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Brasil é vice-líder global do mercado de body care

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Demandas dos brasileiros, que gastam quase US$ 2 bilhões por ano em produtos para o corpo, estão em transformação 

Por Estela Mendonça 

Com vendas que chegaram a US$ 1,908 bilhão em 2022, um crescimento de 15,29% em relação ao ano anterior, o Brasil ostenta a notável vice-liderança do mercado global de body care, atrás apenas dos Estados Unidos, que lidera com folga, com US$ 4,621 bilhões, e mais do que o dobro da terceira colocada China, com US$ 945 milhões.

Se esses resultados animam os players da categoria, também criam novos desafios. Para se destacar em um mercado dos mais competitivos, no qual os consumidores buscam cada vez mais benefícios além da hidratação e perfumação, é preciso explorar novos claims, muitos deles antes restritos aos cuidados da pele da face, como renovação celular, combate ao fotoenvelhecimento, cicatrização, redensificação, uniformização, redução de manchas e muitos outros benefícios.

A Raavi Dermocosméticos, por exemplo, oferece o Creme Firmador com colágeno vegetal, coenzima Q10 e vitamina C, três ingredientes consagrados para o rosto que atuam na melhoria da firmeza da pele e possui alta ação antioxidante.

“O colágeno vegetal, derivado de fontes como a acácia, é um elixir para a pele. Ele fornece hidratação de alto impacto, nutrindo a pele em um nível celular. Este componente age como uma esponja, retendo a umidade e proporcionando uma sensação de maciez, firmeza e elasticidade. É como se ele construísse uma matriz estrutural que ajuda a pele a resistir ao envelhecimento”, afirma Gláucia Rotta, head de marketing, destacando que a coenzima Q10 protege a pele contra o estresse oxidativo e a vitamina C é um antioxidante poderoso e estimula a produção de colágeno, ajudando a manter a pele firme.

“Percebemos um movimento forte em tratamentos e produtos nichados, específicos para necessidades pontuais”, conta Gláucia. A Raavi também  oferece produtos para a peles negras, para pessoas que são portadoras de Diabetes, e para as necessitam de um produto com potencial maior de hidratação e hipolergênico. “Para nós, o consumidor está cada vez mais buscando produtos únicos que converse com ele e é isto que a Raavi faz”.

Áreas específicas

A Monange, marca do Grupo Coty no Brasil, ampliou seu portfólio com novo hidratante corporal Monange Áreas Específicas. A novidade tem como objetivo promover hidratação de áreas do corpo que são mais ressecadas e possuem particularidades, como ausência de pelos ou glândulas sebáceas. Disponível em duas versões, com óleo de abacate ou de macadâmia, os produtos prometem 48h de hidratação e boost de vitamina E.

“O lançamento inaugura um novo momento para Monange, que estreia a categoria de cosméticos para áreas específicas, dando mais um passo na jornada de funcionalidade da marca e estabelecendo um novo e importante pilar em seu portfólio de cuidados corporais”, afirma Regiane Bueno, vice-presidente de marketing da Coty no Brasil.

Hidratação e nutrição

A Bio-Oil, marca licenciada e distribuída pelo Grupo Boticário, conta em seu portfólio com a Loção Hidratante Corporal Bio-Oil, conta com ingredientes hidratantes, como o ácido hialurônico e a  ureia, e ingredientes nutritivos, como extratos de óleo de jojoba, óleo de rosa mosqueta, ceramidas e vitamina E, que, juntos, criam uma barreira que evita a desidratação natural da pele, além de nutri-la e repará-la.

Recuperação celular

A Eucerin, marca de dermocosméticos do grupo Beiersdorf, apresentou um produto corporal indicado para peles normais à secas, que promove proteção e hidratação, devolvendo a umidade necessária à pele. O novo pH5 Gel Creme de Eucerin, que conta com 97% de ingredientes de origem natural, proporciona hidratação por até 24 horas.  A fórmula possui pH equilibrado e Dexpantenol, que oferece recuperação celular através da hidratação e reforço da barreira cutânea da pele em sinergia com óleo de semente de girassol e manteiga de karité. O produto ainda possui uma textura 0% gordurosa ou pegajosa e 100% confortável, sendo 97% dos ingredientes de origem natural.

