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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarCosméticos anti-estresse ganham espaço no mercado de cuidados pessoais

Cosméticos anti-estresse ganham espaço no mercado de cuidados pessoais

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Cristais de ametista e turmalina, melatonina e plantas biossensoriais são alguns dos ingredientes utilizados nas composições dos cosméticos que auxiliam na saúde e bem-estar

Um relatório do Quince Market Insights, divulgado em 2023, mostra que o mercado de gestão do estresse, avaliado em mais de US$18 milhões em 2020, deve ter um crescimento aproximado de 3,5% por ano até 2030. A pesquisa  considera o aumento do acesso aos aplicativos criados para auxiliar na prática de meditação e em exercícios de respiração, a busca por tratamentos alternativos em áreas como acupuntura, suplementos alimentares e o consumo de cosméticos chamados de stress care.

De acordo com a Anna Sui Woo Gomes, sócia e diretora criativa da Inspires, marca específica de cosméticos com ação emocional, o interesse  por esse tipo de produto tem aumentado à medida que os consumidores necessitam de praticidade, já que dispõem de menos tempo para um ritual de cuidados pessoais em meio à rotina.

“As pessoas estão buscando  soluções que aliam qualidade  a resultados rápidos.. Em meio a esse cenário,  desenvolvemos opções (cosméticos) que trazem propriedades para  aliviar ansiedade, estresse, depressão, entre outras necessidades pensando na saúde mental e bem-estar das pessoas. O foco é solucionar esses problemas. Eu mesma senti essa necessidade”, explica a executiva.

Uma pesquisa da Euromonitor, divulgada em 2020,  apontou que para 48% dos participantes, os produtos de higiene pessoal e de beleza podiam colaborar na melhora da saúde mental e da autoestima. Já 46% afirmaram que buscavam ingredientes que ajudassem a relaxar e dormir melhor.

Neste sentido, a chegada do wellness, produtos que visam o bem-estar, no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) fez com que os especialistas expandissem o catálogo de soluções   com componentes relaxantes retirados da aromacologia, como o óleo essencial de lavanda e melatonina, para ajudar nos distúrbios do sono, além de  plantas e minerais.

“Na natureza existem muitos ingredientes diferentes que podem ajudar na saúde física e emocional. No caso da Inspires, por exemplo, usamos blends (misturas) exclusivos de óleos essenciais, cristais minerais, como ametista e turmalina, nanocápsulas, biopeptídeos, que atuam no ciclo circadiano e plantas biossensoriais, como polissacarídeo de plantago, que é um ativo com ação que atua na hidratação da pele, no cuidado emocional e sensorial”, conta Anna.

Diferente dos cosméticos tradicionais, a linha de stress care conta com profissionais de diferentes campos de atuação no centro de pesquisa e desenvolvimento. Além de químicos, farmacêuticos, pesquisadores e dermatologistas, também  recebe a atenção de terapeutas e aromaterapeutas. “Para desenvolver melhor os produtos, precisamos estar ligados a muitos estudos. Estamos sempre procurando as atualizações e novidades ligados ao próprio setor da cosmetologia, para estarmos à frente de novos métodos, novas tecnologias e matérias-primas, e também da neurociência,  para garantir a eficácia em todo consumidor”, finaliza.

O processo de desenvolvimento, ingredientes e também esse movimento do mercado de HPPC foi abordado no episódio de podcast “Cosméticos com propriedades emocionais: desenvolvimento, benefícios e mercado” da in-cosmetics Latin America, que contou com a participação da sócia e diretora criativa da Inspires. O programa está disponível na plataforma digital in-cosmetics Connect.

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