Granado lança livro, exposição e novas lojas-conceito em comemoração aos seus 150 anos
A marca sempre se manteve fiel ao estilo de fins de século 19
Entrar no escritório da Granado, na região portuária do Rio de Janeiro, é mergulhar num universo onde passado e futuro vivem em harmonia. O chão, de azulejos portugueses, dá ares de botica ao espaço – é que a marca nasceu como farmácia, em 1870, capitaneada pelo lisboeta José Antônio Coxito Granado.
Comemorando seus 150 anos de história, a marca sempre se manteve fiel ao estilo de fins de século 19, seja nas embalagens dos produtos – do clássico polvilho antisséptico à sua moderna versão em gel, da linha Pink –, seja no décor vintage das 72 lojas espalhadas pelo País (fora do Brasil já são três, todas em Paris).
Mesmo com forte ligação com o passado, a Granado nunca ficou datada. Pelo contrário: todo seu acervo é digitalizado, o que contribuiu como trabalho do jornalista Hermés Galvão, que assina o livro Granado, parte da coleção Assouline Legends, novidade da prestigiosa editora francesa especializada em coffee table books de luxo – o prefácio é de Bruno Astuto.
Nas páginas, recheadas de imagens do Rio antigo, é contada a história da empresa, que, antes de criar cosméticos e perfumes, manipulava medicamentos feitos a partir de ativos naturais da flora brasileira. Daí, se tornou uma grife reconhecida mundialmente – em 1994, depois de três gerações na família Granado, a farmácia começou a ser presidida por Christopher Freeman, economista inglês radicado no Brasil, que transformou a marca centenária num importante player do mercado de beleza e cuidados pessoais.
Na empreitada, Christopher trouxe sua filha, Sissi Freeman, 39 anos, hoje diretora de marketing e vendas da empresa. “Não queríamos que o conteúdo do livro fosse nostálgico nem clichê. Aproveitamos para mergulhar no nosso arquivo e trazer à tona imagens que contassem essa história em detalhes”, ela diz.
Além da publicação, serão lançados produtos comemorativos para a data, como kits de sabonetes em latas decoradas e uma exposição no Museu Histórico do Rio, que abre ao público este mês comparte do acervo nunca antes mostrado.
Este ano, Sissi se prepara para inaugurar a primeira loja focada exclusivamente em perfumaria da Granado. “O espaço da Rua Dias Ferreira, no Rio, que é pequeno, vai virar uma concept store com os perfumes de nicho e outras surpresas. A arquitetura vai ser contemporânea, e a experiência de compra, toda informatizada. Também teremos customização de embalagens, já que grande parte dos nossos clientes buscam itens para presentear”, explica.
Em março, a matriz, no centro do Rio, será repaginada, com proposta mais conceitual e estações que brincarão com os sentidos. O plano é que este formato também venha para São Paulo em breve.
Fonte: Vogue 12.01.2020