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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisConsumo de produtos de pet care saltará mais de 140% até 2026

Consumo de produtos de pet care saltará mais de 140% até 2026

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Mercado pulverizado cria oportunidades para empresas de todos os portes

Por Estela Mendonça

O mercado global de produtos de pet care, que inclui produtos de higiene e beleza, brinquedos e acessórios na classificação da Euromonitor International, deverá fechar 2021 com US$ 28,763 bilhões em vendas, um crescimento de 41,9% em comparação com 2016. Embora notável, o resultado nem se compara ao obtido pelo Brasil, que registrou no mesmo período uma elevação de 99,8%, passando de US$ 223,8 milhões para US$ 447,2 milhões, com média de crescimento anual de 14,7%.

Entretanto, para os atuais e futuros players, as boas notícias não param por aí.  Se as previsões da Euromonitor se confirmarem, o salto nos próximos cinco anos será de 146,2%, com vendas atingindo US$ 1,1 bilhão em 2026, enquanto a elevação esperada para o mercado mundial até lá é de 23,7%.

84 milhões de cães e gatos

A Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan) apresentou em setembro do ano passado os principais resultados do Radar Pet 2020, realizada em parceria como o Instituto H2R. De acordo com o levantamento, mais de 37 milhões de domicílios no Brasil contam com algum pet, na maioria cães ou gatos. São mais de 54 milhões de cachorros e quase 30 milhões de gatos, das mais variadas raças. O Brasil só perde para os Estados Unidos que conta com mais de 135 milhões de pets.

“Mais do que simples estatísticas, os dados obtidos pelo Radar Pet mostram os hábitos de consumo dos tutores e seus pets. Trata-se de um segmento em franco crescimento no Brasil, mas ainda aquém do observado nos países desenvolvidos”, afirma Leonardo Brandão, coordenador da Comac.

Entre as principais tendências apontadas pela edição 2020 da pesquisa está a adoção de animais. A preferência é por gatos abandonados, 59% do total, contra 33% dos cachorros. Cerca de 53% dos domicílios brasileiros contam com cães ou gatos. “Temos mais cães, mas os gatos têm ganhado um grande espaço nos lares brasileiros. É um animal de entrada para muitas pessoas e famílias. No Nordeste, por exemplo, há já uma predominância dos gatos. Um dos possíveis motivos para isso, além do perfil do animal, é um custo mais baixo mensal. O gato vai ser o pet do futuro”, analisa Brandão.

A maior parte das pessoas responsáveis pelos cuidados dos animais de companhia são mulheres, com uma média 60%. Além disso, 58% dos tutores são casais ou pessoas que moram juntas. Grande parte dos responsáveis, tanto por cães ou gatos, também são famílias com filhos de diversas idades. Apenas cerca de 10% dos tutores moram sozinhos.

A pesquisa mostrou ainda que os tutores de cães gastam uma média R$ 224 por mês para cuidar dos pets, entre banho, tosa, alimentação e acessórios para o animal. Já os tutores de gatos investem cerca de R$ 168 mensais nos cuidados com o pet.

Apesar do grande número de animais, Brandão acredita que o Brasil ainda tem muito que evoluir e que o potencial de crescimento é dos maiores. Confira mais dados da pesquisa Radar Pet 2020.

Mercado pulverizado

Amplamente pulverizado, de acordo com a Euromonitor, no Brasil, os dois lideres de mercado têm somados menos de 5% do mercado: Total Química, dona das marcas Sanol Dog e Collie, com 2,3% de participação, e a Pet Society (1,5%).

Em plena expansão, muitas empresas estão investindo para aproveitar a grande oportunidade. A Pet Society, por exemplo, inaugurou em março sua nova fábrica em Guarulhos (SP). Com investimento de R$ 35 milhões, a companhia aumentou a capacidade instalada de produção em mais de 300%, saltando de 150 toneladas/mês para 530 toneladas/mês. A empresa, que é 100% nacional, possui as marcas Hydra, Soft Care, Beeps, Megamazon, Pet Society Super Premium, MBS Pro Grooming e PS Care, que hoje oferecem uma ampla variedade de produtos para todo o ecossistema pet. A Pet Society também já esporta para 39 países e tem uma filial nos Estados Unidos.

Luciano Fagliari, CEO da Pet Society

No ano passado, a Pet Society registrou crescimento de 26%. “Com o isolamento social implementado nas cidades, diversos tutores deixaram de levar animais para pet shops e passaram a realizar o banho e tosa em casa, resultando no aumento expressivo da venda de produtos de higiene e beleza animal no último ano. Em 2020, foi preciso adaptar a nossa operação e estratégia, aumentando os investimentos em produtos para o consumidor final, com isso, fomos capazes de reverter em bons resultados o aumento nos números de pets no país e a necessidade de cuidados na própria casa e não mais, mesmo que momentaneamente, em um pet shop”, justifica Luciano Fagliari, CEO da Pet Society.

A Interbrilho é outra tradicional no mercado pet e criou em 2005 a marca Petbrilho. A linha de shampoos oferece formulações livres de parabenos e sulfatos. Já a Natureza Petbrilho possui formulação com extratos naturais para promover suavidade, brilho e suave perfumação. A empresa também se internacionalizou e detém também a marca Ekopet, comercializada apenas nos Estados Unidos, que oferece shampoos (coco, açaí e guaraná, chá branco, erva de Santa Maria, castanha do Pará), higienizador banho seco, condicionador de aloe vera e o secador de urina, que transforma os dejetos em pó e ainda perfuma o local.

Mercado teste

No final do ano passado, a Unilever Brasil inaugurou o segmento de pets para a Unilever global, com o lançamento da marca Cafuné, trazendo um portfólio completo de produtos para higiene de cães e gatos e cuidados com a casa dos tutores. São três linhas desenvolvidas em parceria com veterinários, especialistas da Unilever, centros de inovação: uma linha de cuidados com os pets, outra de higiene, e uma linha de cuidados com o ambiente, com produtos de limpeza para a casa de quem tem pet.

Eduardo Campanella, vice-presidente de marketing da Unilever

“Estudando a fundo esse mercado, encontramos a necessidade de oferecer algo raro no mercado de pet care no Brasil, produtos que respeitam os animais em sua essência. Queremos ressignificar o cuidado, fazendo com que eles se sintam confortáveis na sua pele e na sua casa”, disse na época do lançamento Eduardo Campanella, vice-presidente de marketing da Unilever.

Formulações inspiradoras

Para Daniel Almeida, especialista técnico para o mercado de cuidados pessoais da Dow, o mercado de cuidados com pets vem demandando produtos com desempenho diferenciado, com boas características de condicionamento, capacidade de limpeza e penteabilidade dos fios, além de formulações com sensorial macio e suave.

“A Dow possui um portfólio completo composto por silicones e polímeros orgânicos, em especial celulósicos e acrílicos, capazes de auxiliar o formulador a atender as demandas do mercado, com total segurança aos pets”, informa Almeida, destacando modificadores reológicos, opacificantes, surfactantes e polímeros de condicionamento que, quando combinados, abrem novas perspectivas de inovação. “E isso é demonstrado nas formulações inspiradoras que foram criadas no nosso Centro de Pesquisa e Inovação, localizado em Jundiaí”.

Em shampoos, Almeida ressalta que os polímeros ACULYNTM são fáceis de usar e ajustam o fluxo e viscosidade da formulação, mantendo a transparência quando necessário. No portfólio da Dow também se destacam os surfactantes verdes e biodegradáveis da linha EcoSenseTM, composta por alquilpoliglucosídeos. Além de suaves e não irritarem a pele do pet, eles têm alto poder de espumação, permitindo reduzir o uso de surfactantes aniônicos agressivos.

Daniel Almeida, especialista técnico para o mercado de cuidados pessoais da Dow

“Mas não paramos por aí. A Dow tem uma grande expertise em polímeros celulósicos. Podemos aumentar o volume e a cremosidade das espumas com CELLOSIZE TextureTM. Destacamos também nossos poliquatérnios, das famílias UCARETM e SoftCATTM, que proporcionam alto nível de condicionamento e auxiliam na deposição de silicones”,  informa o especialista. Em 2021, a companhia lançou o UCARETM Extreme Polymer, um poliquatérnio-10 com desempenho superior, incluindo em condicionadores com e sem enxágue.

A Dow também oferece um portfólio completo de silicones que atendem às regulamentações atuais, como as marcas DOWSILTM e XIAMETERTM, que são polímeros condicionantes de altíssimo desempenho e segurança, conferindo maciez, suavidade e facilitando o penteado e desembaraço dos pets.  “Este ano, lançamos HydroxySHIELDTM, um novo silicone hidróxi-amino funcional com desempenho diferenciado em todos os tipos de formulação”, completa Almeida.

Produtos sustentáveis

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan, aposta que o mercado de pet care, que movimenta dezenas de bilhões por ano, tem grande potencial de crescimento, mesmo no cenário atual, em que outros setores do varejo da indústria e do varejo apresentam retração.

“A promessa para 2021 são as linhas verdes. Afinal, a preocupação com a natureza vem aumentando cada vez mais. Além disso, quem ama os animais predominantemente é bastante sensível às questões ecológicas. Nesse quadro, produtos sustentáveis fazem muito sucesso”, diz Fernanda, que afirma que a Stepan está pronta para te mostrar que é possível deixar o pet bem limpinho com produtos à base de matérias-primas de fontes naturais, livres de sulfato, biodegradáveis e, principalmente, com qualidade e bem-estar para o animal. Para uma linha completa de limpeza, cuidado e embelezamento dos pets, a Stepan apresenta o STEPAN-MILD® 30 SF e o STEPANQUAT® Helia.

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan

Pensando em soluções que tragam praticidade para o formulador, diminuição no tempo de produção e que atenda a demanda de produtos concentrados, a indicação de Fernanda é o STEPAN-MILD® 30 SF, mistura sinérgica de tensoativos, que contém matérias-primas oriundas de fonte natural, livres de sulfatos, sendo uma ótima opção para linhas de limpeza, tanto de uso doméstico, quanto para linhas de produtos profissionais. “Uma demanda muito presente neste mercado são os shampoos para diluição, e com esta matéria-prima desenvolvemos uma fórmula que garante viscosidade após a adição de água, facilitando o manuseio do profissional e otimizando a utilização”, garante. A concentração de uso do STEPAN-MILD® 30 SF indicada é a partir de 18% em água, percentual com o qual já é possível obter um produto com viscosidade e transparência, sem a necessidade de outros agentes espessantes ou mesmo sal.

O STEPANQUAT® Helia, um tensoativo catiônico derivado natural do óleo da semente do girassol, por sua vez, é adequado para formulações de condicionadores e máscaras de tratamento. Segundo Fernanda, nos pelos úmidos ou secos, proporciona alto desempenho em condicionamento e penteabilidade, sem acumulo de produto nos fios e sem a toxicidade e irritação associados aos agentes condicionantes catiônicos tradicionais. O STEPANQUAT® Helia também contribui para um sensorial diferenciado, doando sedosidade, além de se tratar de um ingrediente sustentável e renovável, facilmente biodegradável e composto por 88% de biobase livre de organismos geneticamente modificados (GMO free).

Para atender a demanda crescente deste mercado, a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Stepan também preparou um kit de protótipos pet, composto também por um book com tendências de mercado. Para solicitar e obter mais informações sobre o kit, basta entrar em contato com o time de vendas ou o  serviço de atendimento técnico da empresa.

Biodiversidade brasileira

O consumo de produtos naturais e sustentáveis, que já realidade global no mercado da beleza tradicional, cada vez mais se estende aos produtos para animais de estimação.  Pensando em trazer para os pets ingredientes da biodiversidade brasileira, o Grupo Citróleo lançou a Citropet, uma linha pioneira e inovadora especialmente elaborada para a pele dos pets. “Essa inovação é um lançamento global, para que nenhum animalzinho fique de fora dessa”, destaca Rafaela Rodrigues Montuenga, assistente de marketing do Grupo Citróleo.

Rafaela Rodrigues Montuenga, assistente de marketing do Grupo Citróleo

Rafaela explica os ingredientes da linha CitroPet foram desenvolvidos a partir do profundo conhecimento do Grupo Citróleo dos ingredientes brasileiros. “São ativos eficazes, biodegradáveis, veganos e, claro, livres de crueldade animal, sempre com o objetivo de entregar de maneira suave, não agressiva e exclusiva, todos os benefícios da biodiversidade brasileira para os nossos melhores amigos”, afirma.

Compõem a linha quatro ativos. Entre eles, o C-CARE, que oferece cuidado intenso para a pele delicada dos animais. “Ele trata desde as patinhas e almofadas plantares até lesões que precisam de mais atenção, como irritações e queimaduras”, exemplifica Rafaela. Já o C-BALANCE é um ingrediente desenvolvido para animais com problemas de pele ou com sensibilidade, controlando o ataque dos germes e bactérias e regulando o microbioma da pele do animal.

O C-PROTECT, segundo Rafaela, é um ativo com ação inteligente para garantir que os animais fiquem livres do incômodo trazido pelos microrganismos, como bactérias, além de proteção contra insetos, e o C-SHINE, que garante pelos brilhantes, pele macia e hidratada. “O pelo do animal ganha brilho e fica especialmente fortalecido, facilitando o penteado e a finalização”.

Os ativos da linha CitroPet, podem ser incorporados em linhas de banho e corporais completas, dando mais suavidade, hidratação e potencializando shampoos, condicionadores, máscaras de hidratação, leave-in, sticks para patinhas, soluções de limpeza das orelhas e região dos olhos.

O Grupo Citróleo também oferece tensoativos suaves para os pets, como o Green CAPB-B, uma betaína derivada do óleo de babaçu, completamente livre de óleo de palma, que possui excelente compatibilidade dérmica. “Associado a tensoativos aniônicos, ele permite sinérgica redução da irritabilidade aos olhos e à pele, trazendo uma espuma mais macia, estável e mais cremosa, além de ser naturalmente mais viscoso”, afirma Rafaela, que também indica o co-surfactante anfótero Green Cocoamphoacetate B, mais suave à pele dos animais, que diminui o efeito rebote dos sistemas de limpeza e age sem deixar resíduos, produzindo uma espuma estável e cremosa, além de ajudar no poder condicionante da formulação.

Colorações seguras

Fernanda Soro, gerente de marketing Latam da Sensient Cosmetic Technologies, aponta que o aumento do número de pessoas que vivem sozinhas e de famílias menores leva à busca por um companheiro pet. “No Brasil, por exemplo, dados da Abinpet afirmam que as famílias agora têm mais cães do que crianças. E nessa convivência entre humanos e animais, surge uma relação de amizade e amor incondicional”.

Se os animais de estimação se tornaram “filhos”, Fernanda avalia que nada mais lógico que seus pais demandem produtos desenvolvidos com os mesmos padrões de qualidade dos adquiridos para uso próprio. “Pensando nisso, a Sensient Cosmetic Technologies utiliza todo o seu portfólio de personal care, composto por cores de alta pureza e qualidade e ingredientes cosméticos funcionais, para inspirar o desenvolvimento de produtos inovadores para pets”.

Fernanda Soro, gerente de marketing Latam da Sensient

Fernanda destaca alguns “best sellers” da companhia. Em soluções para banho, ela indica o VEGETABLE CHARCOAL, carvão ativado com vapor, 100% natural, com propriedades de alta absorção, extraído de turfeiras europeias. “Ele é ideal para produtos que proporcionem um banho ‘detox’, já que remove profundamente a sujidade e demais impurezas da pele e pelo dos animais”. Outro destaque é o FUCOSORB WP, ingrediente natural condicionante, obtido de algas vermelhas e marrons, que oferece multibenefícios, atuando tanto na pele como nos pelos, protegendo contra agressões externas e prevenindo a desidratação.

