Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosGlicina-betaína trabalhando no núcleo da fibra capilar

Glicina-betaína trabalhando no núcleo da fibra capilar

  • Written by:

O GENENCARE® OSMS BA da DuPont possui benefícios comprovados para a pele e tem o potencial de proteger e melhorar a estrutura proteica do cabelo à medida que ele enfrenta a rigorosa rotina cosmética diária

As fibras capilares não têm mecanismos de proteção ativos ou renováveis, mas os cabelos oferecem uma função essencial de beleza e proteção, e cada fibra pode durar vários anos. A glicina-betaína (GENENCARE® OSMS BA da DuPont Nutritions & Biosciences), conhecida por sua proteção proteica e propriedades osmolíticas, possui benefícios comprovados para a pele e tem o potencial de proteger e melhorar a estrutura proteica do cabelo à medida que ele enfrenta a rigorosa rotina cosmética diária.

Por meio de uma variedade de testes analíticos, foi demonstrado que a glicina-betaína é um componente natural do cabelo humano. Além disso, foi demonstrado que ela pode ser administrada ao córtex do cabelo por meio de formulações típicas de cuidado capilar.

Elaine Scarelli, líder regional de HPC da DuPont

“Quando presente no córtex, a glicina-betaína ajuda a influenciar a relação entre os filamentos intermediários (IF’s) e as proteínas associadas aos filamentos intermediários (IFAP’s), resultando em maior resistência do cabelo”, diz Elaine Scarelli, Líder regional de Home & Personal Care da DuPont Nutrition & Bioscience

Fibras capilares

Embora o cabelo seja funcional e essencial à vida, a fibra totalmente formada e visível não possui atividade metabólica e não tem meios de autorreparo. Toda a regulação da função da proteína e da membrana é resultado da composição final e arranjo interno das proteínas e lipídios, e está restrita ao folículo piloso. Portanto, foi levantada a hipótese de que o cabelo contém uma série de componentes internos, reações químicas ou mecanismos para manter sua estrutura e função proteicas de acordo com as condições ambientais, hábitos e práticas diárias. Cada fibra capilar deve manter sua estrutura e função por até três anos, o equivalente ao período para manter um cabelo longo.

“A glicina-betaína (nome INCI da betaína), é um osmoprotetor que fornece proteção celular e proteica contra estressores térmicos e oxidativos. Esses extremos de condições são muito relevantes para os procedimentos cosméticos cotidianos, como lavagem, clareamento, coloração, permanente e secagem por calor. Praticamente todos os dias, os cabelos variam de ambientes de baixa umidade, com tratamentos térmicos adicionais, até a saturação total, com a adição de surfactantes que afetam e desnaturam a estrutura e função do cabelo”, afirma Elaine.

A presença e os efeitos da Glicina-betaína no córtex são de uma magnitude que pode ser medida por testes de tração mais convencionais e demonstra um efeito positivo mensurável nas propriedades mecânicas da fibra. É sabido que todos os cabelos (virgens e tratados) apresentam uma diminuição progressiva das propriedades mecânicas da raiz às pontas resultando na quebra da fibra.

Entrega de Glicina-betaína de um shampoo in vivo

Foi demonstrada a possibilidade de adicionar glicina-betaína adicional à fibra por meio de um produto cosmético de lavagem, como shampoos. Um estudo in vivo amostrou cabelos de 10 indivíduos que não aplicam nem ingerem produtos contendo Glicina-betaína. Todos receberam um shampoo contendo 5% de glicina-betaína para usar ad lib como parte de seu regime normal de cuidados com os cabelos. Amostras frescas foram retiradas de cada indivíduo após 6 semanas e foi observado um aumento significativo de 7,9x de Glicina-betaína.

Manter e aumentar a resistência da fibra permite que os consumidores desfrutem de um cabelo de melhor qualidade por mais tempo e em toda a extensão do penteado. Consequentemente, o cabelo em melhores condições manterá sua aparência, forma e estilo e terá menos probabilidade de quebrar, levando a uma maior satisfação do consumidor.

Comments are closed.

Parceiros 2020

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros