Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Euromonitor Inteligência de MercadoComportamento do consumidor feminino no mercado global

Comportamento do consumidor feminino no mercado global

  • Written by:

O segmento de consumo feminino é numeroso, diversificado, multifacetado e cada vez mais influente.

Assim, conhecer a dinâmica daquilo que as mulheres querem, as suas preferências, necessidades e comportamentos, é fundamental para moldar estratégias de mercado, impulsionar a inovação e promover o crescimento inclusivo em todas as indústrias. Este artigo explora e oferece os três principais valores para o consumidor feminino.

Compreender a crescente importância do Consumidor Feminino

Em 2023, a população feminina global era de 50% – ligeiramente mais elevada na Europa Oriental (53%) e um pouco mais baixa na Ásia-Pacífico (49%). Nos próximos 15 anos, o crescimento da população feminina deverá ultrapassar a taxa global, especialmente na Ásia-Pacífico, que testemunhará o maior crescimento do rendimento médio real disponível das mulheres (68,7% entre 2023-2040). No entanto, a numerosidade e os rendimentos crescentes não retratam a imagem completa do crescente consumidor feminino.

As mulheres são cada vez mais influentes na tomada de decisões de consumo doméstico. Embora apenas 28,5% dos agregados familiares globais fossem chefiados por mulheres em 2023 (o chefe do agregado familiar é a pessoa que normalmente gere os assuntos domésticos), o seu poder de decisão é muito maior nos países desenvolvidos, onde também gozam de maior poder de compra.

As mulheres chefiam mais de 42% dos agregados familiares nos países desenvolvidos, com alguns casos discrepantes significativos, como os EUA, onde as mulheres chefiam 56% dos agregados familiares
Fonte: Euromonitor Internacional

O empoderamento do consumidor feminino está a remodelar os padrões de consumo e a influenciar as narrativas de marketing e de marca em torno dos valores importantes para as mulheres: relação qualidade/preço, justiça e inclusão, saúde e bem-estar.

Custo-benefício

As mulheres, em média, apresentam um comportamento de consumo mais frugal do que a população em geral. Apresentam também uma maior sensibilidade às condições económicas adversas, como o aumento do custo de vida em 2022-2023. De acordo com a Pesquisa Internacional Voz do Consumidor: Estilos de Vida da Euromonitor (realizada de janeiro a fevereiro de 2023, n=40.691), 76,4% das mulheres expressaram preocupação com o aumento dos custos diários, com apenas 30% confortáveis ​​com a sua situação financeira atual.

Em comparação com os homens, os inquiridos do sexo feminino também foram mais cautelosos em relação à dívida, com menos pessoas a reportarem um endividamento mais elevado do que poupanças, menos dependência de cartões de crédito e outros empréstimos e uma preferência por aumentar a poupança.

Além disso, 46,3% das mulheres entrevistadas confessaram a sua preferência por pechinchas em 2023, enfatizando o seu foco em soluções ideais e na boa relação qualidade/preço. Como resultado, a combinação da acessibilidade com o espectro mais amplo de valores do consumidor, particularmente a qualidade, a responsabilidade social e ambiental e a autenticidade, aumenta a atratividade e o apelo dos produtos e serviços para as consumidoras.

Saúde e bem estar

A saúde e o bem-estar das mulheres também surgiram entre as principais prioridades das consumidoras nos últimos anos. Embora o tema tenha sido esquecido há muito tempo, isto mudou com o crescente movimento de diversidade e inclusão, juntamente com o foco geral na saúde como uma prioridade de vida da população global.

44% das consumidoras procuraram novas soluções para prevenir ou tratar problemas de saúde das mulheres
Fonte: Euromonitor Voice of the Consumer: Health and Nutrition Survey (realizado em fevereiro de 2023, n=8.411)

As mulheres são diversas, assim como as suas necessidades e preferências de saúde e bem-estar. Eliminar o tabu da saúde das mulheres apresenta oportunidades de crescimento em áreas como cuidados menstruais, saúde da menopausa e bem-estar sexual, em primeiro lugar. No entanto, existe também um potencial de mercado inexplorado para a inovação nos setores da saúde, farmacêutico, beleza, bem-estar, higiene feminina e nutrição.

 

 

 

Fonte: Euromonitor Internacional 07.03.2024

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration Powered by Acurax Wordpress Theme Designers