laboratório de aplicação da Kobo

Um dos blends oferecidos pela Kobo são as dispersões pigmentárias, disponíveis em várias cores, que otimizam o processo de fabricação e diminuem o tempo e a dificuldade de produção, já que podem ser incorporadas facilmente em fórmulas de bases, batons, sombras líquidas, sticks e outros produtos de maquiagem. Além desses benefícios, essas dispersões atribuem melhor performance ao produto final, ao  melhorar a estabilidade e espalhabilidade e proporcionar mais brilho e facilidade de ajuste e desenvolvimento de cor.

“Utilizando as dispersões pigmentárias, a formulação é beneficiada também quanto à inclusão de inúmeros tons de pele, deixando o desenvolvimento mais viável e acessível, atingindo um público-alvo ainda maior”, destaca Bruna, informando que a empresa é capaz de fabricá-las localmente no Brasil e garantir a qualidade do produto, a manutenção da cor e estabilidade durante todo o shelf life, ao controlar o tamanho de partícula do pigmento e o desenvolvimento da cor.

Bruna destaca que a Kobo fabrica também dispersões de dióxido de titânio e óxido de zinco, para atenuação de radiação UVA, UVB e luz azul, disponíveis em versões nano e não nano, em diferentes tamanhos de partícula primários e secundários, naturais e não naturais e diversas viscosidades e concentrações de ativos. “As dispersões de filtro físico, além da otimização de eficácia lote a lote, que já traz um grande custo-benefício, oferecem maior transparência, sensorial mais agradável e confortável e aumento da espalhabilidade da formulação”, garante Bruna. Pelo fato de o titânio e o zinco já estarem completamente dispersos, aliado à especialidade da Kobo de controlar o tamanho de partícula, assim como o de seu agregado, é possível, ainda, obter-se um ganho de FPS e UVA no produto final.

“Todo esse conjunto de vantagens que as dispersões trazem, sendo pigmentárias ou de filtros solares, estabelecem uma ótima opção para tornar mais prático e compensador o desenvolvimento de formulações para maquiagem e proteção solar”, reforça Bruna.

Chegando ao mercado

A QRxLabs lançou recentemente dois produtos  para clarear e uniformizar a pele, o Whitenning Serum e Whitenning Cream. Mônica Velloso, diretora de marketing da  QRxLabs, explica que a composição conta com blend de matérias-primas de alta performance e eficácia, entre eles alpha arbutin, ácido kójico e extrato da raiz de alcaçuz integram a fórmula de ambos os produtos, proporcionando resultados visíveis, em poucas semanas de uso contínuo.

Mônica Velloso, diretora de marketing da  QRxLabs

Os produtos ainda têm em sua composição extrato orgânico de óleo de coco, extrato de uva, aloe vera orgânico e DMAE, entre outros.

Ambos os itens possuem a mesma função. O sérum tem uma base mais leve e o creme é suavemente denso. “O Whitening Serum e o Whitening Cream são produtos clareadores sem elementos químicos agressivos, para obter uma pele suave, totalmente uniforme, sem manchas, mais clara, com aspecto luminoso e radiante”, destaca Mônica.

Rafael Arpini, desenvolvedor científico da Scientific Skin Technology, conta que, pensando em um tratamento completo de skincare, a marca trouxe para o Brasil o conceito de cosmético 360. Por meio de blends de ativos, os produtos atuam em todas as principais camadas da pele para repor suas necessidades, além de equilibrar a microbiota para uma pele mais saudável e com melhor imunidade.

Rafael Arpini , desenvolvedor científico da Scientific Skin Technology

“Todos os séruns da linha possuem a inovadora base biomimética. Ela faz uma leitura da pele e se adapta, tanto em peles secas como oleosas. É composta por um blend de barreira lipídica, pool de aminoácidos, esqualano vegetal, antiglicantes e prebióticos, permitindo um equilíbrio e reposição de todas as camadas. Somado a isso, cada sérum incorpora os melhores ativos internacionais com objetivos específicos”, ressalta Arpini, destacando o  Clear 70,  clareador com blend de vitaminas (B, C e E), associado com peptídeos clareadores de última geração, permitindo ação clareadora segura e sem agredir a pele.

