Estudo mostra o poder da vitamina B3 para a pele por dentro e por fora
O uso tópico da vitamina B3, também conhecido como niacinamida, é extremamente popular no cuidado da pele.
Com benefícios como ajudar a diminuir a hiperpigmentação, diminuir linhas finas e controlar a acne, o ingrediente pode ser útil para uma miríade de problemas de pele. Mas uma nova pesquisa, que foi apresentada no 29º Congresso da European Academy of Dermatology and Venereology (EADV) descobriu que esta vitamina poderosa também pode ajudar em outra área de preocupação, a exposição ultravioleta (UV), por meio de usos não-ópticos.
“Nosso estudo indica que aumentar o consumo de vitamina B3, que está prontamente disponível na dieta diária, protegerá a pele de alguns dos efeitos da exposição aos raios ultravioleta”, diz Lara Camillo, pesquisadora que trabalhou no projeto. “No entanto, o efeito protetor da vitamina B3 é de ação curta, então ela deve ser consumida no máximo 24 a 48 horas antes da exposição ao sol”.
Para testar a eficácia do consumo de vitamina B3 para proteger as células da pele, os pesquisadores trataram células individuais com nicotinamida, uma forma de B3. Eles então introduziram essas células à exposição aos raios ultravioleta e viram que as vitaminas ajudavam a protegê-las do estresse oxidativo.
Fonte: Mindbodygreen 03.11.2020