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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.InternacionalComo a beleza está combatendo a pobreza dos cuidados pessoais

Como a beleza está combatendo a pobreza dos cuidados pessoais

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A higiene pessoal é algo em que a maioria das pessoas não pensa duas vezes. A maioria nunca questiona sua rotina de uma ducha ou banho diário e de escovar os dentes, entre outras práticas.

No entanto, a crise do custo de vida continua a fazer com que os consumidores apertem os cintos, com as taxas de inflação no Reino Unido em dramáticos 10,1%, seguidas de perto por 6% nos EUA. Muitos estão sendo forçados a abandonar suas rotinas de cuidados pessoais, racionando seu dinheiro para itens essenciais, como comida e água. Como resultado, 48% dos consumidores planejam diminuir seus gastos especificamente com itens de beleza.

O governo do Reino Unido descreve a higiene pessoal como um direito humano fundamental, definido como “o direito de todos a um padrão de vida adequado para si e sua família”. Apesar disso, em 2020, o UNICEF informou que 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo carecem de serviços básicos de higiene em casa e 648 milhões de pessoas em todo o mundo vivem na pobreza, o que certamente só aumentou devido ao aumento do custo de vida nos últimos anos.

“A pobreza higiênica pode ser vergonhosa, humilhante e excludente e pode resultar em isolamento social e de interação”, afirma The Hygiene Bank.

Várias marcas e organizações estão trabalhando para ajudar aqueles que enfrentam problemas de cuidados pessoais a recuperar sua independência, tornando as instalações e produtos de higiene mais acessíveis. No Reino Unido, a Tesco, maior varejista de supermercados da Grã-Bretanha, fez parceria com a Unilever e a In Kind Direct, uma instituição de caridade focada na distribuição de produtos de consumo para ajudar as famílias a combater a pobreza de higiene. A iniciativa viu as empresas de bens de consumo doarem itens de nomes populares, incluindo Dove, Radox, TRESemmé e Simple, para cada dois compradores selecionados de produtos de higiene pessoal comprados. Esta foi a segunda fase da colaboração da marca, com a iniciativa de 2021 vendo mais de 400.000 produtos doados que apoiaram mais de 1.391 instituições de caridade.

“Após o impacto de nossa primeira campanha de higiene contra a pobreza em parceria com a Tesco e a In Kind Direct no ano passado, é ótimo já ter lançado nossa segunda campanha e compartilhar nosso compromisso de trabalhar juntos nos próximos anos para responder à crescente questão da higiene e apoiar aqueles que são mais vulneráveis”, diz Chris Barron, gerente geral de cuidados pessoais da Unilever. O chefe de campanhas de saúde da Tesco, Oonagh Turnball, acrescentou: “Na Tesco, apoiar as comunidades que atendemos é fundamental para o nosso propósito e agora, mais do que nunca, é importante trabalharmos em estreita colaboração com instituições de caridade e nossos parceiros de fornecimento para ajudar a criar uma verdadeira diferença para as pessoas que mais precisam.”

A Tesco não é o único supermercado que defendeu um melhor acesso a produtos de autocuidado. O Lidl, nativo da Alemanha, também contribuiu para a causa. A campanha Good to Give do Lidl atribui rótulos específicos a 10 itens essenciais de higiene pessoal e higiene, incluindo tampões, creme dental e fraldas, que os clientes podem comprar e doar diretamente para instituições de caridade, deixando-os em pontos de doação localizados nos caixas. O supermercado apresentou a iniciativa em colaboração com a plataforma de doações Neighborly em 2022 para ajudar a diversificar as doações de bancos de alimentos em toda a Grã-Bretanha. O supermercado relatou um aumento na demanda por produtos sanitários durante a pesquisa para a iniciativa e, como resultado, prometeu £ 50.000 em doações para organizações locais da rede Neighborly.

“Com a crise do custo de vida continuando a pressionar as comunidades locais, queremos ir além do nosso compromisso de tornar a boa comida acessível a todos, analisando outros tipos de apoio que podemos oferecer”, disse Mark Newbold, gerente sênior de RSC da Lidl GB. “A pobreza higiênica é a realidade diária de mais de 3,2 milhões de adultos neste país, e nossos parceiros de caridade que trabalham dia após dia com os necessitados nos disseram que o problema está crescendo. Esperamos que, ao fornecer subsídios e incentivar nossos clientes a doarem de maneira um pouco diferente, possamos obter mais desses produtos básicos, mas vitais, para mais instituições de caridade locais.”

