Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarCosmiatria verde: o caminho para uma rotina de skincare sustentável

Cosmiatria verde: o caminho para uma rotina de skincare sustentável

  • Written by:

Especialista tira cinco dúvidas sobre cosméticos veganos e naturais. Na sequência, uma seleção de Beauty Tudo de produtos gentis

Não basta fazer bem para a pele, um cosmético também precisa garantir que não prejudica o meio ambiente nem os animais. Essa máxima ganha cada vez mais adeptos e já conquista uma fatia importante do mercado, que deve aumentar ainda mais nos próximos anos. Pesquisa da Grand View Research, consultoria de pesquisa de mercado americana, aponta que o segmento global de cosméticos veganos deve atingir US$ 20,8 bilhões até 2025, uma taxa de crescimento anual de 6,3%. Apesar de estar em crescimento, a cosmeatria verde ainda provoca muitas dúvidas e polêmicas. A dermatologista, Thatiana Hadlich, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, esclarece cinco questões sobre o assunto de forma objetiva e prática.

Dúvidas e respostas sobre cosméticos sustentáveis

1. É possível seguir uma rotina de skincare somente com ativos veganos e cruelty free?

Sim e chamamos esse tipo de skincare de cosmiatria verde. Podemos usar espumas, produtos anti-idade, anti-manchas alinhados a essa filosofia, tanto manipulados, quanto industrializados.

2. Cosméticos naturais estão isentos de provocar reações adversas na pele?

Não. O fato desses produtos serem isentos de origem animal, não garante que ele não provocará alguma reação adversa. Na maioria das vezes, são produzidos com ingredientes seguros e selecionados, sendo eles testados positivamente para trazer benefícios à saúde. Entretanto, podem conter algum ingrediente que não reaja bem a pele ou condição específica de um paciente. Por isso, todos devem ser indicados por um dermatologista.

3. Todo o cosmético vegano é natural?

Um cosmético pode ser vegano e não ser natural, pois pode conter ingredientes sintéticos que não seriam aceitos num cosmético natural. Da mesma forma, um cosmético natural pode não ser vegano, pois pode conter ingredientes de origem animal como, por exemplo, mel, cera de abelhas, entre outros.

4. Fórmulas naturais podem conter antioxidantes?

Sim! Ingredientes naturais são as fontes mais ricas de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes essenciais. Como os produtos de beleza veganos e naturais são feitos de plantas, você pode dar à sua pele o combustível que ela precisa para permanecer vibrante e jovem sem agressões e impacto ambiental.

5. Todos os problemas de pele pode ser tratados com ativos naturais, veganos e cruelty free?

Nem sempre. Ainda existem condições em que é preciso lançar mão de ativos e ingredientes, como medicamentos, que não se adequam a essas categorias.

Seleção de cosméticos veganos

Beauty Tudo destacou seis produtos de beleza que se declaram veganos:

1. Fluido Hidratante Finalizador Antiporosidade, Quintal – formulado para peles oleosas ou mistas, hidrata, regula a oleosidade e pode ser usado como primer. Entre os ingredientes, óleos essenciais de alecrim, sálvia e menta.

2.  Shampoo Regenerador Maria da Selva, Cativa Natureza – indicado para cabelos ressecados e fragilizados. Possui combinação de extratos naturais e orgânicos, tais como tea tree, damasco, hibisco entre outros.

3. Solução Niacinamida, Simple Organic – a solução contém 10% de niacinamida para uniformiza o tom da pele e  previnir linhas finas de expressão.

4. Pó facial bionutritivo #1, Bioart – pioneiro em cosméticos veganos, esse pó é elaborado com argila e tapioca.

5. Top Coat Extra Brilho, Two One Two – formulação hipoalergênica, livre cânfora, DBP, conservantes, formaldeído, petrolatos e tolueno.

6. Batom líquido vegano Born to Kiss, Face It – feito com extratos vegetais e minerais, além de vegano, é cruetly free.

 

 

 

 

Fonte: Marie Claire 18.08.2021

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Ajinomoto
Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company