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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia Empresas & NegóciosComo usar inteligência artificial para mapear e traduzir o mercado de produtos capilares

Como usar inteligência artificial para mapear e traduzir o mercado de produtos capilares

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O Diretor de P&D e um dos fundadores da JustForYou explica o que precisou levar em conta para consolidar a maior empresa de cosméticos personalizados para cabelo do país

O mercado de beleza se atualiza, ano a ano, com uma infinidade de produtos capilares, formulados para atender necessidades muito específicas: ruivos, crespos, alisados, raiz oleosa, pontas secas etc. Por outro lado, na contramão da criação de estoques cada vez mais robustos por empresas tradicionais, existem aquelas que já nascem com o DNA da inovação e, assim, oferecem soluções fora da caixa com muito mais assertividade para seus consumidores. É o caso da JustForYou, primeira beauty tech de cosméticos personalizados para cabelo da América Latina, que cria fórmulas sob demanda, levando em consideração as características, desejos e hábitos de cada pessoa. 

“A JustForYou nada mais é do que uma resposta para as necessidades de cada pessoa. Para começar a desenvolver fórmulas personalizadas criadas por uma inteligência artificial, utilizamos a metodologia MVP para testar soluções com um grupo controlado de 1500 mulheres em estudos que duraram um ano”, conta o Diretor de P&D e um dos fundadores da JustForYou Alex Eduardo Domingos. 

De acordo com o engenheiro químico, o MVP – ou produto mínimo viável – normalmente não é atrelado a cosméticos e costuma ser muito mais utilizado no desenvolvimento de artigos de software, arquivos de sistema e projetos de desenvolvimento para tornar todo o processo mais rápido e eficiente. “Como somos uma startup, adaptamos essa metodologia para a produção de cosméticos, começamos a criar e colocamos para testar. Com base no feedback do mercado e de acordo com as necessidades do nosso grupo, a gente foi aperfeiçoando e ensinando a inteligência artificial sobre o que levar em consideração para desenvolver uma fórmula única para cada pessoa. E assim chegamos ao nosso modelo de questionário atual, que está em constante processo de aprimoramento”. 

Fórmulas limpas

Tão importante quanto o desenvolvimento de uma inteligência artificial própria, Alex  destaca o cuidado com a escolha dos ativos – a variedade de ingredientes que será combinada para gerar fórmulas únicas e sob medida. “Os consumidores estão cada vez mais conscientes e, para atender a essa demanda, o mercado de produtos capilares têm valorizado o uso de matérias primas naturais e, principalmente, a não utilização de alguns químicos agressivos, que podem ser substituídos por alternativas mais sustentáveis”. 

Segundo o engenheiro químico, cada fórmula na JustForYou é desenvolvida com o foco em três pilares: alta performance, uso de ativos naturais e baixo risco. “Não adianta ter um produto natural, de alta performance, mas que ofereça um risco alto de causar alergias. Da mesma forma, não adianta abolir alguns componentes químicos que tem seus efeitos já conhecidos, como os sulfatos, parabenos, petrolatos e silicones, e não dar a devida atenção a outros ingredientes que muitas vezes o mercado desconhece e possui um potencial alergênico altíssimo”. 

Personalização em todas as etapas

Apontada como uma das principais tendências que prometem se destacar no mercado de produtos de beleza, saúde e bem-estar, a hiper personalização de produtos vem para oferecer soluções customizadas aos consumidores. Então, como é possível escalar um negócio que manipula fórmulas individuais?

A resposta está na automatização e integração dos processos para aumentar a eficiência global do negócio. “Não encontramos no mercado uma solução para o nosso problema de escalabilidade e falta de conexão entre as áreas. Então começamos a desenvolver estratégias próprias para controlar todos os processos e integrar todos os sistemas, desde o questionário até o checkout da venda”. 

O sistema processa todos os pedidos que são gerados para os clientes e os coloca numa fila de produção, que é semi automatizada e também integrada ao sistema de emissão de notas, ao estoque de matérias primas e à área do cliente, que irá registrar a nova fórmula. 

“A personalização tem que estar presente não apenas na fórmulas, mas também em todo o processo de captação, relacionamento e fidelização dos clientes. Facilitamos o trabalho do cliente, indicamos as melhores fórmulas para ele e ajudamos na manipulação delas. É muito mais que um produto, vendemos o serviço de manipulação de forma facilitada, e isso nos dá possibilidade de vender qualquer coisa”.

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