Outro exemplo de Arpini é o DEFS90, sérum que protege a pele do envelhecimento. Além da base biomimética, conta também com uma composição de peptídeos para efeito antioxidante, sendo, por exemplo, um dos primeiros séruns que controla os efeitos do cortisol na pele através do ativo Neurophroline, além de outros peptídeos que combatem os danos do fumo, luz UV e luz azul.

Boost amazônico

A BeBrasil está ampliando seu portfólio com o lançamento de um hidratante para as mãos com boost amazônico, composto por extratos antioxidantes de açaí, manga e pitanga. Além disso, a empresa que já atua no segmento de aromaterapia, apostou na adição de óleos essenciais relaxantes para trazer sensação de bem-estar. O lançamento combate os efeitos de ressecamento na pele dessa região e ainda ajuda a prevenir e suavizar sinais de envelhecimento. Sua fórmula inclui nano vitamina E, pullulan e resveratrol, que garantem uma profunda hidratação e cuidado com a pele das mãos.

Máscara 360º

A família de máscaras Big Bang, de Quem Disse, Berenice?  acaba de ganhar uma nova versão, a Big Bang 360º. A nova máscara realça o olhar com efeito de até 5 vezes mais volume, 3 vezes mais alongamento e definição e 2 vezes mais curvatura, além de contar com uma fórmula já que contém um blend de ativos  composto por pantenol, vitamina E e óleo de macadâmia, que protegem e nutrem os cílios da raiz até as pontas.

Complexo de hidratação

A marca da Johnson & Johnson Neutrogena ampliou sua linha Hydro Boost com lançamento do Sérum Hidratante Concentrado, com duas vezes mais ácido hialurônico do que Hidro Boost Water Gel, lançado anteriormente. O novo produto promete hidratar e combater até 100% do ressecamento nas primeiras oito horas de uso. Desenvolvido com 17% de complexo de hidratação, o sérum fortalece a barreira cutânea e hidrata profundamente por meio de ingredientes como o ácido hialurônico  e a glicerina, que penetra em 9 camadas superficiais da cútis.

“No mercado de saúde e cuidados com a pele, a categoria de produtos faciais é a que mais cresce e, até por isso, exige constante inovação. Agora, com o Hydro Boost Sérum Hidratante Concentrado, o ácido hialurônico é disponibilizado em uma fórmula super hidratante e multifuncional, que proporciona maior elasticidade e firmeza”, afirma Daniele Cavalcanti, diretora de marketing das marcas de cuidados com a pele da Johnson & Johnson Consumer Health do Brasil.

Ingredientes sob holofotes

Os ingredientes cosméticos, desde a base aos ativos e conservantes, estão cada vez dividindo espaço e interesse com os lançamentos de produtos finais. Comentando a 11ª edição do estudo da Kline, Ingredientes de Cuidados Pessoais: Análise de Mercado Global, publicado em fevereiro, Kunal Mahajan, gerente de projetos em química e energia da consultoria, aposta que muito boas notícias virão: “Os ingredientes de cuidados pessoais desempenharão um papel vital na recuperação econômica dos países após a Covid-19. As empresas que fabricam esses ingredientes estão bem posicionadas para vivenciar oportunidades no curto prazo”.

Mahajan prevê que a recuperação nos segmentos de cosméticos coloridos, para estilização dos cabelos e cuidados com o sol, que foram os mais impactados pela pandemia, deverá impulsionar o crescimento do mercado de ingredientes. “No segmento de cosméticos coloridos, buscamos uma onda de consumidores usando maquiagem mais sofisticada e dramática, principalmente relacionada a olhos e lábios”. Já o segmento de cuidados com o sol, segundo o gerente da Kline, se recuperará à medida que as limitações sociais e de viagem forem aliviadas e os consumidores retomarem seu nível de atividades pré-pandemia.

Além de permanecer forte a tendência de ingredientes naturais produzidos maneira sustentável e de origem ética, especialmente as proteínas derivadas de plantas, o estudo prevê a expansão do uso de compostos idênticos aos ingredientes naturais.

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