Coty reverte prejuízo e lucra US$ 50,3 milhões no trimestre até março
A receita registrou crescimento de 15,4% no período, chegando a US$ 1,19 bilhão
A empresa de produtos de beleza Coty reportou lucro líquido de US$ 50,3 milhões no terceiro trimestre fiscal de 2022, encerrado em 31 de março, revertendo um prejuízo de US$ 18,5 milhões no mesmo período do ano anterior. A receita cresceu 15,4%, para US$ 1,19 bilhão.
O lucro ajustado de US$ 0,03 por ação, excluindo itens não recorrentes, superou a previsão de US$ 0,02 por ação, segundo projeção compilada pela FactSet. A receita também veio acima do espero, de US$ 1,15 bilhão.
Os resultados foram impulsionados por fortes vendas do segmento Prestige e beleza do consumidor, diz a empresa. A receita da Prestige aumentou 21%, para US$ 726,4 milhões, com crescimento particularmente forte de Gucci Beauty, Chloe, Burberry e Hugo Boss, enquanto a receita de beleza do consumidor aumentou 8%, para US$ 459,8 milhões.
Por região, o crescimento da receita foi impulsionado pela recuperação contínua em muitos mercados da Europa, Oriente Médio e África, uma forte recuperação no varejo de viagem e o impulso contínuo no comércio eletrônico dos Estados Unidos, com crescimento de vendas de dois dígitos, apoiando a penetração do comércio eletrônico, mesmo com a reabertura das lojas.
O custo das vendas subiu 8%, menos do que o crescimento das vendas, para US$ 423,1 milhões. A margem bruta melhorou para 64,3%, ante 61,9%, impulsionada pelo mix favorável de produtos e categorias, preços e volumes mais altos. Segundo a empresa, apesar do ambiente inflacionário desafiador, a Coty continuou a gerar uma forte expansão da margem bruta no trimestre, ao mesmo tempo em que manteve um maior nível de investimento em mídia para impulsionar ainda mais a receita e o crescimento de vendas.
A empresa disse enfrentar desafios devido a bloqueios na China, a guerra na Ucrânia, fatores contrários inflacionários e pressões globais de oferta, além de incertezas políticas e econômicas, incluindo as próximas eleições no Brasil.
“A Coty navegou nesse cenário complexo com muito sucesso até agora. Prosseguimos com a premiunização de nossos portfólios tanto em Prestige quanto em beleza do consumidor, para implementar aumentos de preços como forma de reter talentos e proteger margens, além de manter a flexibilidade necessária em nossa cadeia de suprimentos”, diz a diretora-presidente da Coty, Sue Nabi.
Para o ano fiscal de 2022 como um todo, a empresa elevou sua projeção de lucro por ação ajustado para entre US$ 0,23 e US$ 0,27, ante a previsão anterior de entre US$ 0,22 e US$ 0,26, o que se compara ao consenso FactSet de US$ 0,27. “Continuamos confiantes em nossas ambições de curto e médio prazo, à medida que continuamos a fortalecer nossa posição como uma verdadeira potência global de beleza”, destaca Sue Nabi.
As ações da Coty caíram 30,7% no acumulado do ano, enquanto o S&P 500 diminuiu 13,5%.
Fonte: Valor Econômico 09.05.2022