Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosColaboradores do centro de pesquisa & inovação da L’Oréal Brasil criam programa interno de educação em cosmética

Colaboradores do centro de pesquisa & inovação da L’Oréal Brasil criam programa interno de educação em cosmética

  • Written by:

Objetivo é desenvolver competência técnica da equipe com modelo de gestão inspirado nas startups

Um grupo de cientistas do Centro de Pesquisa & Inovação da L’Oréal Brasil criou o Science Behind Innovation, programa interno com foco em desenvolver o conhecimento técnico-científico dos colaboradores, seguindo o modelo de gestão e os conceitos inspirados em startups de sucesso, entre eles, empreendedorismo interno, gestão colaborativa e agilidade.

“Nós queríamos nos tornar detentores de nossa expertise, difundir a informação técnica cosmética e, ao mesmo tempo, sermos ágeis em atender os desafios, e poder contribuir para a inovação de produtos da L´Oréal! ”, explica Bruna Salomão, uma das fundadoras do SBI.

Após a fase inicial do programa e algumas ações executadas, o grupo percebeu a necessidade de aprimorar o treinamento e incluir elementos que trazem mais valor à iniciativa e ao negócio, como estabelecer com mais clareza as necessidades das equipes e os temas de formação; ter mais insights onde se manter atualizado constantemente; entender a oferta do mercado sobre formação cosmética e capitalizar o conhecimento disponível.

As etapas de construção do SBI foram distribuídas em um período de 5 meses, para estabelecer a missão e, inspirado nas startups, mapear os sponsors e a fonte de investimento. A partir de uma rápida estruturação, o SBI organizou sua primeira rodada em modelo misto de treinamento e consultoria de projeto, com a vinda de uma expert em físico-química ao Brasil, OdileAubrun.

Esse modelo gerou uma repercussão positiva, já que ajudou a trazer conhecimento teórico, seguido de experiência no laboratório com projetos, trouxe visibilidade aos cientistas do Centro de Pesquisa & Inovação com a visita de uma expert internacional, além de um investimento inicial de 20 mil reais da área de RH.

Com uma estrutura composta pelas áreas de Desenvolvimento de Negócios, Comunicação, Produtos & Serviços e membros autônomos, o programa acelerou e as ações de desenvolvimento envolvendo treinamentos, consultorias e palestras, passaram a ser mensais.  O segundo ano do SBI fechou com 15 ações e salas lotadas.

Atualmente os serviços e produtos do SBI se baseiam em três pilares correspondentes ao nível dos treinamentos, que variam entre o mais básico aos mais inovadores. No Science Behind Innovation, a curadoria dos treinamentos é feita on-demand e o desenho dos treinamentos também vai de acordo entre o tipo de conhecimento requerido e o expert que ministra a sessão. Alguns treinamentos solicitados podem ser dados por expert locais, como professores de universidade, por experts de fornecedores da L’Oréal e especialistas internacionais.

“O melhor é que essa é uma iniciativa da equipe do laboratório, fazendo com que as pessoas não enxerguem esses treinamentos como uma ordem, e sim como um comum acordo de necessidade entre os analistas. Os insights instantâneos durante os treinamentos são a maior prova de retorno de investimento”, conta Maria Clara Nucci, que participou dos treinamentos da SBI.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company