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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Em aprovaçãoIFRA apoia fabricantes para os desafios do futuro das fragrâncias

IFRA apoia fabricantes para os desafios do futuro das fragrâncias

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Promoção de práticas de ESG e plataforma de avaliação de metas de sustentabilidade são iniciativas da associação

Por Estela Mendonça

De acordo com estudo da Euromonitor lançado em dezembro, a previsão é que o segmento de perfumes no Brasil tenha um crescimento de 15,9% em valor nos próximos três anos, bem acima dos 3,4% previstos para os Estados Unidos, que lideram ranking de consumo desses produtos. “Os dados que chegam agora reafirmam a importância do Brasil, o segundo maior consumidor mundial de fragrâncias, somente atrás dos Estados Unidos”, afirma Eugênia Saldanha, diretora regional Latam da IFRA – Associação Internacional da Indústria de Fragrâncias.

Ainda segundo a pesquisa, o mercado latino-americano representou 11% das vendas globais de fragrâncias, com US$ 48,8 bilhões no ano. Os segmentos que mais se destacaram foram fragrâncias em cosméticos de cor, perfumaria e desodorantes.

Eugênia Saldanha, diretora regional Latam da IFRA – Associação Internacional da Indústria de Fragrâncias.

“A sustentabilidade com propósito da marca é outro valor dentro da indústria que se destaca. Os números crescentes de desenvolvimento de produtos acompanhando a tendência dos consumidores pela qualidade ambiental e social colocam cada vez mais as empresas do setor em cheque nas soluções ambientais e inovações”, comenta Eugênia, acrescentando que a IFRA tem divulgado as boas práticas de ESG da indústria e instrumentalizando, capacitando e prestando todo auxílio aos associados no compromisso com a sustentabilidade, que consta na Carta de Sustentabilidade da IFRA, documento que os associados podem ser signatários.

Plataforma de sustentabilidade

Segundo a dirigente, a IFRA também fornece uma plataforma para que as empresas identifiquem, avaliem e informem os avanços no campo da sustentabilidade, estabelecendo um marco para o progresso que abrange todo o ciclo de vida – do abastecimento sustentável à pegada ambiental, do bem-estar dos funcionários à segurança do produto.

“As indústrias de aromas e fragrâncias são diversas, de modo que não há uma abordagem única para todos. Esta iniciativa pretende ser aberta e inclusiva. Nesse contexto, as empresas avaliarão o suporte a elas oferecido, de acordo com suas atividades, adaptando sua abordagem à apresentação de relatórios, incluída qualquer validação e certificação, com base no tamanho e no escopo de suas atividades” explica a diretora.

A International Fragrance Association, fundada em 1973, tem sua sede em Genebra, na Suíça e centro de operações em Bruxelas, na Bélgica. O escritório no Brasil foi inaugurado em 2019 e está localizado em São Paulo. A associação, que reúne globalmente 95% das indústrias de fragrâncias, representa os interesses coletivos da indústria e estabelece os padrões de segurança do uso de fragrâncias.

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