Companhia atinge resultado histórico ao subir três posições no ranking na categoria de produtos pessoais
Resultado divulgado pela S&P Global, uma das três maiores agências de classificação de risco, traz o Grupo Boticário na liderança do ranking de empresas de beleza brasileiras e como a 3ª empresa mais sustentável do mundo na categoria de produtos pessoais pelo Dow Jones Sustainability Index*. O índice avalia a performance ESG de empresas e seleciona líderes globais, em comparação com seus pares do setor, por meio da Avaliação Global de Sustentabilidade Corporativa (CSA) abrangendo mais de dez mil empresas em todo o mundo.
Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo Boticário vem em uma jornada consistente e, neste ano, atinge a melhor posição da sua história ao ocupar o Top 3 das empresas mais sustentáveis globalmente na categoria de produtos pessoais. A companhia subiu três posições em comparação ao resultado divulgado em 16 de dezembro de 2022, quando ocupava a 6ª posição. A classificação considera a atuação de empresas em temas como Governança Corporativa, Gestão de riscos, Ética nos negócios, Diversidade na cadeia de valor, Segurança da Informação e Privacidade dos dados, Ecoeficiência operacional, Estratégia climática, Sustentabilidade em Produtos e Embalagens, Inovação, Biodiversidade, Direitos humanos, entre outros.
Para Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, o resultado histórico da empresa no ranking revela seu profundo comprometimento com as práticas ambientais, sociais e de governança realizadas muito antes do termo ESG se popularizar. “Estamos bastante honrados pelo reconhecimento do Grupo Boticário como a terceira empresa mais sustentável do mundo na categoria de produtos pessoais. Em nossa jornada em prol da sustentabilidade desempenhamos um papel proativo na implementação de ações robustas, com impacto positivo e que refletem, sobretudo, a nossa responsabilidade em fazer o certo e impulsionar mudanças sociais de forma positiva. Acreditamos e valorizamos uma jornada consistente e com propósito para continuarmos inovando e colaborando em direção a um futuro mais sustentável para as gerações que estão por vir”, conclui a executiva.
Sustentabilidade em seu DNA
O Grupo Boticário divulgou, em junho deste ano, importantes avanços obtidos por meio de seu Relatório ESG 2022. O documento demonstrou que 97% da energia da operação direta vem de fontes renováveis e que, em solução de resíduos da companhia, o número passou de 32% em 2021 para 37% em 2022. Grande parte dos avanços só foram possíveis com redesenho de processos, como a concepção e fabricação de produtos e embalagens mais sustentáveis, inovação na logística de distribuição, uma comunicação assertiva com consumidores até a etapa pós-consumo, além de parceiros e sellers que compactuam com os valores e parâmetros da companhia, multiplicando estrategicamente os conceitos de ESG.
A companhia conta ainda com um Comitê ESG, composto por uma conselheira independente e profissionais da empresa que assessoram a liderança e o CEO nas tomadas de decisão. A partir do Comitê, criado em 2021, é possível monitorar a estratégia de integração dos aspectos da agenda ESG ao modelo de negócio e liderança, reforçando a característica transversal do tema nas diferentes áreas do Grupo Boticário, a fim de garantir análises de indicadores e resultados sob uma conduta ética, íntegra e envolvendo gestão de riscos.
*Resultado divulgado pelo Dow Jones Sustainability Index no dia 22 de dezembro de 2023