Como o COVID-19 acelerou a tendência das maquiagens híbridas
A pandemia de COVID-19 transformou a indústria da beleza e acelerou várias tendências de consumo existentes, como a tendência de maquiagem híbrida, que agora atingiu o apelo popular e influencia as preferências dos consumidores.
Aqui são exploradas quais são as forças motrizes por trás dessa tendência e como as marcas de beleza podem utilizá-las para o desenvolvimento de seus produtos.
Minimalismo da Pele
Vimos o ‘skinimalismo’ (ou minimalismo da pele) se acelerando como uma tendência com a pandemia. Isso pode ser explicado por duas atitudes do consumidor. Em primeiro lugar, os orçamentos cada vez menores dos consumidores e o foco em formulações “limpas” estão aumentando seu foco no essencial e promovendo rotinas de beleza reduzidas. Por exemplo, quase metade dos consumidores franceses simplificou sua rotina de beleza ao longo do tempo. Em segundo lugar, a crescente consciência ecológica promove um consumo mais consciente da beleza, com quase metade dos compradores franceses de produtos de beleza / cuidados de beleza comprando menos produtos para reduzir o impacto ambiental de sua rotina. Isso significa que os consumidores irão se focar em marcas de beleza que apresentam uma abordagem mínima para a beleza, com transparência, valor pelo dinheiro e claims verdes como foco centro de sua oferta.
Produtos híbridos estão, portanto, aproveitando essa atitude, com listas de ingredientes curtas e legíveis e valor multifuncional. Aproveitando essa tendência, a Saie Beauty oferece produtos que confundem os limites entre os cuidados com a pele e a maquiagem, com seu Liquid Lip Balm marcado como “mais do que um protetor labial, não exatamente um gloss”.
Saúde e bem estar
Tendo a saúde e o bem-estar um foco maior para os consumidores durante a pandemia de COVID-19, os consumidores estão procurando produtos que irão beneficiar sua pele e seu bem-estar. Eles querem produtos que não tenham apenas um efeito cosmético instantâneo, mas também melhorem a aparência de sua pele a longo prazo. Isso é ainda mais importante com a proeminência da beleza “limpa”; um movimento cujo foco na segurança está progressivamente mudando de uma abordagem “livre de” para um foco maior na eficiência e sustentabilidade. Vendo esta oportunidade, algumas marcas de cuidados com a pele ‘limpos’, como Typology e BYBI, desenvolveram recentemente uma linha de maquiagem focada em produtos híbridos, que complementam sua oferta de cuidados faciais.
Beleza ‘verde’
Uma mentalidade ecologicamente consciente será reforçada por novos regulamentos e políticas, como o Acordo Verde Europeu, que tornará os esforços ecológicos a norma, tanto para os consumidores quanto para as marcas. Isso apoiará a longevidade de um consumo de beleza mais consciente, livre de culpa e mais lento, focado em produtos básicos e essenciais – desafiando comportamentos de consumo excessivo.
A Opinião da Mintel
O núcleo da aceleração dos produtos de maquiagem híbridos é feito de tendências profundamente enraizadas que só foram aceleradas pela crise do COVID-19 e, portanto, agora são tendências estabelecidas que permanecerão verdadeiras após a pandemia ter diminuído. A noção de saúde e bem-estar e o movimento de beleza “limpa” agora alcançaram o apelo popular e irão impulsionar o desejo dos consumidores de usar produtos de maquiagem que tenham mais benefícios tópicos.
Fonte: Blog Mintel 03.08.2021