Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Tecnologia Verde & SustentabilidadeÉ barra: cosméticos sólidos com pegada eco-consciente

É barra: cosméticos sólidos com pegada eco-consciente

  • Written by:

Você conhece os shampoos, condicionadores e as máscaras em barra? Além de eco friendly, eles também são ótimos para transportar na mala, perfeitos para a temporada de férias

O conceito “waterless” refere-se aos produtos fabricados sem água, possibilitando praticar a beleza limpa de forma ainda mais ativa. “A beleza e a sustentabilidade têm que caminhar juntas. Os produtos em barra permitem a conservação do meio ambiente em todo o processo”, afirma Dayana Volpato Thá, dermatologista especialista em cosmiatria e tricologia. São inúmeras as opções de cosméticos que podem ser produzidos na versão anidra (substância ou produto que não contém água). As estrelas desse segmento são os produtos para cabelo, que normalmente contêm alta concentração de água, e as máscaras faciais. Os shampoos e condicionadores líquidos possuem cerca de 80% de água e 20% de ativos. Os formatos em barra consideram a ideia de que o consumidor já terá a água necessária no chuveiro ou na torneira e que, portanto, esse recurso hídrico pode ser economizado na fabricação do produto. Dayana, especialista em cosméticos, explica que as barras são fabricado considerando também um pensamento ecofriendly em outras frentes. Normalmente são embalados apenas em papel – e muitas vezes reciclado ou biodegradável – e há redução da emissão de co2 já que o transporte e a distribuição são otimizados (cabem mais produtos em poucos conteiners) “No final das contas, somando todas as emissões e recursos que foram evitados, houve um bem significativo para o planeta”, conclui Dayana.

Eco-friendly

Esses itens, por serem oriundos de uma fabricação industrial consciente, muitas vezes também estão atrelados a uma formulação mais ecológica, com menos ingredientes artificiais ou derivados dos petrolatos, resultando em uma formulação mais suave. Há de se considerar também que costumam ser mais biodegradáveis e oferecem maior rentabilidade. Os shampoos e condicionadores em barra da Davines, marca italiana de produtos para o cabelo com o selo B-Corp (certificação é concedida a marcas que buscam ser melhores para o mundo por meio de soluções também ambientais) redem até 40 lavagens, enquanto o líquido equivalente cerca de 25 lavagens. Além de tudo, na versão concentrada, os cosméticos são ainda mais fáceis e seguros para levar na mala, economizando o precioso espaço e sem riscos de abrir e molhar todas as outras peças da bagagem. 

Shampoos da linha Essential Haircare, Davines Brasil

Shampoos sólidos com ativos vegetais extraídos por meio de uma técnica natural de biomaceração em óleo de girassol, uma alternativa sustentável aos solventes químicos tradicionais. A composição suave, com uma mistura de surfactantes leves, com pH dermocompatível. Embalados com papel totalmente reciclável.

Máscaras capilares em barra, Lola Cosmetics

À base de corantes naturais e fragrância livre de alergênicos, as máscaras em barra não possuem água em sua composição, evitando o desperdício e aumentando a sua durabilidade, além das embalagens serem recicláveis, ou seja, zero plástico e de papel biodegradável e compostável.

Máscara Capilar Hidratação, USE B.O.B

Promete nutrir, hidratar e fortalecer os fios. A fórmula possui proteína de quinoa, que restaura a queratina dos fios, e o óleo de argan, que ajuda a combater o frizz. Já o mel de yacon confere um brilho intenso aos cabelos.

Sérum em Barra de óleo de Rosa Mosqueta, Arte dos Aromas

Combina óleos essenciais de Olíbano, de Palmarosa e de Lavanda. A Rosa Mosqueta tem um poder regenerador que deixa a pele sedosa, nutrida, renovada e com maior elasticidade. Vegano. A barrinha pode render até 50 aplicações.

Barra de Tratamento Tonificante, Bioarte

Uma barra para limpar, tonificar e hidratar a pele do rosto. Formulação 100% vegetal com  Argila Roxa e Óleo Essencial de Lavanda que possui ação regeneradora.

The Multi Balm Sweet Pink, Be Plus Natural Care

Pode ser blush, pode ser sombra e pode fazer as vezes de um lip tint nos lábios – mas como é bem sequinho, vale uma camada de gloss ou hidratante por baixo.  A embalagem de papelão é fofa e resistente e o  produto até pode ser aplicado com pincel, mas a textura é ideal para aplicação com os dedos, em leves batidinhas localizadas.

 

 

 

 

Fonte: Marie Claire 21.11.2021

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Web Design Company