Multinacional do segmento de beleza submeteu patente global de novo complexo “silicone-free”, alinhado às ambições sustentáveis da empresa.
A Coty, uma das principais empresas de beleza do mundo, com vasto e icônico portfólio de marcas no Brasil, anuncia o desenvolvimento de inovadora tecnologia que substitui o uso do silicone D5 (Ciclopentasiloxano), ingrediente amplamente utilizado na fabricação de desodorantes aerossóis antitranspirantes (APS). Obtida a partir da composição de matérias-primas sintéticas e naturais, resultando em blend proprietário, a nova tecnologia também gera menor impacto ambiental.
Essa inovação foi desenvolvida ao longo dos últimos três anos, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Coty no Brasil, localizado em Barueri (Grande SP), que atualmente é o hub global de P&D da empresa na categoria de desodorantes. Profissionais especializados deste centro de P&D conduziram extensas pesquisas e testes para desenvolver com sucesso esta nova tecnologia, garantindo eficácia do produto e segurança para consumidores.
Como resultado desse processo, a Coty chegou ao novo blend que substitui o silicone D5 (Ciclopentasiloxano) utilizado na formulação de desodorantes aerossóis antitranspirantes (APS). Assim, a partir de junho de 2022, as marcas brasileiras Monange, Bozzano e Très Marchand passam a incorporar essa nova tecnologia em seus produtos. E, futuramente, desodorantes da marca Adidas também passarão a contar com este blend em suas fórmulas, em âmbito global.
Segundo Henrique Sales, diretor sênior de P&D do Grupo Coty no Brasil / Savoy, trata-se de uma nova composição proprietária que teve seu registro de patente submetido internacionalmente. “Na companhia, a sustentabilidade é nosso maior impulsionador de inovação. Por meio disso, é possível aproveitar o que de melhor a natureza e a ciência têm a oferecer. Esse novo complexo traz solução eficiente em termos de funcionalidade e coloca mais produtos limpos e verdes em nosso portfólio, bem como está em linha com o compromisso global de sustentabilidade da Coty (plataforma Beauty That Lasts)”, explica Henrique.
Preservação ambiental – A concepção dessa nova tecnologia do Grupo Coty foi guiada pela meta de substituição do silicone D5, conhecido por sua alta persistência na natureza e por ser bioacumulativo. “A eliminação do D5 de nossas fórmulas de desodorantes aerossóis contribuirá significativamente para a preservação ambiental, pois encontramos alternativa à matéria-prima que costuma ficar acumulada no meio ambiente. Além disso, estudos preliminares apontam ser possível comprovar que a novidade apresenta menor impacto de carbono quando comparada ao D5”, complementa Henrique.
Inovação acessível – Em linha com o propósito de democratizar a beleza no País, a utilização de nova tecnologia nas fórmulas de desodorantes aerossóis da companhia ressalta seu compromisso em oferecer produtos de alta qualidade por meio de constantes inovações.