A tintura para pets também é cada vez mais popular, porém Fernanda lembra que é necessário desenvolver produtos que não agridam a pele do animal ou causem qualquer tipo de reação, sendo a coloração semipermanente a opção mais adequada, por ser depositada apenas na parte externa dos pelos, sem retirar o pigmento natural da fibra.  A Sensient conta com linhas completas de corantes catiônicos, com alta pureza e que podem ser utilizados em tinturas semipermanentes, como a marca Arianor®. “No quesito praticidade, o destaque vai para a linha Arianor Flash®, complexo sinérgico de corantes catiônicos e agentes biotecnológicos na forma de pó. Basta aplicar água e a tecnologia se converte num produto pronto para aplicação”.

A Sensient oferece uma vasta gama de cores prontas, que eliminam a etapa de desenvolvimento e de ajustes de cor, proporcionando economia de tempo no controle de qualidade e menor volume de estoque. “Elas são ideais para produtos de coloração em tons fantasia ou para tonalizantes para cães com pelagem escura que vai embranquecendo conforme a idade”.

Como opção desamareladora, para cães de pelagem clara, Fernanda cita o corante ácido de alta pureza UNICERT K7025. E para aperfeiçoamento da formulação de produtos para matizar ou tingir, a sugestão é o uso adicional do solubilizante fixador COVAFIX 123, que facilita a adesão dos corantes na haste do pelo, auxiliando no alcance de uma cor homogênea.

Vegetalização de produtos

Tainah Juliê Ortiz, médica veterinária e consultora de mercado na AQIA VET Solutions, observa que a pandemia acelerou a tendência dos tutores de animais de estimação pela busca de produtos mais vegetalizados, rótulos minimalistas com menor composição de ingredientes, produtos com ação multifuncional e opções mais sustentáveis, tanto de produtos quanto de embalagens. “Isso foi muito ressaltado nos fóruns de debates da feira internacional Interzoo Digital, realizada no início de junho”.

Tainah Juliê Ortiz, consultora de mercado na AQIA VET Solutions

Acompanhando essas tendências de mercado, a AQIA VET Solutions, que nasceu a partir da demanda por produtos que contribuam para a saúde e bem-estar do animal, atende as áreas de nutrição e saúde animais, pet care e higienização do ambiente, com uma seleção de produtos com maior funcionalidade, mais vegetalizados e livres de testes em animais. “Nosso objetivo é fornecer ingredientes funcionais que, adicionados de forma adequada e prática, auxiliem tanto em soluções de uso tópico e higiene quanto na suplementação de nutrientes, atendendo de forma consciente e segura a demanda da área animal”, afirma Tainah.

Entre as soluções oferecidas, Tainah destaca o Vegesil, um produto sustentável e resultado de uma economia circular. Trata-se de um pó ultrafino com sensorial diferenciado, efeito obtido por meio de um processo de micronização da casca do arroz (Oryza sativa). Tem como funcionalidade um alto poder de absorção de água e óleo. Por ser fisiologicamente inerte, é indicado para várias finalidades em produtos orais e tópicos.

O Liposeal UB, um produto vegano de ação multifuncional, é outro destaque. Ele associa sinergicamente óleos exóticos nutritivos (cálamo, mirra, oliva e canela), que restauram a flexibilidade natural dos pelos, sendo indicado para produtos para pelos ressecados e sem vitalidade.

“Outro ativo vegano que podemos destacar é o Plantcol, considerado um ‘colágeno vegetal’ que auxilia na função barreira da pele do animal, formando um filme protetor e trazendo uma maior hidratação”, explica Tainah, que acrescenta que o produto também forma uma camada protetora sobre o pelo, resultando em uma hidratação com sensorial único.

Controle de odores

Embora as vendas globais de produtos para animais de estimação sejam dominadas pelo setor de alimentos, que responde por cerca de 3/4 do mercado global, as tendências apontam boas perspectivas para o mercado de cuidados com animais de estimação. Para Ruth Keiko Kuriyama, gerente técnica para a América Latina da ANGUS Chemical, o mercado de higiene e beleza para pets reflete o que acontece com o consumo de seus tutores: “O desejo é por um estilo de vida mais saudável, maior foco no condicionamento físico e uso de produtos que melhorem a aparência e o bem-estar. Isso está impulsionando o crescimento acelerado nos segmentos de limpeza e beleza do mercado de pet care”.

Ruth Keiko Kuriyama, gerente técnica para a América Latina da ANGUS Chemical

Ruth avalia que, tendo em vista o cenário da pandemia COVID-19, o último ano também apresentou uma série de desafios que resultaram em consumidores de todo o mundo se voltando para o seus animais de estimação.  “Hoje, com tantos donos de animais trabalhando em casa, as pessoas estão dispendendo um tempo maior do que o habitual com seus pets. Pode ser um grande conforto ter todo esse tempo extra para se relacionar com nossos animais de estimação, mas toda essa proximidade extra pode ser um pouco desconfortável quando nossos amados companheiros ficam um pouco sujos e malcheirosos”, reconhece Ruth, que apresenta a tecnologia exclusiva da ANGUS Chemical TRIS AMINO™ ULTRA PC (INCI: Tromethamine), que torna mais fácil manter os pets cheirosos e limpos.