A marca Apele Aiocosméticos lançou o creme para o corpo Skin Food Colágeno vegetal, com o apelo de fornecer alimentação para a pele. Com fórmula rica em colágeno vegetal proporciona nutrição intensa, maior firmeza e proteção para a derme. Minimiza os danos causados ​​pela ação do vento, calor e sol. É ideal para peles com estrias, por conter um alto poder regenerativo e restaurador. A formulação também traz extrato de calêndula, extrato de urucum e óleo vegetal de amêndoa doce.

Ingredientes poderosos

Para apoiar as marcas que querem investir em inovação em matérias-primas e formulações para body care, o Cosmetic Innovation reuniu análises, projeções e indicações de ingredientes de especialistas dos importantes fornecedores de especialidades químicas.

Mariana Yamamoto, gerente de produto e marketing de cuidados da pele da Chemyunion

Mariana Yamamoto, gerente de produto e marketing de cuidados da pele da Chemyunion, observa que marcas de banho e corpo estão ganhando destaque com produtos eficazes e sustentáveis, impulsionando um mercado global projetado para atingir US$ 20,5 bilhões em 2023, segundo a Euromonitor. “A pandemia aumentou o autocuidado, e a ênfase na eficácia e na sustentabilidade está moldando novos hábitos de consumo, incentivando os usuários a dar à saúde do corpo a mesma importância dada ao rosto e à mente”.

Dentro desse contexto, um ativo que vem ganhando notoriedade entre marcas nacionais e internacionais focadas em cuidados com o corpo, de acordo com Mariana, é o ExfoBio da Chemyunion. “Composto por carboidratos e alfa-hidroxiácidos provenientes de frutas tropicais, como cajá, manga e banana, o ExfoBio estimula a renovação celular para revelar uma pele mais firme, luminosa e macia, proporcionando o tão desejado efeito ‘glow’ para a pele corporal.

A executiva da Chemyunion explica que o ExfoBio promove uma esfoliação biológica suave, auxiliando na remoção das células superficiais do estrato córneo, ao mesmo tempo em que fortalece a adesão das células nas camadas mais profundas da epiderme. Além disso, o ativo estimula o fortalecimento da matriz extracelular.

Estudo ex-vivo demonstrou que, comparado ao placebo, o ExfoBio foi capaz de aumentar em 16% a presença da proteína Ki-67, que está estritamente associada ao ciclo celular, sendo um importante biomarcador de proliferação celular e renovação da pele (veja na imagem abaixo).

Regeneração das células

A pele corporal sofre diversos danos devido à sua alta exposição aos estressores extrínsecos, como radiação UV, poluição e atritos físicos. “No conceito de body skinification, os cuidados comumente voltados para o tratamento facial são utilizados no corpo e os ativos mais aceitos são os clássicos, também considerados ingredientes heróis”, observa Ana Freire, coordenadora de novos negócios da Barentz no Brasil, lembrando que os  ingredientes heróis são aqueles com benefícios já conhecidos pelo consumidor e que trazem um cuidado completo, tratando e suprindo mais de uma necessidade da pele.

Ana Freire, coordenadora de novos negócios da Barentz no Brasil

Com um portfólio repleto de ativos, a Barentz no Brasil destaca o Juneo™, trans-resveratrol com 99% de pureza e obtido por processo de fermentação. “Trata-se de ativo clássico que confere ação anti-aging completa para o corpo, atendendo às novas necessidades de body care”, afirma Ana.

Segundo Ana, os estudos realizados com o Juneo™ demonstram que sua ação vai além do combate aos radicais livres, já que também previne a disfunção celular, regenera as células cutâneas e recupera as fibras de colágeno após danos, redensificando a pele e diminuindo flacidez, além de diminuir a pigmentação das manchas do corpo.

