Elaborados com tecnologia e medicina Ayurveda, produtos tratam sem agredir a saúde ou o meio ambiente.
O ano era 1995. O Brasil ainda se acertava com a nova moeda, instituída em julho de 1994, e a economia dava mostras de reação e crescimento após décadas de inflação e surgia o Mercosul, zona de livre comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Em meio a esse cenário promissor, a empresária Clélia Angelon dava um passo importante em sua vida profissional, fundando a Surya Brasil, empresa de cosméticos que combina ingredientes naturais da Índia e da Amazônia para trazer beleza sustentável a homens e mulheres. “Acreditamos que não estamos apenas no negócio de beleza natural, mas, sim, no negócio de tomar decisões conscientes sobre um estilo de vida mais saudável, que respeite todas as criaturas vivas, nosso planeta e nosso futuro”, diz Clélia .
Visionária, Clélia tinha como missão criar produtos naturais e veganos que não causassem impactos nocivos à saúde e ao meio ambiente em uma época em que esses tópicos não eram discutidos como hoje em dia. Desde sua fundação, os pilares da marca Surya sempre foram natureza, Ayurveda e tecnologia .
Mercado em expansão
A temática do meio ambiente já se tornou parte integrante do dia a dia do consumidor e, muitos, estão cada vez mais engajados na busca de produtos que respeitem a natureza e sejam coniventes com seus ideais e estilos de vida. Por isso, o mercado de cosméticos com apelo natural tem crescido exponencialmente ano a ano e até empresas tradicionais já têm investido em pesquisa e desenvolvimento de produtos com apelo verde.
Pesquisa realizada pela consultoria RNCOS aponta que o mercado de cosméticos naturais terá crescimento de 19% até 2022. A consultoria acredita que esse desenvolvimento será dividido da seguinte forma:
20% para produtos para a pele e corpo
16% para cosméticos para os cabelos
21% para outros produtos cosméticos
Os números não surpreendem Clélia. “Os cosméticos à base de ervas são adequados a todos os tipos de pele e isso influencia nas vendas. Nós criamos a primeira coloração vegana do país. Nossa henna (Surya Henna) em pó é 100% natural, colore e trata os cabelos com performance excepcional”, destaca a empresária.
Hoje, 25 anos depois do primeiro passo em direção ao empreendedorismo e à beleza sustentável, a marca Surya se faz presente em mais de 40 países, sendo que está em todo o território norte-americano, cresceu em vendas em todo o mundo, recebendo diversos reconhecimentos por isso e o certificado Vegan, que chegou em 2006 para atestar a preocupação da marca com o respeito ao meio ambiente.
O que é Ayurveda?
É uma técnica medicinal criada na Índia há cerca de 5 mil anos e significa “ciência da vida”. Popularizada no Brasil a partir da década de 1980, a Ayurveda busca o equilíbrio corpo, mente e natureza. São empregadas massagens, terapias como a meditação, cromoterapia, aromaterapia, mantras, uso de medicamentos fitoterápicos, yoga e purificações para prevenir e curar doenças.
Instituto Clélia Angelon
Para trazer luz à importância da sustentabilidade e do uso racional dos recursos naturais, Clélia fundou a ONG Surya Solidária em 2006, atualmente recebe o nome de Instituto Clélia Angelon . A instituição atua na proteção animal, na preservação ambiental, na transformação educacional e nos direitos humanos.
“É muito fácil falar sobre responsabilidade social, mas coloca-la em prática é para poucos. Por isso criei a ONG. Acredito que possamos ajudar a sociedade a ter mais consciência sobre seu papel na preservação ambiental e no quanto é possível criarmos uma economia altamente sustentável – no sentido de se manter ativa e também de usar os meios naturais com consciência e racionalidade”, destaca.