Avaliações em aplicações de controle de odor ANGUS indicaram utilidade para certos produtos ANGUS de cuidados com animais de estimação. Em laboratório, os produtos formulados com TRIS AMINO™ ULTRA PC demonstraram diminuir esse familiar, mas desagradável “odor de cachorro molhado”.  Quando incorporado em shampoos para animais de estimação, condicionadores e outros produtos de tratamento, o TRIS AMINO ULTRA PC tem o potencial de neutralizar efetivamente componentes ácidos e aldeídos, amplamente conhecidos por contribuir para odores de animais de estimação.

”Com leveza excepcional e um perfil de segurança bem conhecido, os proprietários de animais de estimação, bem como os formuladores, podem se sentir confiantes em saber que os produtos formulados com TRIS AMINO ULTRA PC serão seguros e eficazes”, garante Ruth.

Fragrâncias liberadas pela umidade

Considerando que o compartilhamento de espaços com os animais de estimação nos lares é cada vez mais comum, os produtos para proteger a saúde e o bem-estar do animal e de toda a família ganharam relevância especial. Visando atender essas demandas, a empresa Cramer aplicou sua inovadora tecnologia DRISCENT em diversos produtos para animais de estimação, que consiste em fragrâncias em pó microencapsuladas, que são liberadas gradativamente em contato com a umidade.

Karen Henríquez, gerente de desenvolvimento de fragrâncias da Cramer

A perfumista chilena Karen Henríquez, gerente de desenvolvimento de fragrâncias da Cramer, explica como foi abordado o desafio de criar fragrâncias de primeiro nível para o segmento, utilizando tecnologia de ponta e matérias-primas amigáveis com o meio ambiente: “Algo que parece um detalhe, como a areia para gatos, torna-se muito importante quando você convive com seu animal de estimação no dia-a-dia, pois muitas vezes a areia está dentro de casa e pode gerar odores desagradáveis. Por isso criamos nossa linha PoofCat, com notas aromáticas inspiradas na natureza”, diz.

Karen explica que as fragrâncias DRISCENT microencapsuladas usadas pela Cramer são ativadas toda vez que o gato urina na areia, promovendo o conhecido “efeito bloom”. “Este efeito é complementado por nosso sistema Odorblock, que reconhece e encapsula moléculas causadoras de odores, reduzindo seu impacto. Desta forma, podemos entregar um produto completo, com uma fragrância agradável que se mantém ao longo do tempo, sem ser afetada pelos odores gerados pelas fezes e urina do animal de estimação”.

Outra aplicação interessante do DRISCENT é o shampoo a seco para animais de estimação, segundo explica a a perfumista. “Ele permite limpar o animal, mas sem utilizar água e, quando o animal transpirar ou se molhar devido algum fator ambiental, como chuva, por exemplo, as microcápsulas da fragrância rompem-se em contato com a umidade, liberando aromas que evitam o odor desagradável que essas situações causam, gerando assim o ‘efeito bloom’ repleto de fragrâncias agradáveis”.

“As opções de utilização da tecnologia DRISCENT são muitas e sempre proporcionam uma experiência inigualável de explosão olfativa, o que diferencia o produto dos demais”, completa Karen.

Portfólio exclusivo

Os formuladores de produtos de higiene e beleza de animais de pequeno porte frequentemente utilizam como base as formulações aplicadas para o mercado de cuidado pessoal. Com  ampla experiência no desenvolvimento de matérias-primas e soluções para a indústria cosmética global, a Clariant dedicou atenção especial para a pesquisa em aplicação focada no chamado pet grooming products, o que resultou no lançamento de uma linha completa para cuidados de higiene, limpeza e beleza dos animais, a linha GenaPetics.

A linha GenaPetics representa um amplo portfólio  de produtos, em  sua maioria  de origem natural, como os surfactantes suaves  GenaPetics Mild, os emolientes e condicionantes de pelos GenaPetics Hydra e os sistemas conservantes seguros GenaPetics Guard. “Nossa linha também conta com especialidades para benefícios específicos, como brilho, controle de frizz e facilidade de escovação”, destaca Luciana Rodrigues, gerente de aplicação e desenvolvimento de produtos para hair care da Clariant.

Luciana Rodrigues, gerente de aplicação e desenvolvimento de produtos para hair care da Clariant

Os principais benefícios e vantagens para o formulador, de acordo com Luciana, estão relacionados ao fato de a linha GenaPetics traduzir as tendências e as principais demandas do setor, principalmente na oferta de produtos com especificações que atendam à legislação brasileira. “Outro aspecto importante é a diversidade do portfólio com inúmeras opções que reduzem a complexidade nas linhas de produção, ou seja, com sistemas que permitem flexibilidade e praticidade na fabricação”.

A gerente cita como exemplo de versatilidade os surfactantes GenaPetics Mild, que promovem boa espumação, espessamento e detergência, mantendo a suavidade necessária para os animais, e a linha de conservantes GenaPetics Guard, que combina segurança microbiológica e estabilidade.  “São produtos suaves, seguros e eficazes, que não causam irritação nos olhos e promovem limpeza com a eficácia que os animais merecem, principalmente se pensarmos em banhos nos estabelecimentos exclusivos”.