Para combater o fotoenvelhecimento, um dos principais causadores de flacidez, rugas e manchas na pele, a Barentz no Brasil oferece o Bioecto™, ectoína obtida por biotecnologia patenteada que previne e trata os danos da pele causados pela luz UV, azul e visível, além de proteger o DNA e outros componentes celulares contra radicais livres. “A ectoína tem uma alta atração por moléculas de água, formando um escudo protetor ao redor do DNA e outros componentes celulares”, explica Ana Freire. “É o ativo ideal para combater o fotoenvelhecimento do corpo”.

‘Harmonização corporal’

“Prepare-se para a demanda do ‘corpo de milhões’, tendência estética do ‘falso esforço’, que vem ecoando dos cuidados com a pele da face para ser aplicada ao corpo”, avisa Thiago Duccini, gerente de marketing na Croda, que prevê que as pessoas buscarão cada vez mais a “harmonização corporal”, realizada em centros estéticos ou seus efeitos em casa.

Thiago Duccini, gerente de marketing na Croda

Reforçando a tendência, Duccini cita que, só nos EUA, estima-se alcançar US$ 462,7 milhões em vendas com a demanda por produtos que promovam firmeza e que se propõem a “esculpir” ou até mesmo “acidificar” o corpo. Alinhada com este movimento, a Croda apresenta dois caminhos por meio dos ativos Bodyfit™ e Regestril™.

Duccini explica que o Bodyfit™ é um ativo que reduz visivelmente a aparência da celulite, além de contribuir para uma melhoria na drenagem e distribuição de água por todo o tecido, restaurando a firmeza da pele.

“Os resultados in vivo de Bodyfit™ são impressionantes”, diz o gerente da Croda, destacando a redução de 17% na deposição de gordura, podendo chegar a – 43%, e sua ação “drenante”, que libera a água retida pelos depósitos de gordura em 7,5%, além de melhora na firmeza da região da coxa, com diminuição imediata de 12% na extensibilidade da pele e de até 19% na resistência viscoelástica.

Já o Regestril™, de acordo com Duccini, é um ativo que previne e reduz as estrias, retardando a degradação e promovendo a regeneração da matriz extracelular. Resultados mostram uma diminuição de até 72% da profundidade das estrias em 56 dias.

“Associações de Bodyfit™ com Regestril™ traz extensivos tratamentos em clínicas de estética em casa, sem dor, de maneira mais conveniente e com resultados satisfatórios”, afirma Duccini.

Reversão de danos

“De uma palmeira muito resistente da Amazônia, obtém-se um fruto valioso, rico em macro e micronutrientes, ácidos graxos essenciais, além de importantes bioativos funcionais, como carotenos e compostos fenólicos”.  Assim Rafaella Tomazini Candido, coordenadora de marketing técnico do Grupo Citróleo, descreve o tucumã, a partir do qual é extraído o bioativo HYALURONIC TUCUMA PRO.

Rafaella Tomazini Candido, coordenadora de marketing técnico do Grupo Citróleo

Produzido pela  CitroBio, empresa do Grupo Citróleo localizada  no estado do Pará, o HYALURONIC TUCUMA PRO é obtido de forma sustentável  da polpa do fruto tropical de cor quente e intensa. Segundo Rafaella, além de maximizar a resposta da síntese do ácido hialurônico em fibroblastos expostos à radiação UV em 44%, o bioativo protege a atividade celular na produção do glicosaminoglicano em 88%. (veja gráfico).

“Esses resultados demonstram não só o fortalecimento das defesas naturais do organismo contra os efeitos da radiação ultravioleta, como também a reversão de alguns danos, como envelhecimento celular”, ressalta Rafaella.

As aplicações do HYALURONIC TUCUMA PRO, de acordo com Rafaella, incluem produtos de cuidados faciais para marcas de expressão, proteção solar, peles maduras e secas, como para formulações corporais para revitalização e cicatrização em todos os tipos de pele. “HYALURONIC TUCUMA PRO proporciona um sensorial relaxante e delicado, com poder de hidratação profunda para uma pele com aparência mais saudável e com menos sinais”.

Limpeza suave

Para Vanessa Arruda, gerente técnica de HPC da IMCD, em produtos de cuidados com o corpo, a fragrância, atenção com pele sensível e inovações ecológicas são fatores importantes na hora da compra. “Os consumidores brasileiros também buscam formulações de rápida absorção e hidratação prolongada, mas as loções hidratantes não são a única maneira de cuidar da pele do corpo”.

