Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Tecnologia Verde & SustentabilidadeExpedição francesa Plastic Odyssey desembarca no Brasil

Expedição francesa Plastic Odyssey desembarca no Brasil

  • Written by:

A fim de reduzir a quantidade de plástico despejado nos oceanos, o projeto conscientiza e auxilia comunidades litorâneas vulneráveis

Segundo o relatório “Breaking the Plastic Wave”, divulgado em 2020 pelas empresas The Pew Cheritable Trusts e SYSTEMIQ, a cada minuto, 19 toneladas de plástico são despejadas no oceano, o equivalente a um caminhão de lixo. A consequência da poluição de plásticos já pode ser sentida pela fauna, flora e comunidades locais por todo o mundo, e a necessidade por medidas para reverter esses impactos é urgente.

Com isso em vista, L´Occitane en Provence, marca francesa de cosméticos alta qualidade e performance, é a principal patrocinadora do projeto e expedição Plastic Odyssey, que tem como objetivo reduzir o desperdício e despejo de resíduos plásticos nos oceanos. A expedição visa desenvolver tecnologias acessíveis para comunidades mais impactadas pela poluição dos oceanos e se responsabiliza por treinar cerca de 300 empreendedores ajudando-os a encontrar formas rentáveis de reciclar e reutilizar os resíduos dos plásticos em objetos úteis à longo prazo, como materiais de construção ou biocombustível, consequentemente evitando que sejam despejados no mar.

Idealizada em 2018 pelo jovem engenheiro e oficial da marina francês Simon Bernard, a finalidade do projeto é reduzir o desperdício de lixo plástico na raiz do problema, diminuindo os impactos causados nos oceanos. Para isso, Simon percebeu que deveria encontrar formas mais práticas de reciclagem do plástico, que é um dos materiais mais complexos para o processo e para reutilização. Junto a dois amigos, o trio desenvolveu a Plastic Odyssey, um projeto complexo e planejado para conscientizar, educar e mudar os hábitos de comunidades vulneráveis, em que a poluição pelo plástico domina o cenário urbano.

A expedição saiu do porto de Marseille, na França, em primeiro de outubro de 2022, com um trajeto planejado para percorrer 30 portos, em três continentes, ao longo de três anos, finalizando a expedição em 2024 na Ásia. A tripulação conta com 30 integrantes, entre marinheiros, cientistas, engenheiros e voluntários especializados no trabalho em comunidades vulneráveis.

O navio ficará atracado no Brasil, na cidade do Recife, até o dia 22 de maio e realizará encontros e ações de campo com ONGs, companhias de reciclagem e institutos de pesquisa para desenvolver comunidades brasileiras litorâneas. Entre as atividades realizadas, o time leva tecnologias acessíveis para populações vulneráveis, instalando as máquinas de reciclagem de plástico nas comunidades e oferecendo o treinamento necessário para manuseá-las.

A PARCERIA ENTRE L´OCCITANE EN PROVENCE & PLASTIC ODYSSEY E SEU COMPROMISSO “REDUZIR O DESPERDÍCIO”

L´Occitane en Provence se compromete a apoiar o projeto como parte do seu programa de ESG Cultivators of Change, que contempla seis objetivos socioambientais, entre eles “reduzir o desperdício”, que engloba os pilares reduzir, reciclar e reagir. A Plastic Odyssey é, acima de tudo, um projeto humano, que contempla frentes de desenvolvimento social, ambiental e econômico, apoiando empreendedores locais a aderirem novas formas e alternativas de processos em prol da redução e reciclagem de lixo, a receberem novos financiamentos e a evoluírem seus negócios. Esses objetivos têm sinergia com os valores da marca em agir localmente, impactando positivamente as comunidades em que estamos presentes ao suprir suas reais necessidades”, explica Nicolas Geiger, Business Development Executive do Grupo L´Occitane e herdeiro do legado, sobre quais foram as motivações e o que levou a empresa a investir no projeto.

A Plastic Odyssey é um comprometimento de pessoas de todo o mundo, que buscam limitar a poluição de plástico em alto mar e reduzir os impactos negativos a longo prazo, agindo diretamente na fonte do problema. O projeto contempla muito além do que apenas medidas paliativas ao “limpar o passado”, mas está em busca de “construir o futuro” ao acompanhar empreendedores e oferecer soluções que vão além do uso do plástico. Com isso, os valores do da Plastic Odyssey estão alinhados e buscam por mudanças no mundo, de acordo com o programa Cultivators of Change da marca patrocinadora.

Além disso, L’Occitane en Provence tem o selo “reduzir o desperdício” (ou reducing waste, em inglês)”, que identifica suas ações relacionadas à causa. A principal meta da marca é reduzir o uso de plástico em 10% até 2025 (relacionado ao nível de uso de 2018) para isso, seu objetivo até lá é assegurar que 100% das embalagens serão feitas de plástico reciclado, recicláveis e reutilizáveis e que todas as lojas oferecerão serviço de reciclagem.

Em relação ao seu portfólio, L´Occitane en Provence atualmente conta com eco-refis de 26 produtos, que resulta na redução de 80% de plástico comparado às embalagens originais, além da economia de cerca de 200 toneladas por ano. A marca tem desenvolvido sua linha de cuidados capilares sólidos, como os shampoos em barra, que são livres de silicones e sulfatos e vendidos em embalagens sem plástico, feitas com papel cartão 100% reciclado. Além disso, no Brasil, L’Occitane se une à Trashin e disponibiliza pontos de entregas voluntárias (PEVs) nas lojas para coleta de embalagens vazias, que serão recolhidas pela empresa parceira, enviadas as cooperativas parceiras e vendidas para a reciclagem.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company