Feira reuniu inovações em sustentabilidade, design, funcionalidade e experiência do consumidor
Por Estela Mendonça
Na edição comemorativa de 30 anos da FCE Cosmetique, promovida pela NürnbergMesse Brasil, entre os dias 01 a 03 de junho, no Expo São Paulo, as empresas de embalagens mostraram que o setor avança em múltiplas frentes: redução de impacto ambiental, personalização, rastreabilidade, acabamentos premium e soluções pensadas para valorizar a experiência do consumidor final. Entre frascos, bisnagas, cartuchos, rótulos, válvulas, embalagens metálicas, vidro, papelcartão e sistemas refill, os lançamentos reforçam a importância da embalagem como elemento estratégico para marcas de beleza.
Por isso, o Portal Cosmetic Innovation decidiu preparar uma matéria especial sobre o tema. Dezenas de expositores apresentaram soluções inovadoras, principalmente voltadas à sustentabilidade, ao design e à sofisticação do setor.
Elegância sustentável
A Bormioli Luigi, uma das mais renomadas empresas globais especializadas na produção e decoração de embalagens de vidro de alta qualidade, levou para a feira os últimos lançamentos na Europa das principais marcas e de perfumaria de nicho, além de principais novidades para atender as necessidades da perfumaria brasileira.
Um destaque dos frascos apresentados foi o do perfume Purpose 50 Exceptional Extrait, da Casa Amouage, ganhadora este ano de três prêmios na prestigiada The Fragrance Foundation UK: Best Luxury, Perfume Extraordinaire e Emerging Brand).

Entre as novidades, Marta Bagolin, responsável pela área comercial para a América Latina, conta que para o mercado de home fragrances, a empresa lançou a linha Calipso, composta por frascos desodorizadores de ambiente com design exclusivo, disponível nos nas versões de 250ml e 500ml, com vários tipos de terminação, incluindo rosca e carnette.
Para perfumaria fina, as novidades a Linea, linha que interpreta a elegância da forma retangular, com proporções equilibradas, bordas retilíneas, além de uma perfeita distribuição de vidro, com terminação SNI 15 para garantir recarga e fácil reciclagem, e a linha Laura Twist, que traz um relevo em elegante frasco cilíndrico e com terminação FEA 15. Já as linhas Pocket e Axis, com capacidade de 10 ml vão ao encontro a tendência dos tamanhos para levar na bolsa.
Na feira, a Bormioli também reforçou a divulgação da linha de copos para velas e da linha Ecoline de frascos de vidro, com ecodesign e ultraleves para fragrâncias premium, com redução de 50% peso, sem comprometer a resistência e a percepção de alta qualidade, reforçada pela transparência do vidro.
Todos os lançamentos estão disponíveis nos novos catálogos também lançados evento e reforçam o avanço da Bormioli em soluções sustentáveis e alinhadas ao crescente interesse do mercado por embalagens reutilizáveis. “Nesta edição, pudemos reafirmar a nossa dedicação, percebida pela visitação e nossos clientes e parceiros e consolidar a nossa presença no importante mercado brasileiro”, finalizou Marta.

Bisnagas com menos plástico
A participação da Globoplast reforçou o posicionamento da empresa como referência no desenvolvimento de bisnagas plásticas voltadas à inovação e à sustentabilidade. Durante o evento, foram apresentadas soluções alinhadas às tendências e demandas do setor de cosméticos, beleza e cuidados pessoais por embalagens mais eficientes e com menor impacto ambiental.

Os principais destaques foram os lançamentos EcoStone e Slim Tube. Jardel Saraiva, CEO da Globoplast, explica que a linha EcoStone oferece uma alternativa para marcas que buscam reduzir o consumo de plástico em suas embalagens por meio da incorporação de composto mineral à estrutura da bisnaga, diminuindo a utilização de resina de origem fóssil sem comprometer desempenho e funcionalidade.
Já o Slim Tube, segundo o executivo, foi desenvolvido para otimizar o uso de materiais, permitindo reduzir em até 23% a quantidade de plástico empregada na composição da embalagem. “A solução mantém os padrões de qualidade e proteção exigidos pelo mercado e pode ser produzida em versões multicamadas para diferentes aplicações”.
Além dos lançamentos, a Globoplast apresentou tecnologias voltadas à economia circular e à redução da pegada de carbono, como bisnagas produzidas com resina PCR, Polietileno Verde, a tampa Eco Low Profile e o conceito Perfect Tube, que reúne atributos de sustentabilidade, reciclabilidade e acessibilidade.

