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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.InternacionalComo o ChatGPT pode moldar o futuro de como as marcas fazem negócios

Como o ChatGPT pode moldar o futuro de como as marcas fazem negócios

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Em primeiro lugar, este não é um artigo gerado por IA. É baseado em observações e inspiração nos testes observados no mercado. 

O ChatGPT e o AIGC (Artificial Intelligence Generated Content) invadiram o mercado, trazendo um terremoto para a indústria de tecnologia. Eles também podem moldar o futuro para marcas internacionais no mercado e desenvolver uma presença na China.

Por exemplo, o AIGC demonstrou eficiência inigualável no processamento de tarefas repetitivas, básicas, técnicas e um tanto desafiadoras que poderiam ser um substituto para um humano intermediário. No sucesso de ficção científica chinês The Wandering Earth II, a assistência de IA movida a computação quântica MOSS (550W) ajudou os humanos a construir sistemas de transporte interestelar maciços e projetos de engenharia e gerenciar todos os aspectos da sociedade humana, incluindo, mas não limitado a, economia, educação, comércio, política e muito mais. Num futuro próximo, como o AIGC poderia mudar a forma como as marcas fazem negócios no futuro?

Mecanismo de pesquisa personalizado

• O AIGC pode estimular ainda mais os desejos do consumidor por uma interação humana autêntica.

• O ChatGPT já demonstrou uma forte capacidade de pesquisa, organização e conclusão.

• Os consumidores podem usar o mecanismodeAIGC para recomendações ou inspiração mais rápidas. Isso significa que os principais resultados de pesquisa podem ser menos importantes para os clientes.

• Ao entender os fundamentos do consumidor, os mecanismos de busca do tipo ChatGPT podem aconselhar os consumidores sobre o que é bom para eles, o que pode influenciar sua decisão de adotar ou alterar serviços e produtos.

Com essas vantagens otimizadas, as marcas podem melhorar a experiência e a fidelidade de seus clientes.

Tomemos como exemplo uma das aplicações da tecnologia digital, o atendimento inteligente ao cliente — o modelo chatbot.

Para o atendimento ao cliente, o atendimento inteligente ao cliente aplicado às práticas comuns de negócios é mais sobre resolver problemas práticos, como informar o tempo de entrega, recomendações padrão da matriz de produtos, compartilhar os benefícios do produto e como aplicar o produto. No entanto, não pode iniciar uma comunicação emocional com os clientes. Quando os clientes levantam questões que não correspondem ao banco de dados predefinido dos chatbots, o chatbot os direciona a uma pessoa real para atendimento ao cliente.

É importante lembrar que os consumidores selecionam uma determinada marca não apenas por motivos práticos, mas também porque conhecem os valores da marca e os serviços que a acompanham, fatores cruciais na tomada de decisão. E essas últimas qualidades têm uma influência mais forte entre as marcas premium.

No futuro, o atendimento inteligente ao cliente pode não apenas responder às perguntas básicas dos clientes sobre qualidade do produto, logística e serviço pós-venda. Também pode dar a eles uma experiência humanizada como “meu amiguinho” para atender às necessidades dos usuários de uma maneira geral, o que as marcas buscam para aumentar a fidelidade do cliente.

Produtividade aprimorada

• OAIGC pode ajudar a aumentar a produtividade da marca, que busca oferecer melhores serviços, produtos mais competitivos e inspiração única para os consumidores.

• OAIGC pode ser um braço para seus departamentos de marketing, logística, cadeia de suprimentos, compras e inovação. Ele pode resolver problemas, aumentar a produtividade e até aconselhar no nível estratégico.

• Já estamos vendo a capacidade do AIGC de criar conteúdo massivo em questão de segundos.

Estratégias de marketing sob medida

A marca pode inferir o modelo de algoritmo de decisão do consumidor orientado por IA com base no rótulo histórico do usuário, compra, comportamento e outros dados. Também pode analisar e resumir que tipo de consumidor tem maior probabilidade de comprar produtos no futuro e ter maior valor de compra.

Com base nesses insights, a marca pode classificar os usuários e adotar diferentes estratégias de promoção de marketing de acordo com a demografia para acelerar a tomada de decisão do usuário.

A verdadeira automação do futuro será impulsionada por dados e inteligência artificial. Ou seja, os dados do usuário devem ser aplicados corretamente e legalmente – então a capacidade das ferramentas de integrar modelos de dados em cenários apropriados pode ser aproveitada para acelerar a tomada de decisões do usuário e permitir o crescimento.