Do outro lado da lagoa, 500 milhões de americanos não têm acesso a instalações de higiene e produtos menstruais essenciais. As iniciativas para ajudar a resolver o problema foram além de marcas e supermercados, com vários outros envolvidos. Na American University em Washington, DC, mais de 330 dispensadores de produtos menstruais seguros foram instalados em banheiros femininos e para todos os gêneros, dando acesso gratuito aos alunos, após uma série de discussões com os alunos sobre o que eles acham que mais precisam de seu campus .

Membros independentes do público também resolveram o problema por conta própria, criando programas e instituições de caridade independentes para ajudar suas comunidades. Em 2019, Kayla Davis, residente em Columbus, OH, fundou uma organização sem fins lucrativos, Step in the Right Direction, projetada para ajudar indivíduos em situação de pobreza ou sem-teto a obter acesso a itens essenciais. Desde o início, a organização sem fins lucrativos colaborou com vários parceiros, incluindo Action for Children e o Period Pantry Project. Em março, Davis iniciou a Hygiene Free Store, oferecendo produtos de higiene pessoal gratuitamente para quem precisa, sem exigência de limite de renda. Quem utiliza o serviço pode solicitar até cinco itens de higiene pessoal e material de limpeza por vez.

“Sei que pode ser muito difícil pedir ajuda, mas só quero que as pessoas saibam que estamos aqui para tentar quebrar alguns dos fardos, para que as pessoas da comunidade não precisem decidir entre alimentar a família ou comprar produtos de higiene ou de limpeza”, diz Davis. “Estamos aqui para dizer: ‘Ei, vamos tirar isso do seu prato para que você possa alimentar sua família. Você não precisa decidir entre isso, aquilo ou aquilo agora’.”

As marcas de beleza também estenderam seus braços para beneficiar aqueles que lutam. A marca amada pela Geração Z, I Am Proud, decidiu retribuir à comunidade com o lançamento de sua linha de cuidados com os cabelos, Hair Proud. A marca fez isso por meio de sua campanha A Cut Above em parceria com a instituição de caridade para jovens sem-teto StandUp For Kids, oferecendo cortes de cabelo gratuitos para crianças em situação de rua e pobreza. A campanha ocorreu depois que a marca descobriu que 69% dos 4,2 milhões de jovens americanos em situação de rua carecem de acesso a cuidados e serviços básicos de higiene.

A artista e poetisa independente Keke Babers apoiou a campanha, falando sobre sua gratidão pelo StandUp For Kids, que a ajudou quando ela passou pela situação de sem-teto em Los Angeles quando criança. “Experimentar insegurança habitacional pode dificultar a priorização de si mesmo e de seu bem-estar, mas primeiro você precisa encontrar uma sensação de estabilidade dentro de si. Embora a saúde mental seja uma prioridade máxima, há uma sensação de alegria em ter acesso a serviços que faça seu eu externo parecer vibrante também”, afirma ela.

Kelly Fields, membro do conselho do StandUp For Kids, acrescenta: “Os jovens trabalham muito para se encaixar e não parecerem sem-teto. Quanto mais tempo eles ficam na rua, mais difícil se torna. Imagine quando você finalmente quer fazer uma mudança, não ter onde limpar. Um corte de cabelo fresco e limpo é um excelente começo. É por isso que estamos orgulhosos de fazer parceria com a Hair Proud para aumentar a conscientização por meio desta campanha.”

É claro que a pobreza nos cuidados pessoais está afetando inúmeras pessoas em todo o mundo, afetando tanto sua saúde física quanto sua saúde mental. Embora várias campanhas demonstradas certamente causem impacto e aumentem a conscientização, é dever das empresas que têm a capacidade de retribuir se envolver e oferecer ajuda da maneira que puderem. Ao cooperar com instituições de caridade locais ou até mesmo iniciar iniciativas sozinhas, as marcas certamente não apenas ajudarão os necessitados, mas também se conectarão em um nível mais profundo com pessoas como a Geração Z, que desejam ver esforços de caridade ativos das marcas. Como diz o ditado popular, “um problema compartilhado é um problema dividido pela metade”.

 

 

Fonte: Beauty Matter 18.04.23

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