Vanessa Arruda, gerente técnica de HPC da IMCD

Para se iniciar a rotina de cuidados corporais, Vanessa lembra que o primeiro passo é a limpeza com formulações suaves, que não agridem a pele sensível. “Para isso, cada vez mais tensoativos não irritantes para a pele são usados, o que também chamam a atenção do consumidor por serem sem sulfatos”.

A gerente da IMCD destaca que os tensoativos tauratos são extremamente suaves e recomendados para uso em produtos para pele sensível e formulações infantis. Além disso, apresentam excelente espuma em presença de óleos, o que os tornam muito indicados para peles acneicas ou para formulações com alto conteúdo de óleos. Espumação rica e densa também é um atributo desses tensoativos.

A Innospec, representada da IMCD, recentemente ampliou seu portfólio de tensoativos sem sulfato com o lançamento do Luxuriact® (INCI: Sodium Methyl Cocoyl Taurate), um tensoativo taurato pronto para uso, que possui 28% de ativos e 80% de naturalidade.

O Luxuriact®, segundo Vanessa, foi desenvolvido para atender a necessidade de ingredientes suaves, eficazes e fáceis de usar. “Os aspectos técnicos do Luxuriact® são únicos e revolucionários, como líquido límpido e fluido à temperatura ambiente e processável a frio, permitindo a redução do tempo de processamento durante a fabricação”.

Vanessa acrescenta que o Luxuriact® vem completar a linha de tauratos da Innospec, que já conta com o Pureact WS Conc., já bem conhecido no mercado por ser suave e apresentar densa e rica espumação.

Complexo biomineral

Para Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia, embora para grande parte dos consumidores os produtos para cuidados com o corpo fiquem em segundo plano em relação aos faciais e capilares, muitas pessoas atualmente tratam do corpo como cuidam de seu rosto e estão dispostos a investir mais esforço e dinheiro para isso.

Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia

“Na busca pela saúde e bem-estar do corpo, os ingredientes também estão se tornando um fator importante, principalmente os de origem natural”, avalia Ana Paula, observando que as marcas estão desenvolvendo produtos corporais para funcionar de forma semelhante aos produtos faciais favoritos dos consumidores.

Ana Paula pontua que, nos cuidados corporais, um dos claims mais importantes é a hidratação, lembrando que a pele seca é um tipo de pele e a desidratação é uma condição. “A chave lidar com a pele seca e o ressecamento são substâncias de alta afinidade com moléculas de água para promover retenção de água e hidratação da pele”.

Para uma hidratação de curto e longo prazo, o Grupo Solabia oferece o NALIDONE®, um complexo biomineral composto por sódio e L-PCA, sendo um hidratante fisiológico de referência por devolver um ótimo nível de hidratação ao estrato córneo. Ana Paula ressalta que os minerais são cruciais para cabelo e pele, pois mantêm o equilíbrio das células da pele. Já o sódio é um importante transportador biológico e osmorregulador intracelular. “Graças às suas propriedades hidratantes imediatas e duradouras, o NALIDONE® fornece proteção, integridade, conforto e o tão desejado bem-estar para a pele”.

Na tendência de “skinificação” de cuidados corporais, Ana Paula indica também o FUCOGEL®, ativo multifuncional e best seller mundial, que promove hidratação de longo prazo com ação calmante imediata, reestruturando a pele e promovendo a sensação de bem-estar, o que é muito valorizado em produtos corporais multifuncionais com eficácia comprovada.

Mais firmeza, menos gordura

Amanda Braga, gerente de marketing da Merck, reforça que os consumidores estão prestando mais atenção aos ingredientes dos produtos corporais do que há algum tempo, o que também atrai a atenção da indústria para a oportunidade de reformular seus produtos de cuidados pessoais.

Amanda Braga, gerente de marketing da Merck

“Uma nova geração de produtos requer uma nova geração de ingredientes e um mindset inovador, pautado na sustentabilidade e na diversidade da população. Por isso a Merck ressalta um ingrediente que ajuda a combater a flacidez da pele, aumenta a firmeza e é um aliado a reduzir celulites”, afirma Amanda, para apresentar o RonaCare® Poppy SE.

