Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia Destaque Empresas & NegóciosCiência avança para elevar funcionalidade e sustentabilidade dos produtos de hair care

Ciência avança para elevar funcionalidade e sustentabilidade dos produtos de hair care

  • Written by:

Tecnologia disruptiva dos fitopeptídeos cosméticos já disputa em pé de igualdade com fármacos consagrados até no tratamento da queda capilar

Por Estela Mendonça

O planeta quase parou por conta da Covid-19, mas as transformações nas demandas dos consumidores de produtos de higiene e beleza, ao contrário, tornaram-se ainda mais evidenciadas e, em muitos casos, aceleradas pela pandemia.

Em outubro do ano passado, a Euromonitor afirmou que a pandemia de Covid-19 está acelerando grande parte das tendências em higiene e beleza que vinham ascendendo na última década, com os princípios básicos de saúde e prevenção de doenças atingindo prioridade central. “Os consumidores buscarão marcas ou produtos com forte alinhamento com saúde, segurança, imunidade, terapêutica e uma associação com o bem-estar geral”, diz o estudo, que também prevê que a sustentabilidade evoluirá em importância para os players de beleza. “Espera-se que as marcas exibam maior transparência em toda a sua cadeia de suprimentos, pois os consumidores priorizam credenciais como segurança, transparência e fornecimento ético”.

A Mintel também vem realizando uma extensa pesquisa global com consumidores desde o surgimento da Covid-19 para entender os impactos imediatos e duradouros em beleza e higiene e estilos de vida. Em sua avaliação, a exploração da ciência versus natureza assume maior relevância à medida que crescem as demandas por recuperação ambiental. Os consumidores esperam cada vez mais que as marcas protejam sua saúde e a do planeta. “A confiança na ciência aumentou e veremos marcas, fortalecidas por essa nova aceitação, trabalharem com ingredientes cultivados em laboratório, revolucionando funcionalidades e reduzindo o impacto ambiental”, prevê.

Claims de skincare

No que se refere especificamente ao mercado de hair care, a Factor-Kline reforça que os claims de skincare estão cada vez mais influenciando a categoria. Com foco no couro cabeludo, os últimos lançamentos têm destacado benefícios inéditos ou raros há dez anos, como ação no microbioma, renovação celular, barreira protetora, estimulo ao crescimento, ação antipoluição e novas formas de tratamento da caspa e da queda capilar.

Com vendas que alcançaram R$ 23,175 bilhões em 2020, registrando um crescimento em comparação com o ano anterior, mais do que replicadoras de tendências, as marcas brasileiras de hair care, que competem no quarto maior mercado consumidor global de produtos para cabelos –  atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão – devem também estar na dianteira dessas tendências e demandas.

A maior oferta de ingredientes altamente eficazes e alinhados com as tendências do mercado cosmético, que atualmente prioriza ingredientes naturais, sustentáveis e em sintonia com conceitos como clean beauty e blue beauty, tem facilitado a jornada de formuladores e profissionais de marketing em desenvolver e emplacar produtos com benefícios comprovados e aceitos pelos consumidores.

Fitopeptídeos de células-tronco

Um ingrediente que ilustra bem esse novo e animador cenário é o Capilia LongaTM, um ativo que contém frações fitopeptídicas obtidas de células-tronco do rizoma da cúrcuma, por meio de um processo biotecnológico exclusivo e patenteado pela empresa espanhola Vytrus, que no Brasil tem parceria  de distribuição com a Galena. “A Vytrus possui expertise na obtenção de biomoléculas a partir de células-tronco vegetais, tendo processos biotecnológicos exclusivos que permitem explorar fitocomponentes que não são possíveis de se obter através de extratos comuns”, destaca Gabriel Diogo, farmacêutico do Departamento Técnico da Galena.

O Capilia LongaTM, uma alternativa natural ao fármaco sintético Minoxidil, segundo Gabriel, combina a ação sinérgica de fitopeptídeos, fatores de crescimento vegetais e fatores de transcrição com um blend de  diversas vitaminas e nutrientes, que auxiliam na redução da queda capilar e estimulam o crescimento de novos fios, de acordo com os estudos de eficácia.

Gabriel Diogo, farmacêutico do Departamento Técnico da Galena

“Seu grande diferencial é o mecanismo de ação, que não atua por vias hormonais, mas diretamente na modulação dos genes responsáveis pela redução da queda e estimulo do crescimento capilar”, afirma Gabriel, explicando que o Capilia LongaTM  aumenta da produção dos fatores de crescimento endógenos, como o IGF-1, estimulando a proliferação das células progenitoras no bulbo capilar e a reativação do crescimento do fio. Estudos in vitro em cultura de células de papila dermal, em comparação com a ação do Minoxidil em diferentes concentrações, demonstraram sua atividade proliferativa e de estímulo ao IGF-1.

