Estudo da Lett abrangeu Beauty Box, Beleza na Web, Ikesaki, Lojas Rede e Sephora
A Lett, startup especialista em Trade Marketing Digital fez uma pesquisa com o objetivo de compreender o que os maiores e-commerces de beleza do Brasil levam em consideração na hora de posicionar os produtos nas buscas feitas pelos consumidores.
O estudo foi realizado no dia 19 de março, levando em consideração o conteúdo digital das páginas de produtos dos sites: Beauty Box, Beleza na Web, Ikesaki, Lojas Rede e Sephora.
A análise foi feita com os 10 primeiros resultados ao buscar as palavras-chave: “condicionador, perfume e shampoo” nos sites, totalizando 150 produtos. Para o estudo, foram usados os seguintes atributos: disponibilidade de estoque, título, descrição dos produtos, imagens e avaliações e comentários dos consumidores. A seguir, um resumo por atributo, dos principais insights da pesquisa.
Disponibilidade de estoque
Como item principal, a disponibilidade do produto apareceu no topo da lista sobre a análise dos produtos nos e-commerces. Esse foi o principal atributo de visibilidade apontado pela pesquisa. Isso mostra que em todas as lojas consultadas, as mercadorias fora do estoque não apareceram nas primeiras posições das buscas. Aliás, estiveram nas últimas posições de busca. Esse representa um dado que tem total relevância para o consumidor. Afinal, de que adianta ter o produto exposto no site se ele não está disponível para a compra?
Títulos
Os títulos também apresentam grande relevância para a visibilidade dos produtos no e-commerce. Se as informações não estiverem de acordo com a especificação estipulada pela marca, como o consumidor pode encontrar o produto que precisa? Porém, esse é um critério de visibilidade que têm algumas variações de acordo com a loja analisada. No e-commerce da Ikesaki, por exemplo, a média de caracteres por título é de 45, enquanto na Beauty Box, o número se manteve em 63 caracteres.
Descrição
Assim como a disponibilidade do produto, não foi encontrado, entre as primeiras posições, mercadorias sem descrição. Esse é um recurso fundamental para tirar as dúvidas dos consumidores. O recomendável é que as empresas apostem em descrições completas e que tenham pelo menos 300 palavras. Algumas marcas inclusive já apostam em vídeos e conteúdos ricos para especificar ainda mais as informações para os consumidores. Importante lembrar que no e-commerce, não há um vendedor para tirar as dúvidas do cliente, por isso a importância das descrições completas. Afinal de contas, sem informação as marcas perdem posições nos buscadores dos e-commerces e possivelmente também deixará de vender.
Imagens
A imagem de um produto no e-commerce vai além de um item ilustrativo.Não adianta nada ter produtos com várias fotos sem estarem atualizadas, otimizadas e com alta resolução, não é mesmo? Segundo os dados da pesquisa recomenda-se o uso de pelo menos três imagens por produto. O recurso irá ajudar o consumidor na decisão de compra e no ranqueamento dos e-commerces. No e-commerce da Sephora, por exemplo, todos os produtos das primeiras posições estavam com fotos. O site considera como padrão a média de três imagens por mercadoria.
Avaliações e Comentários
Por fim, as avaliações e comentários aparecem como outro critério para o aumento de visibilidade dos produtos no e-commerce brasileiro, como podemos perceber no site Beleza na Web. A pesquisa mostrou que dos 30 produtos avaliados, 2 tinham nota 4,5 e os outros 28 tinham nota 5. Com isso, a média das notas é de 4,97. O número total de avaliações é bem alto, 3.139, o que dá uma média próxima de 105 reviews por produto. Segundo dados de uma pesquisa feita pelo Opinion Box em parceria com a Lett, as avaliações são as informações mais importantes dentro da página de produto para o consumidor final influenciando nas compras de mais de 90% dos shoppers.
Para os resultados completos da pesquisa, acesse aqui.