Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciasHero ingredients potencializam a eficácia cosmética e atraem consumidores

Hero ingredients potencializam a eficácia cosmética e atraem consumidores

  • Written by:

Formulações milagrosas e secretas dão lugar à transparência e aos ingredientes já reconhecidos ou comprovadamente inovadores

Por Estela Mendonça 

Destacar um hero ingredient na formulação e na embalagem é uma prática que vem sendo cada vez mais adotada por toda a indústria da beleza. Uma pesquisa realizada pela Mintel ajuda a explicar a tendência, revelando que 41% das mulheres procuram ingredientes específicos em seus produtos e um hero ingredient mais importante que toda a lista de ingredientes.

Os hero ingredients impulsionam a inovação no mercado convencional e de produtos naturais de beleza. Basicamente, eles têm o potencial de aumentar a eficácia do produto e oferecer soluções para as principais preocupações com a pele e o cabelo, como também ajudam na estratégia de marketing.

Além dos já reconhecidos hero ingredients, como o ácido hialurônico, a vitamina C, o ácido retinóico, o colágeno e muitos outros, novos ativos vêm sendo integrados a essa prestigiada lista. A The Body Shop lançou o Creme de Limpeza Facial e Demaquilante de Camomila, reconhecida erva medicinal por suas propriedades calmantes. O demaquilante vegano é apresentado em forma de manteiga facial, que derrete a maquiagem, sem agredir a pele.

A Simple Organic aposta em dois produtos com ácido glicólico: Espuma e Solução. Considerado um hero ingredient, o ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido que promove uma esfoliação química, removendo as células mortas da primeira camada da pele. A Espuma de limpeza facial com 5% de ácido glicólico é um produto multifuncional, que limpa e ao mesmo tempo faz um peeling químico suave. Formulado com ácido glicólico, calêndula e alfa-bisabol, remove as células mortas sem agredir a pele. Já a Solução com 8% de ácido glicólico promove luminosidade, atenuando as manchas e trazendo revitalização para a pele.

A categoria de desodorantes também vem absorvendo a tendência. Um bom exemplo é o Kopari’s Coconut Deo, um desodorante sem alumínio e bicarbonato de sódio infundido com óleo de coco que, segundo o fabricante, potencializa a ação antibacteriana, ajudando na proteção contra as bactérias causadoras de odor.

A norte-americana Biossance lançou o spray Esqualano+ Água Revitalizante com Micronutrientes. Além do esqualano vegetal, molécula que hidrata instantaneamente enquanto retém a umidade essencial da pele, a formulação destaca o extrato de alga verde, que ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos e da hidratação instantaneamente e ao longo do tempo, e o complexo multimineral, responsável por repor as perdas minerais, além de 10% de vitamina C.

O CBD é outro ingrediente que vem ganhando o status de herói. O crescente movimento de legalização da cannabis pelo mundo afora tem chamado a atenção dos consumidores. Suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes estão se tornando mais conhecidas e os lançamentos disparam para acompanhar as demandas do mercado. Um exemplo é o Cannabis Sativa Seed Oil Herbal Concentrate Kiehl’s, um novo óleo facial leve, calmante e não comedogênico, que ajuda a melhorar a aparência da pele propensa a imperfeições, como vermelhidão visível e desconforto.

Heróis naturais

Para a Mintel, ingredientes naturais à base de plantas com eficácia comprovada na melhoria das condições da pele e cabelo serão altamente para atender a essa demanda. “Isso representa uma grande oportunidade para o setor natural e orgânico de visar condições específicas da pele, incluindo eczema, além de oferecer mais benefícios medicinais”.

Ana Carolina Winkler Heemann, fundadora e diretora técnica da Heide, de Pinhais (PR), um hub de inovação em ingredientes naturais, com parcerias com universidades e com o Projeto Araucária+, da Fundação CERTI, aponta a linha de fitoglicerinados como a “queridinha das indie brands”, por sua composição compatível com cosméticos naturais e orgânicos, com destaque para o fitoglicerinado Erva-Mate, que ela destaca como um hero ingredient, especialmente pela multifuncionalidade e origem natural.

Segundo Ana Carolina, o Fitoglicerinado Erva-Mate é um ativo que possui finalidades diversas, uma vez que a erva-mate é uma das espécies mais ricas em compostos fitoquímicos, entre eles, os polifenóis, que são substâncias antioxidantes e adstringentes; as saponinas, que promovem ação detergente suave, e as metilxantinas, responsáveis por aumentar a microcirculação periférica e auxiliar na lipólise. “A atividade antioxidante da erva-mate é amplamente estudada e inúmeros artigos científicos, dissertações e teses já foram publicados sobre o tema”.

Ana Carolina Winkler Heemann, fundadora e diretora técnica da Heide

“O consumidor final pode contar com um ingrediente que faz toda a diferença no seu cosmético, com várias propriedades que auxiliarão na manutenção da pele e cabelos saudáveis. Além disso, estará privilegiando o uso de um ingrediente da biodiversidade brasileira, uma vez que a erva-mate é uma espécie nativa”, enfatiza.

Para os formuladores, a multifuncionalidade é um dos grandes trunfos do fitoglicerinado Erva Mate: “Utilizar um ingrediente multifuncional facilita muito na hora de formular, uma vez que, com um único ingrediente, é possível agregar várias funcionalidades, como, anti-idade, antioxidante, antipoluição e hidratação”, diz Ana Carolina, indicando o ativo especialmente para a formulação de sérum facial e creme para as mãos, além de linhas capilares, na forma de shampoos e tônicos.

