Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.FragrânciasFragrâncias escapistas: aromaterapia com seu próprio perfume

Fragrâncias escapistas: aromaterapia com seu próprio perfume

  • Written by:

A nova geração de perfumes promove sensações e leva para lugares em que, pelo menos por ora, não podemos estar

Seja qual for o humor em que você se encontre, os perfumes criados a partir das notas de aromaterapia podem te oferecer um doce alívio. De estimuladores de felicidade a analgésicos, a aromaterapia tem função garantida na rotina de cuidados emocionais há décadas. A diferença hoje é que você pode desfrutar de benefícios similares aos dos óleos essenciais puros com um perfume.
Estudos apontam que o cheiro estimula 75% das emoções. Pensando nisso, muitos dos lançamentos de fragrâncias contém notas individuais com efeitos comprovados de melhora do humor. A bergamota, encontrada no Aqua Allegoria Orange Soleia, da Guerlain, elimina pensamentos ansiosos, de acordo com a revista Physiology & Behavior. Enquanto a Universidade de Tubingen, na Alemanha, descobriu que a baunilha – base do Bronze Goddess Eau Fraiche Skinscent, de Estée Lauder – faz você se sentir mais calmo e reduz os reflexos de estresse do corpo.
Mas isso não é tudo. Qualquer coisa que cheira bem vai fazer você se sentir bem. Portanto, um perfume cítrico e quente como o California Dream, da Louis Vuitton poderia ser tão eficaz quanto tomar banho de óleo de lavanda.

Como um perfume pode melhorar seu humor?
Quando você inala um perfume, ele estimula o sistema límbico, o centro de controle emocional do cérebro, onde o medo e a alegria se originam. “Se um aroma lembra um momento em que você se sentiu feliz, seu cérebro libera substâncias químicas que melhoram o humor, incluindo a serotonina”, diz o professor Tim Jacob, neurologista da Escola de Biociências da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Mergulhar em memórias positivas também nos faz respirar mais profunda e lentamente. Esse gesto, por si só, estimula a atenção plena e pode diminuir a pressão sanguínea.

Perfume X humor
Se você quer se sentir energizado: 
Aromas cítricos, incluindo limão, laranja e bergamota, são garantia de estímulo e aumento de energia. Eles também são recursos perfeitos para momentos em que você precisa melhorar sua produtividade.
“Os aromas cítricos nos revivem”, diz o perfumista inglês Roja Dove. “Isso ocorre porque eles têm um cheiro fresco. Mas também porque as moléculas do perfume têm vida curta. Ao usá-los, você experimenta o movimento das moléculas de limão e laranja à medida que evaporam na pele. Essa explosão de energia é incrivelmente estimulante”.

Se você quer se sentir calmo: Bosques aveludados, almíscar suave e baunilha cremosa podem fazer você imaginar que está escondido em um esconderijo silencioso. Eles são tão reconfortantes que parecem um abraço. As pesquisas de fragrâncias também lembram que as grandes crises mundiais nos atraem para os aromas da infância, motivo pelo qual as pessoas estão embusca de aconchego e carinho durante a pandemia. “A maioria das pessoas está buscando aromas da natureza e de ar livre”, explica Dove. “Eles desenterram lembranças de um tempo mais despreocupado, quando tudo parecia certo com o mundo”.

Se você quer lembrar dos feriados: 35% de nossas memórias estão ligadas ao olfato. É por isso que os perfumistas geralmente tentam engarrafar um determinado momento no tempo para transportá-lo para algum lugar com boas vibrações. Um exemplo é o Ibiza de Paula, que o diretor criativo da Loewe, Jonathan Anderson, diz: “me lembra os verões ensolarados que passei em Ibiza na adolescência”. O efeito é quente e levemente aquático, como pele salgada tingida com filtro solar que seca no calor. Depois de alguns segundos, é como se a praia estivesse a uma curta distância.

 

 

 

 

 

 

Fonte: MarieClaire 15.06.2020

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company