Vejamos um exemplo oportuno. O Dia dos Namorados é normalmente um feriado crucial para marcas de moda e beleza na China. Posicionado logo após o Ano Novo Chinês, muitas vezes é a primeira grande campanha do ano.

Se a marca for capaz de integrar a tecnologia ChatGPT em sua estratégia de marketing do Dia dos Namorados, ela poderá descobrir e testar a plataforma mais adequada, formatos de campanha, storytelling, horário específico e outros recursos importantes para lançar a campanha para os clientes-alvo.

Os fundamentos são redefinidos

• O escopo básico do trabalho é assumido por tecnologias relacionadas ao AIGC, incluindo ferramentas do tipo ChatGPT, impulsionando a produção de conteúdo.

• As marcas precisam avançar ainda mais em conteúdo, design e criatividade para superar seus concorrentes.

• Qualquer coisa considerada um fator-chave de sucesso da marca, como conhecimento da marca, endosso, produtos, ingredientes e fórmulas, pode ser rapidamente substituída ou imitada pelos concorrentes.

• As marcas esperam clientes extremamente engenhosos que possam desafiar tudo relacionado a seus modelos de negócios, como tecnologia, ingredientes, benefícios e até mesmo decisões éticas.

Para ser claro, a criatividade ainda importa – o AIGC não pode substituir totalmente a criatividade humana. Embora a tecnologia ChatGPT seja sem dúvida inovadora e sem precedentes, ela ainda requer julgamento e equilíbrio humano para ser usada de maneira eficaz no marketing digital e na vida cotidiana. Entre as plataformas de mídia social chinesas, alguns experimentaram o AIGC do ChatGPT, alegando que o texto é como um acúmulo de retórica deslumbrante, mas não é vívido e atraente para o consumidor. Notavelmente, o contexto inglês é diferente do chinês, e mais treinamento é necessário se a marca usar a tecnologia para traduzir textos para o público chinês.

Bom é quando o ChatGPT pensa que é bom

Uma das preocupações que temos é como o ChatGPT e mecanismos AIGC semelhantes podem afetar a percepção do consumidor sobre um produto, serviço ou até mesmo uma marca. À medida que o AIGC se torna um consultor acessível para a comunicação diária, sem dúvida vai mudar o comportamento do consumidor em relação a tudo o que ele percebe.

“Bom não é bom até ser aprovado pelo ChatGPT.” Embora o ChatGPT tenha afirmado que é inteligência artificial, ele não possui consciência; portanto, não pode substituir as decisões ou preferências humanas. Mas o ChatGPT traz aos consumidores médios informações mais detalhadas sobre produtos e serviços que as pessoas estão usando diariamente. Durante anos, os clientes confiaram nas mídias sociais ou em seu próprio conhecimento para tomar decisões. Mas eles ficariam surpresos quando o ChatGPT oferecesse algo totalmente diferente.

O futuro não é igual

A IA pode aumentar a eficiência do marketing e da comunicação, mas não pode substituir a execução humana. Até agora, as pessoas veem o ChatGPT como um “assistente” na prática, enquanto as equipes criativas usam o ChatGPT para obter inspiração e suporte quando suas ideias são bloqueadas.

Vendo os benefícios potenciais, empresas poderosas e engenhosas com melhores recursos de computação percebem que agora podem fazer mais com IA.

A plataforma de luxo chinesa Secoo anunciou que a empresa planeja dobrar a tecnologia AICG e combinar o ChatGPT com seus negócios de luxo no futuro. Assim que este anúncio foi divulgado, as ações da Secoo subiram três dígitos em 6 de fevereiro. A mudança ocorre apenas alguns meses depois que o varejista de luxo online declarou falência duas vezes em 2022, congelando 153 milhões de ações da empresa.

Anteriormente, quando o BuzzFeed anunciou planos de usar os serviços da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, para ajudar a criar conteúdo, o preço de suas ações mais do que triplicou em dois dias de negociação (26 e 27 de janeiro). Foi o maior salto no preço das ações da empresa desde que abriu o capital via SPAC em dezembro de 2021.

Pode ser melhor para as marcas ter uma visão de longo prazo e usar esse período como uma oportunidade de marketing para aprimorar a eficiência da marca.

 

 

 

 

 

Fonte: Beauty Matter 05.03.2023

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