“A sustentabilidade deixou de ser uma tendência para se tornar um critério estratégico no desenvolvimento de embalagens. Nosso trabalho tem sido transformar essa demanda em soluções viáveis para o mercado, conciliando desempenho, eficiência produtiva e redução de impacto ambiental. A FCE Cosmetique é um ambiente importante para apresentar essas inovações, fortalecer relacionamentos e identificar novas oportunidades de negócios”, afirma Jardel Saraiva.
Inovações em aplicação gráfica

Em sua estreia na FCE Cosmetique, o objetivo da Ápice Gráfica foi destacar a importância da embalagem como elemento estratégico para a comunicação das marcas. Com 48 anos de atuação no mercado gráfico, a empresa apresentou projetos desenvolvidos para segmento cosmético e outros setores, demonstrando aos visitantes do estande como recursos de impressão e acabamento podem contribuir para a valorização dos produtos.
“Nossa participação marca um momento importante na trajetória da Ápice. Encontramos na feira uma excelente oportunidade de estreitar o relacionamento com clientes, parceiros e profissionais da indústria cosmética”, avaliou Roberto Wosniak, diretor da Ápice Gráfica, acrescentando que, mais do que expor soluções, o ponto alto foi interagir e dialogar com os profissionais da indústria sobre os desafios e transformações que vêm moldando o mercado de embalagens, cada vez mais voltado à diferenciação, à experiência do consumidor e à construção de identidade das marcas.
Wosniak conta que os visitantes puderam conhecer diferentes possibilidades de aplicação gráfica, acabamentos especiais e alternativas que agregam valor à apresentação dos produtos. “Atualmente, um de nossos principais diferenciais competitivos é a agilidade nos prazos de entrega. Contamos com uma equipe altamente preparada para atender grandes demandas em tempos significativamente menores do que os praticados pelo mercado, garantindo eficiência e rapidez aos nossos clientes, o que gerou excelentes oportunidades durante e após o evento”.
“Para a Ápice, a experiência reforçou a relevância dos encontros presenciais como espaço para troca de conhecimento, fortalecimento de relacionamentos e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios e inovação”, resume Wosniak.
Bisnaga com aroma
A America expôs toda a extensão do portfólio, incluindo tampas para perfumaria, embalagens para maquiagem, assim como tampas e bisnagas para cuidados pessoais, além da diversidade de opções em decoração, pintura e metalização, capazes de conferir atratividade aos produtos da indústria cosmética. “Além de tudo isso, apresentamos uma inovação que encantou a todos, que foi a bisnaga com aroma, algo totalmente novo no mercado brasileiro”, destacou Ana Baggio, gerente de marketing.
Pavilhão Aerossol
A ABAS (Associação Brasileira de Aerossóis) destacou o Pavilhão Aerossol como uma vitrine coletiva para empresas associadas e para a cadeia produtiva do setor. A iniciativa reforçou a relevância desse tipo de embalagem no Brasil, quarto maior produtor mundial de aerossóis e o potencial da tecnologia em diferentes segmentos da indústria. “O Pavilhão Aerossol tem sido uma importante vitrine para demonstrar a força coletiva dos associados da ABAS e a capacidade do setor de desenvolver soluções para diferentes segmentos”, afirmou Quote Alyne Freitas, presidente-executiva da entidade.
Perfumaria de acesso
A AB apresentou uma série de novidades, com destaque para o pré-lançamento da Coleção Laguna, da Linha AB, que combina design minimalista, frascos em PET de alta transparência e diferentes opções de personalização, permitindo que marcas construam produtos com forte apelo visual e competitividade. Voltada à perfumaria de acesso, possibilita diferentes combinações de tampas, cache e pumps, atendendo a diferentes linhas de produtos e posicionamentos das marcas. “A Coleção Laguna nasce para atender um movimento claro do mercado: produtos com maior valor percebido e mas acessíveis. É uma solução que entrega estética, funcionalidade e flexibilidade de configuração”, afirmou Jeferson Pelissaro, gerente de inovação da AB.
Aplicação eficiente
A Master Pumps levou soluções voltadas à funcionalidade e à diferenciação visual das embalagens, entre elas a Dosadora STD, desenvolvida para oferecer resistência, acabamento de qualidade e aplicação eficiente em produtos como óleos, séruns e hidratantes. A empresa também apresentou as Lotion Pumps coloridas, que combinam desempenho e identidade visual, permitindo ampliar as possibilidades de personalização das embalagens, reforçar o posicionamento das marcas e tornar a experiência do consumidor mais atrativa.

