Como o TikTok está promovendo pequenas empresas de beleza
A capacidade do TikTok de ampliar as vendas comerciais tem sido amplamente discutida e utilizada em toda a indústria da beleza, levando a um aumento nas vendas de várias marcas, bem como na venda de produtos.
Segundo o TikTok, os clientes que compram produtos de beleza no aplicativo têm um gasto 23% maiordo que aqueles que compram em lojas tradicionais, incluindo lojas e sites de marcas. Esses clientes têm 1,8 vezes mais chances de recomendar produtos para amigos e familiares que compraram por meio da plataforma social. Nesta era digital em evolução, 89% dos consumidores atribuem suas decisões de compra de beleza a um fenômeno “TikTok me fez comprá-lo”; a ideia de que, por ter sido exibido no TikTok, deve valer o dinheiro e, se várias pessoas estão experimentando, por que todos não deveriam? Reconhecendo o poder de marketing de sua plataforma, o TikTok lançou sua estreia Small-Medium Business Beauty & Care Week, criada para promover marcas menos conhecidas para “entusiastas de beleza e cuidados pessoais que construíram uma vizinhança digital próspera para inspirar autoexpressão e confiança .”
A Small-Medium Beauty & Care Week ocorreu de 31 de julho a 4 de agosto de 2023 e destacou produtos específicos de marcas selecionadas. Estes incluíram Kinfield, uma marca de cuidados com a pele e repelente de insetos que já participou do SharkTank; Grande Cosmetics, que oferece produtos de crescimento capilar à base de soro; marca homônima do maquiador Patrick Ta; e negócios de todas as coisas tan b.tan. As marcas e seus produtos foram promovidos em vídeos criados pela popular beleza TikToker Christine Abraham, que tem impressionantes 954,1 mil seguidores e mais de 39,2 milhões de curtidas. Abraham trabalhou ao lado do TikTok para posicionar os produtos selecionados como “essenciais de verão” e criou uma série de vídeos casuais e envolventes para promover os SKUs. Estes incluíam vídeos “arrume-se comigo para um encontro” e “garotas gostosas não pegam queimaduras de sol ou picadas de mosquito”, que mostravam o autobronzeador de b.Creme Foundation. Nos primeiros três dias de postagem, os vídeos receberam 118 mil visualizações combinadas, bem como vários comentários de consumidores, confirmando que eles tinham ou planejavam comprar os produtos como resultado.
“Com #beauty alcançando mais de 16 bilhões de visualizações de hashtag e 3 milhões de postagens no ano passado, a comunidade #BeautyTok compartilha hacks e dicas de produtos, rotinas favoritas, conhecimento do setor e narrativa que atrai um público cativado pronto para experimentar novos produtos e se tornar defensores da marca. O TikTok For Business tem o prazer de anunciar a primeira semana de cuidados e beleza para pequenas e médias empresas – apresentando os produtos essenciais de que você precisa para todos os seus planos de verão de 2023. A comunidade #BeautyTok nunca para de surpreender e encantar com temas únicos de conteúdo de narrativa que estão prontos para o envolvimento das marcas. Existem temas de conteúdo ilimitados para sua marca de beleza e cuidados usar ”, afirma a postagem no blog do TikTok anunciando a ativação.
TikTok acredita que a Small-Medium Business Beauty & Care Week oferece “oportunidades infinitas para se conectar com uma comunidade apaixonada”. Juntamente com a colaboração com Abraham, o TikTok compilou uma lista de estilos de vídeo e hashtags que atualmente ganham mais força no aplicativo, estabelecendo um caminho claro para o sucesso de empresas que podem estar pensando em ingressar no aplicativo para comercializar seus produtos. Estes incluíram:
• #GRWM (123,4 bilhões de visualizações)
• Rotinas inspiradoras: #skincareroutine (55,8 bilhões de visualizações), • #haircareroutine (1,1 bilhão de visualizações), #makeuproutine (9,2 bilhões de visualizações) e #fragrancelayering (2,7 milhões de visualizações)
• Bastidores da marca: encaixote este pedido comigo/venha trabalhar comigo
• Responder a comentários, fazer duetos e costurar (responder a outras pessoas em forma de vídeo) análises de produtos e apresentar tendências gerais com os principais produtos
A semana de beleza e cuidados para pequenas e médias empresas não é a primeira vez que o TikTok cria campanhas para elevar as empresas menores. O aplicativo de transmissão de vídeo se associou anteriormente à American Express como parte de seu #ShopSmall Accelerator Program, que fornece suporte durante todo o ano aos proprietários de pequenas empresas, na esperança de gerar US$ 100 bilhões em compras de consumidores em pequenas empresas até 2025. O programa acelerador inclui uma oferta para pequenas empresas qualificadas ganharem US$ 100 em crédito de publicidade no TikTok e oferece aos proprietários de empresas acesso a ferramentas e recursos, incluindo um tutorial com dicas sobre como seus negócios podem se destacar na plataforma. A iniciativa visa aumentar os gastos do consumidor de US$ 23 bilhões relatados no Small Business Saturday, que ocorreu em 2021, tornando-se uma iniciativa durante todo o ano,
“Mais e mais pequenas empresas americanas estão recorrendo ao TikTok para nos levar para dentro de seu mundo de uma maneira divertida e autêntica e, como resultado, estão alcançando novos clientes, contratando mais funcionários e expandindo seus negócios. O impacto no mundo real é inegável, com 44% dos usuários do TikTok dizendo que descobriram algo na plataforma e imediatamente saíram para comprá-lo, de acordo com nosso estudo Global Retail Path To Purchase, Sofia Hernandez, chefe global de marketing comercial da TikTok, disse na época da as iniciativas lançadas.
Depois que a pandemia prejudicou as receitas de vários negócios, 76% dos consumidores fizeram um esforço para apoiar os pequenos negócios locais. Esse senso de comunidade e responsabilidade de dar às pequenas e médias empresas a oportunidade de crescer foi adotado pelo futuro dos consumidores, Geração Z, que aumentou seus gastos com pequenas empresas em 260% desde 2021, com muitos planejando continuar esse suporte no futuro a longo prazo. Como resultado, as principais empresas e plataformas de mídia social estão aproveitando seu poder para criar campanhas e ativações que incentivam essas marcas e fornecem as ferramentas necessárias para prosperar. Embora sempre haja espaço para grandes marcas deixarem sua marca e promoverem seus legados, por enquanto, parece que o foco da beleza é voltado para o fortalecimento de marcas menores e de nicho, apresentando-lhes uma gama de oportunidades para expandir não apenas suas vendas, mas também seus negócio como um todo.
Fonte: Beauty Matter 08.08.2023