Heide é hub de inovação em ingredientes naturais

Super ativo para cabelos

Um exemplo de um hero ingredient para tratamento capilar é o Nano.Care Fiber, desenvolvido pela AQIA. Catherine Fabbron, gerente de laboratório de aplicação da empresa, conta que se trata de um ativo universal com um conceito inovador. “É um sistema carreador formado por bioésteres vegetais com alta capacidade de permeação, intra e intercelular, que permite que os ativos acessem as partes mais profundas da fibra, com resultados percebidos em apenas uma lavagem”, destaca.

Segundo Catherine, o Nano.Care Fiber é composto por uma nano emulsão de xilitol, um açúcar complexo derivado da hemicelulose da madeira, com excelentes capacidades de formação de filme e retenção hídrica, além de um hidrolisado proteico em bioésteres carreadores (sistema BECA), derivado de arroz, amêndoas doces e palmiste, que repara imediatamente os danos ao longo dos fios. “Ele promove um cuidado profundo da fibra e resultado imediato sobre a superfície capilar, independentemente de sua configuração, seja cacheado ou liso, e da condição dos fios, danificados, tintos ou descoloridos”.

O ativo, de acordo com a especialista, passou por vários testes que comprovaram a permeação do ingrediente nas fibras capilares, a recuperação da hidrofobicidade, o aumento da resistência, da elasticidade e do brilho, além da redução do frizz, da definição dos cachos e da manutenção da cor.

Catherine Fabbron, gerente de laboratório de aplicação da empresa

Catherine garante que os benefícios multifuncionais percebidos pelo consumidor incluem formação de filme protetor, movimento natural e restauração da hidratação, realce do brilho e suavidade ao toque, sensação de fios hidratados e proteção durante o processo de escovação e chapinha.

“Para o formulador, a versatilidade do ingrediente permite que ele seja aplicado diversos tipos de produtos capilares, como xampus, condicionadores, máscaras, ampolas intensivas, tratamentos sem enxague, finalizadores e reparadores de pontas”, explica, acrescentando que o Nano.Care Fiber é de fácil manipulação e pode ser incorporado na formulação a frio ou a quente.

Heróis multifuncionais

Para Eliane Dornellas, responsável técnica de P&D da Colormix, um dos pontos fortes e garantia de sucesso dos projetos de criação de novos cosméticos está na estratégia de inovação e na utilização de ativos altamente eficazes. “Esses ativos mais do que poderosos, verdadeiros heróis, com promessas multifuncionais, são derivados de duas abordagens principais: as biotecnologias botânicas e as mimetizam e normalizam a bioquímica cutânea”.

“O consumidor antenado pensa em descartar menos embalagens e quer conhecer os ativos naturais que compõem o produto, ele quer entender como a ciência da natureza atua na sua vida”, destaca Eliane, lembrando que, cada vez mais, as marcas de beleza têm apostado em produtos multifuncionais e de multiuso. Ela destaca a linha de corantes vegetais da Colormix.

Eliane Dornellas, responsável técnica de P&D da Colormix

“Além de colorir naturalmente o produto, trazem um concentrado de benefícios fitoterápicos”.

Neste caminho da vegetalização, a especialista também destaca uma linha de ativos naturais derivados do arroz da empresa japonesa Tsuno, que contém ceramidas, ácidos orgânicos, emolientes de alta performance e remineralizantes. Da empresa italiana Naturalis, a novidade são os Niosomes, moléculas biologicamente ativas, de origem natural, encapsuladas e veiculadas, que permite veicular ativos de polaridades diferentes e ingredientes eficazes com ótima biodisponibilidade.

Já o Cosphaderm® E-1000 Sunflower é uma vitamina E natural certificada, obtida a partir do óleo de girassol, altamente concentrada de alfa tocoferol. “O ingrediente, pode transformar um lip balm em um poderoso escudo de proteção aos lábios dos efeitos ambientais agressivos”, sugere. Um óleo também pode virar primer se contiver em sua formulação o Olivoil PCA, um ativo multifuncional que reúne as propriedades emolientes e nutritivas do óleo de oliva com o PCA, em um delicado emulsionante líquido, componente natural de hidratação da pele.

A formulação de um finalizador de cabelo que pode ser usado como iluminador corporal é outro exemplo citado por Eliane. “Ele pode conter o Cosphaderm Feel, um emoliente natural, que substitui silicones voláteis, com um sensorial muito leve e gentil”.  Outra ideia é um blush em pó com forte apelo antioxidante, que misturado a um gloss pode virar uma sombra. O destaque para esse produto é o Oxisol, que reúne propriedades antioxidantes.

Eliane também menciona a possibilidade de se criar uma água termal super hidratante e clareadora com vitamina C, um poderoso herói da atualidade, presente no ativo natural produzido por biotecnologia, o Everwhite  Vc-ET, combinada com as propriedades 4D de hidratação do ácido hialurônico da Joyvo, que apresenta esta molécula com variados pesos moleculares. A fórmula pode ser complementada com o Cosphaderm Propanediol, um umectante multifuncional da Cosphatec, que substitui a glicerina e é um booster de sistema conservante. O produto que pode ser usado na pele da face e também para hidratar as axilas.

Outros exemplos da Colormix são um blend de óleos africanos, verdadeiros heróis na função de recuperação do brilho e na proteção da fibra capilar aos efeitos da poluição.  Um protetor solar natural, com Apalight, um substituto do dióxido de titânio, além dessa função, tem efetividade na reposição de cálcio na pele, ajudando a suavizar as linhas de expressão e o tônus cutâneo.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros