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Branding: muito além do produto

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Diante da enorme quantidade de soluções nas prateleiras, o branding dá diferenciação e destaque à sua marca

Por Daniel Faulin

Algo que chama a atenção no mercado de cosméticos é o volume de produtos, marcas e tecnologias disponíveis. Para tudo tem uma solução; e para cada solução, uma infinidade de ofertas. Diante disso, a pergunta que fica para o consumidor é: qual escolher? As empresas, por sua vez, buscam saber como se destacar nesse mar de opções. Para criar um posicionamento correto, acreditamos que a resposta está no branding, um pensamento que vai além do produto em si. É tempo de diálogo, propósito e experiência e, por isso, precisamos mudar a forma como nos colocamos e contamos nossas histórias.

Isso vai de encontro a uma tendência de comportamento do consumidor, que está pesquisando mais, conhecendo mais, conversando mais, querendo mais do que o produto propriamente dito. Com o amplo acesso à informação e porta-vozes especializados gerando conteúdo 24 horas por dia, as marcas não são mais donas da informação. É importante ter consciência, discernimento e verdade ao falar, em um diálogo de igual para igual que enriquece os dois lados.

Em tempos de bandeiras hasteadas, também se espera ver isso nas marcas – é, inclusive, fator relevante (para não dizer decisivo) na hora da compra. Não apenas no falar, mas também, e principalmente, no atuar com responsabilidade, respeitando o mundo, o outro e corpo. A ideia não é seguir moda e abraçar a primeira ideia que aparece pela frente, mas encontrar a verdade que está alinhada com a essência da empresa e, aí sim, defender – do contrário, soa falso e não cola.

Por fim, originalidade e experiência são palavras de ordem. Além de se diferenciar nas prateleiras, atende aos anseios do consumidor atual. Lembre-se: compartilhamento, imediatismo, fim das barreiras geográficas, tecnologia são alguns dos pilares relevantes hoje em dia.

Tudo isso na prática? Design exclusivo, embalagens instagramáveis, interações on/off, produtos customizados, histórias interessantes e verdadeiras, embalagens portáteis ou que possam ser ressignificadas após o uso, cleanlabel… Além de consistência na comunicação, porque se antes as embalagens eram o principal ponto de contato, agora é apenas mais um em meio a tantas opções, como site, redes sociais, anúncio, promotores, amostras, mídias em geral…

Para tomar as decisões mais alinhadas com a sua marca, é preciso ter uma ampla visão do todo. Olhar para frente e conhecer as tendências; olhar para o lado e entender o consumidor, seus desejos e expectativas; olhar para dentro e descobrir seu propósito para traduzir isso com verdade e consistência em todas as comunicações.

Nessa nova relação marca-consumidor, o branding é uma ferramenta importante para criar experiência positiva e despertar no consumidor o desejo de estar com a marca, e não apenas ter o produto. Essa é a real inovação que gera valor e traz para a empresa mais que lucro, traz também benefícios para as pessoas com quem ela se relaciona e para o mundo.

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