Luciana acredita que existe um forte potencial de crescimento para produtos de higiene e limpeza com ingredientes de origem natural, que podem ser muito atrativos para os tutores desses animais. “Segundo os dados da Mintel de 2020, quase 70% das pessoas no Brasil declaram ser donos de pets, o que representa uma grande oportunidade para a ampliação da variedade de produtos e serviços para esses consumidores”, aposta.

Dermocosméticos em alta

Os dermocosméticos para pet são aposta no mercado. A Pet Society lançou recentemente a linha Soft Care, com bioativos inovadores para ajudar no tratamento de várias doenças dermatológicas. As fórmulas possuem pH balanceado e foram desenvolvidas especialmente para peles sensíveis de cães e gatos. O K-Treat Shampoo Micelar, por exemplo, contém extrato de mentha piperita, que proporciona alívio e conforto à pele, prolongando a sensação de refrescância pós-banho.

A Ourofino Pet também entrou no mercado de dermocosméticos para pets e lançou a linha Bris, composta por três xampus, um sérum e dois sprays. Os produtos contêm fitoesfingosina, um componente natural da epiderme que exerce papel fundamental na construção e na manutenção da barreira de defesa da pele, atuando como hidratante e potencializando a sua impermeabilidade. Os produtos são ricos em óleos naturais, vitaminas e ceramidas, e o pH da linha Bris é compatível com a média do da pele de cães e gatos.

As máscaras também chegaram ao mercado pet. A Hidra Máscara da Pet Life é um produto premium, desenvolvido com ceramida e queratina, repõem proteínas, restaura os pelos, nutre e fornece elasticidade diminuindo o aspecto quebradiço e selando as pontas duplas.

Toalhas biodegradáveis

A Pratipet, localizada em Tietê, no interior de São Paulo, oferece uma linha diferenciada de cuidados com os pets. Um de seus produtos, o Rolo de Toalha Descartável e Biodegradável Pratipet, por exemplo, contém 100 toalhas na medida 45 cm X 80 cm, para tornar mais fácil e prática a hora do banho do pet.

Ana Paula Nunes – Diretora Comercial na Pratipet

Segundo a diretora comercial Ana Paula Nunes, elas são produzidas com tecnologia exclusiva, que transforma fibras de viscose e poliéster em não tecido com alta absorção. “As toalhas Pratipet são indicadas para substituir as de algodão, são esterilizadas, não possuem aditivos químicos, ocupam menor espaço para armazenamento e são de fácil utilização, além de serem decompostas no solo em 90 dias”.

A empresa também oferece lenços umedecidos para cães e gatos. “Nosso lenço possui toque macio e formulação suave, com 96% de ingredientes naturais, como extrato de aveia e manteiga de murumuru, e é livre de parabenos, sulfato e silicones”, destaca Ana Paula, indicando seu uso para limpeza da região dos olhos, focinho, orelhas, patas e pelos, além das áreas mais sensíveis.

Cuidado com a microbiota

“Sabemos que durante a pandemia muitas pessoas compraram ou adotaram pets, mas o que consideramos relevante para pensar novos produtos para este mercado é que 89% dos donos de PET, segundo pesquisa da OpinionBox, consideram os animais como parte da família. Isso justifica o aumento nos gastos com cuidados com esses membros especiais das famílias. Também não surpreende o uso de ativos de alta tecnologia e sustentáveis em formulações para animais domésticos”, avalia Tereza Victorio, gerente técnica da Dinaco.

Se a tendência para skincare é cuidar da microbiota, Tereza recomenda também para aplicação em produtos de cuidados os pets o FensebiomeTM peptide, heptapeptídeo que aumenta a quantidade e diversidade das bactérias benéficas.

Tereza Victorio, gerente técnica da Dinaco

Tereza reforça que os gastos com shampoos e produtos de higiene perdem apenas para ração no mercado consumidor pet. Entre as principais novidades, ela destaca novos formatos em lenços umedecidos e produtos a seco para higiene. “Afinal, os animais não tomam banho a cada passeio na rua, mas podem e devem ser higienizados, principalmente em tempos pandêmicos”.

Para lenços umedecidos, a executiva sugere Zinc SebumTM, um ativo bactericida 100% natural, livre de álcool e triclosan, que oferece proteção antibacteriana e fungicida graças aos fitoativos de ervas de canela e tomilho, que fornecem aldeído cinâmico e timol.

Para produtos a seco, a indicação de Tereza é um spray com um ingrediente multifuncional leve, suave e de alta espalhabilidade, o NeossanceTM Squalane. “Ideal para formulações clean, proporciona brilho e maciez aos pelos, além de cuidar da pele sensível do pet, deixando-a mais protegida, enquanto diminui os sinais de vermelhidão e irritação”.  Ativo 100% natural de cana-de-açúcar de economia circular, NeossanceTM funciona como alternativa natural ao silicone, não é volátil e confere uma sensação de leveza a seco.

Para tratar da pele que recebe tantos produtos para higiene, a recomendação de Tereza é o ativo biotecnológico 100% natural Trehalose 100. De baixa aplicação (1% a 3%), promove a hidratação do pelo, além de reduzir  os odores característicos dos pets.

Para evitar pulgas e carrapatos, a Dinaco oferece o NovaplantTM Quassia, extrato vegetal de quassia amara à base de glicerina, rico em quassinas e neoquassinas, que conferem atividade funcional como repelente natural de insetos.