Identificação e rastreabilidade
A All4Labels Global Packaging Group expôs seu Star Portfólio, linha de rótulos e embalagens com foco em sustentabilidade, além de destacar uma área dedicada à segurança de embalagem e rastreabilidade por meio da divisão Integritag. O destaque foi a demonstração em tempo real de soluções que unem identificação, proteção de marca e controle da cadeia, temas cada vez mais relevantes para o setor cosmético.
Embalagem portátil
A Aptar do Brasil Embalagens mostrou soluções de dosagem, dispensação e proteção, com destaque para o Nomad Refill, embalagem portátil e refilável para fragrâncias. A proposta permite recarregar o conteúdo de um perfume em até cinco segundos, com stop automático, mirando marcas de fragrâncias e giftables que buscam conveniência, mobilidade e apelo sustentável.
Ferramentaria ágil
A Farmaplast destacou sua atuação em embalagens plásticas para as indústrias farmacêutica, cosmética e veterinária, com o diferencial de contar com ferramentaria própria. Essa estrutura, segundo a empresa, permite maior agilidade no desenvolvimento de novos projetos, ponto importante para marcas que precisam adaptar formatos, volumes e funcionalidades com velocidade.
Frascos exclusivos em PET
A Innovapacking apresentou frascos em PET para os segmentos cosmético e saneantes, com capacidades de 30 ml a 1 litro, opções coloridas, moldes exclusivos e lançamentos como a linha de frascos para body splash. O destaque evidencia a procura por embalagens versáteis, com apelo visual e adequadas a categorias em expansão no mercado de cuidados pessoais.
Soluções recicláveis e duráveis
A Mariol Embalagens apresentou sua Linha Pharma e novos frascos das linhas Beauty e Beauty Mini, desenvolvidos para cosméticos e cuidados pessoais. Com produção diária de cerca de 1 milhão de embalagens em materiais como PEAD, PEBD, PP e PET, a empresa destacou soluções recicláveis, duráveis e adequadas tanto a produtos de varejo quanto a kits e amostras.
Produção gráfica em escala
Com mais de 50 anos de atuação e integrante do Grupo Positivo, a Posigraf levou à feira sua experiência em produção gráfica em larga escala, com exposição de cases de impressão de alto padrão técnico e painéis dedicados a indicadores ambientais e institucionais. Também dedicou um espaço à visão de sustentabilidade aplicada ao processo industrial, reforçando seu compromisso ESG.
Caixas rígidas
A Solupack Embalagens, especializada no desenvolvimento e produção de embalagens em papel, com soluções personalizadas para indústria, varejo, e-commerce e franquias, destacou soluções inovadoras em embalagens com foco em caixas rígidas desmontáveis e acabamentos gráficos de alto padrão, desenvolvidas especialmente para os segmentos de cosméticos e farmacêutico. Entre os principais produtos estão caixas rígidas, cartuchos, sacolas de papel, caixas para e-commerce, cartelas, blisters, cintas e embalagens personalizadas, desenvolvidas em seu centro de inovação e desenvolvimento.
Stand Up Pouch sustentável
A Tiliform apresentou duas soluções alinhadas às demandas do mercado cosmético: o Stand Up Pouch sustentável, desenvolvido com matéria-prima de fonte renovável, e uma embalagem flexível com controle de autenticidade e rastreabilidade por QR Code exclusivo. A proposta combina sustentabilidade, proteção da marca e controle da cadeia, temas centrais para marcas que atuam em segmentos competitivos.
Foco em novos rituais
A Vepakum Embalagens anunciou o lançamento de cinco novas embalagens e nove válvulas para os segmentos cosmético e farmacêutico. Entre os destaques estão o pote para pads de algodão embebidos, o bastão aplicador com pente integrado para retoque capilar e o frasco para balm com base giratória, soluções que valorizam praticidade, aplicação direta e novos rituais de consumo.
Vidro PCR
A Vitro do Brasil apresentou embalagens de vidro, incluindo soluções produzidas com vidro PCR. A participação reforçou a relevância do vidro como material associado à sofisticação, reciclabilidade e possibilidade de incorporação de conteúdo reciclado pós-consumo, atributo cada vez mais valorizado por marcas que buscam reduzir impacto ambiental.
Inspiração em emoções
Com o conceito “Onde a emoção ganha forma”, a Wheaton convidou os visitantes a uma jornada imersiva que destaca o vidro não apenas como embalagem, mas como elemento capaz de transmitir sensações, preservar conteúdos e fortalecer a conexão entre marcas e consumidores. A proposta buscou evidenciar como design, tecnologia e inovação agregam valor aos produtos, despertando desejo e memória afetiva.
Estojos rígidos em papelcartão
A Ycar evou como destaque sua linha de estojos rígidos produzidos integralmente em papelcartão. A empresa, especializada em soluções de papelcartão, reforçou investimentos em redução de peso, acabamentos especiais, texturas, relevos, efeitos táteis e soluções gráficas, combinando apelo premium e sustentabilidade.
Litografia com alta definição
A Zempack, unidade do grupo JBS, uma das maiores produtoras de embalagens metálicas da América Latina com capacidade de fornecimento de mais de 1 bilhão de latas por ano, na feira, destacou a litografia, um dos grandes diferenciais da Zempack, que permite a aplicação de artes com alta definição, riqueza de detalhes e excelente fidelidade de cores.

Próxima edição
“Com um mercado cada vez mais impulsionado por inovação, sustentabilidade, transformação digital e novos modelos de negócios, as FCEs prometem seguir como vitrines para lançamentos, tendências e debates que impactam toda a cadeia produtiva, além de um ambiente voltado à troca de conhecimento e ao fortalecimento da competitividade da indústria brasileira”, afirmou João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil, ao anunciar a próxima edição: de 8 a 10 de junho de 2027, novamente no São Paulo Expo.
“O crescimento da participação de expositores, da qualidade do conteúdo e a presença internacional nos dá confiança para seguir investindo no evento e preparar uma edição ainda mais relevante em 2027″, reforçou Patrícia Doria, head do núcleo de Life Science da NürnbergMesse Brasil e Diretora das FCEs.