Para uma pele mais firme e uniforme, resultado confirmado por estudo de eficácia cosmética, o RonaCare® Poppy SE, segundo Amanda, atua de duas formas:  inibe a lipogênese, que é o acúmulo de gordura no tecido conjuntivo da pele, e simultaneamente ativa a lipólise (quebra da gordura), aumentando a liberação de ácidos graxos livres.

O RonaCare® Poppy SE possui todos os selos importantes relacionados à sustentabilidade, como CosMos, NaTrue e EcoCert.  “Ele traz a potência das sementes da papoula, tão ancestrais e simbólicas em diversas culturas”, destaca Amanda, acrescentando que o cultivo é feito na França seguindo os princípios de agricultura sustentável. Após a colheita, as sementes são limpas e moídas. A extração hidroalcóolica suave, que preserva os componentes bioativos da planta, é realizada em várias etapas, em um processo de alta tecnologia não corrosivo, não inflamável e não toxico.

“Todo esse processo resulta em uma composição única e de alta qualidade”, garante Amanda. O extrato obtido é misturado com tocoferol e triglicerídeo caprílico/cáprico para facilitar manuseio na formulação. “Certamente esse ingrediente pode surpreender os consumidores e auxiliar os formuladores a elaborarem novos produtos para a categoria de bodycare”.

Ativação do receptor canabinoide

Andrea Laginestra, gerente de marketing Latam da Ashland, indica o CB2-Skin™ biofuncional, um extrato de patchouli patenteado, que dá suporte ao sistema endocanabinoide da pele por meio da ativação do receptor de canabinóide 2 (CB2).

Andrea Laginestra, gerente de marketing Latam da Ashland

“Por atuar nos receptores canabinoide CB2, que dá suporte ao sistema endocanabinoide da pele, comprovamos que o CB2-Skin™ tem efeito calmante, aumenta o conforto da pele e ainda estimula a produção de colágeno, benefícios que são desejados para produtos faciais e corporais, sendo um bom exemplo de produto multifuncional”, explica Andrea.

A gerente da Ashland destaca ainda que o CB2-Skin™, ajuda a equilibrar as defesas imunes, além de potencializar e reparar a barreira da pele após estresse, ajudando a atenuar os sinais de irritação, como vermelhidão e ardência.

Em testes ex vivo, o ativo aumentou visivelmente a beta-endorfina Já os estudos clínicos com aplicação de um creme contendo 1% de CB2-Skin™, aumentou visivelmente o conforto da pele, além de reduzir rugas e levantar o contorno dermal.  “O melhor equilíbrio da pele, consequentemente, resulta em uma aparência mais saudável e mais jovem”, afirma Andrea.

Simplicidade sofisticada

A Mintel anunciou no início de outubro as três principais tendências que impactarão a indústria global de beleza e cuidados pessoais em 2024. Entre elas, a “Simplicidade Sofisticada”, que prevê que a indústria da beleza experimentará uma mudança de paradigma à medida que os consumidores exigirem produtos eficazes e de alta qualidade, reflete bem o caminho que os fabricantes de produtos de cuidados com o corpo devem seguir.

Sarah Jindal, diretora sênior de pesquisa de beleza, cuidados pessoais e cuidados domésticos para as Américas da Mintel

“Os consumidores procuram cada vez mais produtos que priorizem a eficácia e a funcionalidade em detrimento de embalagens extravagantes e campanhas de marketing chamativas”, avalia Sarah Jindal, diretora sênior de pesquisa de beleza, cuidados pessoais e cuidados domésticos para as Américas.

Os consumidores, segundo Sarah, buscam por transparência e justificativas para os preços premium. Com isso, pesquisas, estudos clínicos ou certificações ganharão credibilidade e confiança.

“Marcas que se concentram na inovação, expansão e práticas ecologicamente conscientes estão preparadas para alcançar o crescimento. Espere ver as empresas investindo em formulações avançadas, ingredientes e tecnologias de ponta para soluções direcionadas”.

 

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