Plataforma exclusiva

Anne Miwa Sato, coordenadora de marketing de personal care da BASF, observa que mudanças nas estruturas familiares e o envelhecimento da população têm levado ao processo de humanização do pet, que se tornou um membro da família, acelerando o crescimento do setor até então limitado a itens mais básicos.  “Abre-se então, uma oportunidade para novos nichos de produtos que atendam demandas cada vez mais específicas para a necessidade individual do PET, além de claims como naturais e veganos. Segundo o IBGE, são quase 80 milhões de cachorros e gatos no país, um número que cresce de forma acelerada”.

Com um portfólio amplo e que atende a essa nova demanda do mercado, a BASF criou em 2020 a plataforma https://petcare.basf.com.br, que disponibiliza soluções para os pequenos e médios fabricantes desse setor e fortalece sua parceria com os distribuidores Embacaps e Tovani em ingredientes de beleza pet.  “Com essa parceria, desejamos estar mais próximos dos fabricantes, disponibilizando soluções em ingredientes, sugestões de formulação e trazendo soluções ao mercado de uma maneira ágil e assertiva”, diz Anne.

Anne Miwa Sato, coordenadora de marketing de personal care da Basf

Uma das demandas mais latentes, segundo Anne, é por produtos para cuidado do pelo.  “A rotina do banho e a busca por produtos de qualidade que garantam a eficácia são imprescindíveis”, afirma. Para isso, a BASF disponibiliza no mercado sua linha de proteínas hidrolizadas de baixo peso molecular, ideal para animais de pelo longo, pois seu tamanho permite que as proteínas cheguem ao interior da fibra, reparando e evitando a quebra do pelo durante o desembaraço, além de proteger a fibra dos danos térmicos do secador. Nessa linha estão disponíveis Nutrilan® Keratin W PP (queratina) e Gluadin® Kera P LM (proteína vegana alternativa à queratina).

Outra solução apontada por Anne é o Mimiskin™, tecnologia patenteada pela BASF que tem efeito segunda pele, que ajuda a manter a pele hidratada, evita a deposição e facilita a remoção de poluentes e sujidades que agridem a pele sensível do pet. Mimiskin™ é indicado também para a manutenção da hidratação e proteção dos coxins das patinhas de cães e gatos.

Rápido desenvolvimento

Os pets necessitam de cuidados especiais na higienização e tratamento dos pelos, pele, olhos, ouvidos e coxins. Ana Freire, especialista em aplicação na Tovani Benzaquen Ingredientes, explica que a pele de cães, gatos e equinos têm espessura mais fina e pH mais neutro em comparação com a pele dos humanos. Além disso, alguns pets apresentam predisposição a alterações cutâneas, como pele sensível, dermatite atópica e dermatite seborreica, devido a particularidades da pele de cada raça, necessitando de produtos que sejam suaves e forneçam tratamentos e cuidados específicos para o seu tipo de pele.

Ana Freire, especialista em aplicação na Tovani Benzaquen

Para garantir a higienização perfeita e segura para os pets, Ana indica o Soluprat® Sulfate Free, da parceira BASF, base pronta de shampoo suave, livre de sulfatos, vegana e com alto índice de vegetalização, que permite a personalização e desenvolvimento rápido do produto, além de proporcionar espuma com volume, cremosidade e sensorial excelente promovendo limpeza e maciez para todos os tipos de pelo.

Para reforçar a pele do pet e evitar irritações ou doenças cutâneas, o Lamesoft® PO 65, também da BASF, pode ser adicionado ao shampoo desenvolvido com Soluprat® Sulfate Free ou outras formulações enxaguáveis. “A parte lipídica desse ingrediente é muito parecida com a barreira cutânea da pele dos pets, pois ela contém cerca de 16% de ácido graxo livre e 40% de glicerol, sendo também indicado para diminuir a agressividade de tensoativos aniônicos”, explica Ana.

Um produto que necessita de muita atenção e cuidado durante o desenvolvimento, segundo Ana, é o lenço umedecido para pets, já que esse tipo de formulação não é enxaguável e fica sobre a pele, sendo sujeito a lambeduras. Para esse tipo de formulação, a Tovani Benzaquen indica o Eumulgin® VL 75, emulsionante não-iônico da BASF, natural e suave que permite o desenvolvimento de emulsões fluidas e estáveis mesmo com alta concentração de óleos, garantindo as propriedades de emoliência, limpeza e hidratação ideais para a limpeza dos coxins, olhos, focinhos, orelhas e demais regiões do corpo dos pets.

Potencial para finalizadores

A aceleração do crescimento do mercado pet, potencializada pela pandemia, fez com que o mercado evoluísse e saísse do convencional. Fabiana Smaniotto Krolikowski, gerente de marketing da Embacaps, aponta como exemplo que os estabelecimentos pet friendly vêm ganhando cada vez mais espaço, o que fez com que os filhos de quatro patas pudessem acompanhar seus donos em diversos ambientes. “Como membros da família, além de saudáveis, limpos e perfumados, precisam estar com o penteado em dia, permitindo chamar atenção e alegrar a todos por onde passam”.

Para produtos finalizadores que promovem brilho e saúde aos pelos, o Cetiol® CC é o emoliente ideal, segundo Fabiana. De rápida propagação, além de brilho, doa toque macio e aveludado aos fios. Também é um ótimo dispersante para pigmentos, o que o torna perfeito para formulações que contém partículas ou coloração. Em conformidade com a ISO 16128, possui alto índice de vegetalização (94%) e é facilmente biodegradável.