Eficácia comprovada

Sua eficácia também foi avaliada em estudos clínicos, com painel de homens e mulheres com diferentes tipos de alopecia, não apenas a androgenética. A aplicação de loção contendo 1% de Capilia Longa por 40 voluntários, durante o período de 150 dias, demonstrou promover até 89% de redução da queda capilar, até 52% de aumento da densidade capilar e mais 13.500 novos fios. Além disso, 85% dos voluntários observaram a formação de novos fios capilares e 95% relataram a redução da queda capilar.

Estudo clínico demonstrou até 52% de aumento da densidade capilar e mais 13.500 novos fios

Além de uma opção ao Minoxidil, o Capilia LongaTM  se destaca por ser altamente sustentável, chegando a economizar até 99,98% de água no processo.  “Para se ter uma ideia, para  produzir 4 toneladas de extratos comuns de cúrcuma, são necessários 10.000m2 de terra, 48.000 plantas e cerca de 10.400 litros de água por quilo de extrato. Por meio da tecnologia de uso de células tronco, utilizam-se apenas 100m2 (tamanho do laboratório utilizado pela Vytrus), sem a utilização de plantas, já que o cultivo é de células-tronco”, diz Gabriel.

Por dentro da tecnologia

Os tecidos vegetais contêm altas concentrações de células totipotentes, conhecidas como células-tronco vegetais. O farmacêutico explica que essas células específicas são altamente funcionais e possuem grande atividade proliferativa, tendo como função principal a reparação tecidual. Uma planta pode ser regenerada, por exemplo, a partir de uma única célula-tronco, desde que exposta a condições ideais. Essas células podem ser encontradas na raiz, interior do caule, folhas e nos brotos, sendo que os fitocompostos presentes em cada parte da planta diferenciam-se de acordo com a estrutura em que se encontram. “O fitocomplexo das células-tronco vegetais é único e, quando comparado a outros fitocomplexos presentes em variadas células da mesma planta, possuem compostos ativos diferenciados e em concentrações muito mais elevadas”, destaca.

Ciente desse potencial, a Vytrus, com sua expertise em culturas celulares vegetais e biotecnologia, desenvolveu o processo biotecnológico Plant Cell Biofactor para obtenção de ativos naturais concentrados de alta eficácia a partir de células-tronco vegetais, muitas vezes não obtidos em processos comuns. “Utilizando as células-tronco vegetais obtém-se não apenas ativos de ponta, mas também ingredientes sustentáveis que não exigem recursos naturais extremos nem geram impactos ambientais, podendo ser utilizadas até mesmo plantas em extinção”, garante Gabriel.  A tecnologia consiste em quatro passos iniciais para liberar o poder máximo das plantas (veja abaixo).

A técnica utilizada para a obtenção do Capilia LongaTM  é a de Controle de Fator de Crescimento, pela qual a atividade proliferativa das células-tronco é estimulada, obtendo-se maior concentração de biomassa. Nessa fase, segundo o especialista da Galena, as células-tronco liberam para o meio extracelular altas concentrações de fitopeptídeos, incluindo fatores de crescimento vegetais altamente funcionais para a pele e cabelos. O meio de cultura é, então, filtrado e o conteúdo secretado pelas células é purificado para a obtenção dos ativos, conforme a ilustração abaixo.

Técnica para extração do Capilia LongaTM

Ativos premiados

A Vytrus tem se destacado no mercado de ingredientes cosméticos inovadores e sustentáveis, tanto que ganhou o prêmio Ouro da In-cosmetics nos dois últimos anos, como em 2019 com o OleaVitaeTM, ativo que contém frações fito-lipídicas, outra tecnologia inovadora da empresa.

A Galena atua há 34 anos como fornecedora de ingredientes para os mercados farmacêutico, cosmético e alimentício, com principal foco a busca por inovações que tenham alto potencial para inserção no mercado brasileiro. Esse histórico de trabalho permitiu que ao longo dos anos fossem construídas inúmeras parcerias internacionais, como a estabelecida com a Vytrus. Para Gabriel, o grande diferencial dessa parceria é ter ativos com grande robustez na comprovação de eficácia.

A Vytrus realiza testes in vitro, ex vivo e in vivo com protocolos criteriosos e metodologias de última geração. Como complemento, resultados qualitativos e subjetivos também são coletados para o entendimento da percepção dos consumidores. “Analisando todos esses dados, podemos perceber o quanto importante é ter acesso a essa classe de ativos para o desenvolvimento de produtos com alta eficácia, elevando o nível dos cosméticos produzidos no país”, completa.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company