Fabiana Smaniotto, gerente de marketing técnico da Embacaps

“Para animais de pelo longo que necessitam de modelagem e alinhamento dos fios, o Luviquat® Supreme fará toda a diferença”, garante a gerente, explicando que se trata de um polímero catiônico que oferece a modelagem ideal com alta fixação e toque flexível, sem deixar a pelagem endurecida e com a falsa caspa. Ele combina propriedades de styling e condicionamento, permitindo diferentes modelagens com efeito de longa duração mesmo em condições de alta umidade. Melhora a penteabilidade, reduz o frizz e oferece benefícios adicionais de volume e proteção térmica.

Para penteados mais ousados, Fabiana destaca o polímero Luviset® 360, que traz uma fixação forte e flexível, com o benefício adicional de antipoluição. Produz fórmulas com alta viscosidade, o que também trará a modificação de reologia da formulação, reduzindo o custo da fórmula. Ele permite ainda ganho de tempo no processo de produção, pois espessa rapidamente após a neutralização. O Luviset® 360 pode também ser usado em uma ampla variedade de produtos para pet care, como bálsamo hidratante para focinho, patas e cotovelos, cera antiderrapante, higienizadores em gel para patas, entre outros.

Pelos bem cuidados

A Rudnik Química conta com uma linha de produtos pet que proporcionam maior cuidado com a pele e com os pelos dos animais. Entre eles, Luís Carlos Cardoso, diretor comercial da empresa, destaca tensoativos de alta suavidade, como o Enzurpon HS-30, solução de Lauril-Éter-Sulfossuccinato de Sódio a 30%. “Esse produto proporciona boa detergência, alta suavidade para olhos e para as mucosas”.

Já o Enzurpon SHC, segundo Cardoso, é um blend de Lauril-Éter-Sulfossuccinato de Sódio com Lauril-Éter-Sulfato de Sódio, combinados na proporção ideal para, além de manter uma alta suavidade para olhos e mucosas, manter boa viscosidade ao sistema.

Luís Carlos Cardoso, diretor comercial da Rudnik Química

A empresa também oferece betaínas, em versões com sólidos totais de 35% e 30%. Considerada mais competitiva, esta versão é um cotensoativo que apresenta boa detergência, suavidade e algum poder de espessamento. “Com 90% de amida combinada, proporciona sobre-engorduramento aos pelos e sinergia com o LESS/Sulfossuccinato de Sódio, resulta em boa viscosidade”, explica Cardoso, que cita outros tensoativos especiais para xampus suaves: o Enzurpon LSA e Enzurpon LSTEA (Lauril-Sulfato de Amônio e Lauril-Sulfato de Trietanolamina).

Outros destaques da empresa são o Cloreto de Cetil-Trimetil-amônio, CTAC 50% com agente condicionante dos pelos de cães e gatos; Cloreto de Benzalcônio 50%, agente bactericida tradicional importado do Uruguai, e base perolizante a frio (Nacar AFB) vendida em caixas de 20 kg, bem formulado e com muita ergonomia para o manuseio.

“Também temos outros produtos para pet care, como Triclosan, bacteriostático; Digluconato de Clorexidina a 20%, para aqueles que querem formular sem Triclosan; Alquilpoliglicosídeos de cadeia C8-C10, C10-C12 e C12-C14, tensoativos não-iônicos de alta taxa de biodegradabilidade, e temos também o EDTA Dissódico para pH neutro e EDTA Tetrassódico para sistemas com pH mais alcalino”, completa.

Além da higiene

Os produtos para banho como sabonetes e shampoos são os mais populares na categoria de higiene e beleza, tendo sido mencionados por mais da metade dos consumidores em pesquisa da Mintel com consumidores brasileiros. “Nessa categoria, produtos que tragam praticidade para o processo do banho e higienização dos animais têm grande potencial, tendo em vista que os brasileiros vêm se sentindo sobrecarregados com o acúmulo de tarefas intensificado pela pandemia”, diz Laura Menegon, analista de pesquisas da Mintel, que cita como exemplos os shampos e produtos que possam ser utilizados por cães e gatos, já que 18% dos brasileiros são donos de cachorros e gatos.

Laura Menegon, analista de pesquisas da Mintel

Outro dado interessante da pesquisa é o alto interesse shampoos e sabonetes com probióticos que tratem a pele e o pelo do animal, evitando alergias e irritações, evidenciando uma preferência dos consumidores por produtos com ingredientes naturais.

A pesquisa também indicou que mais da metade dos donos de pets sentem-se mais como um pai ou mãe do animal do que um tutor. “Assim podemos observar que muitas das tendências de consumo humano reverberam no mercado de pets. Um exemplo é a visão mais ampla da saúde e do bem estar animal por parte dos tutores, que passaram a preocupar-se com aspectos até pouco ignorados como a saúde mental dos animais e as necessidades dos pets em momentos específicos da vida, como a gestação e a idade avançada”, explica Laura.

A analista enxerga o futuro com otimismo: “Em um cenário pós-pandemia de recuperação econômica, haverá mais oportunidades para produtos premium e principalmente para os serviços que deverão se diversificar, como também serviços mais inovadores, focados em experiências”.

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