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Ingredientes lançados em 2020 antecipam tendências em cosméticos

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Valor da ciência: confira novos ingredientes naturais, sustentáveis e altamente tecnológicos

Por Estela Mendonça

Em 2020, muito se ouviu “ouça a ciência”, máxima que extravasou os limites das discussões sobre a pandemia e aterrissou em vários mercados, entre eles o de produtos de higiene e beleza.  Amanda Caridad, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel, avalia que, em longo prazo, os consumidores vão querer garantias de que os produtos são seguros, o que levará a um desejo por transparência no que diz respeito às cadeias de produção e não apenas aos ingredientes.

Amanda Caridad, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel

Citando o Relatório Mintel Atitudes em Relação à Vida Saudável e Sustentabilidade – Brasil, de novembro de 2019, no qual 31% dos brasileiros disseram que dão atenção ao processo de produção dos produtos que compram (ingredientes usados, materiais da embalagem), Amanda aposta: “É provável que essa preocupação tenha aumentado durante a pandemia. O conceito de clean beauty vai evoluir na direção da transparência e os consumidores buscarão conselhos de especialistas. A ciência estará na vanguarda da comunicação”.

Na mesma direção, um estudo da Kantar sobre o mercado de beleza na Ásia, divulgado em novembro do ano passado, revelou que a principal tendência é que o consumo de produtos de beleza evolua para a preocupação em proporcionar bem-estar e qualidade de vida. “Em geral, os consumidores passam a buscar com mais frequência produtos que ofereçam eficácia no tratamento, ingredientes naturais, controle de oleosidade e acne. Apenas na China, 13 milhões de consumidores disseram que estão mudando a rotina de skincare para produtos que ofereçam recuperação da pele e não apenas resultado imediato”, diz o estudo.

Essa também é a constatação da Mintel: a pandemia tornou os brasileiros mais engajados com as rotinas de skincare. De acordo com a pesquisa realizada em julho do ano passado, 24% afirmaram que incluíram um novo passo em sua rotina de cuidados da pele do rosto. “Com a maior exposição do rosto em videoconferências, houve uma alteração importante do status quo, e a categoria de cuidados faciais tornou-se mais relevante para os consumidores”, afirma Amanda.

Com exigências cada vez mais rigorosas dos consumidores, fornecedores estão liderando grandes inovações, que abrangem desde a eficácia à segurança dos produtos, passando pela qualidade, preservação do meio ambiente, sustentabilidade e transparência. Tudo para atender demandas cada vez mais exigentes, sofisticadas e específicas.

Efeito filtro

Para Daniella Lopes Francischetti, gerente de marketing técnico no Brasil da Solabia, a pandemia do COVID-19 revelou ao mundo dificuldades e necessidades nunca antes imaginadas, mas também trouxe alternativas e soluções, especialmente no universo digital. De congressos, eventos e reuniões de trabalho até happy hours, tudo passou a ser pelas telas de computadores e celulares. À maquiagem e ao escovar dos cabelos foram adicionados filtros que corrigem, por exemplo, a luminosidade do ambiente, os contornos do rosto e a aparência da pele. Assim, o visual perfeito tão desejado por muitos pode ser alcançado nas telas.

“A questão é que muitas pessoas decidiram então procurar profissionais que tornassem os efeitos dos filtros em realidade e foi aí que se deu o boom da harmonização facial, mas muitos são os prós e contras dessas técnicas, algumas vezes invasivas, dolorosas e de alto custo, porém de ação rápida e eficazes”, pondera a gerente da Solabia, que apresentou ao mercado em 2020 seu lançamento ReVYskin®, alternativa de tratamento tópico capaz de remodelar os contornos faciais e diminuir a flacidez da pele. O ativo foi desenvolvido a partir da superfruta goji berry pela tecnologia SOLAGREEN®, que permite uma extração de alto desempenho ambiental utilizando água subcrítica.

Daniella Lopes Francischetti, gerente de marketing técnico no Brasil da Solabia

Outro ponto destacado por Daniella em tempos de pandemia foi o uso da máscara, que passou a ser um acessório de proteção individual obrigatório, desencadeando o aparecimento de um novo problema dermatológico: a maskne, termo relacionado à acne mecânica, ou seja, a máscara, além de irritar a pele por causa de seu contato direto, também aumenta a oleosidade da região, tornando-a mais propensa a ser colonizada pelo microrganismo Cutibacterium acnes. “É aí que entra o já consagrado ativo da Solabia BIOECOLIA®, prebiótico de ação biosseletiva que, devido à sua composição, não é assimilado pela C. acnes, limitando seu desenvolvimento e o aparecimento da acne”. Apesar de não ser um ativo novo, a Solabia apresentou em 2020 resultados de novos testes de metagenoma, utilizando a técnica moderna do sequenciamento de gene RNA ribossomal 16s que confirmaram sua eficiente ação prebiótica e de equilíbrio da flora microbiana da pele.

A Solabia também lançou em 2020 o INVINCITY®, um ativo em pó 100% natural, produzido a partir da alga marrom Ascophyllum nodosus, de origem sustentável e orgânica. “Ele age prevenindo e tratando os males causados pela poluição encontrada nos ambientes internos, como manchas escuras e vermelhidão da pele”, explica Daniella, acrescentando que os formaldeídos gerados pela degradação de poluentes como materiais de construção e tintas são capazes de oxidar as proteínas (oxiproteoma), levando a pele a uma perda de suas funções e à consequente aceleração do envelhecimento cutâneo.

Peles maduras

A Sensient, reconhecida internacionalmente pelo seu expertise na criação de cores de alta pureza e qualidade, também se destaca em ingredientes cosméticos de alta performance e sensorialidade. Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam, destaca a linha de ativos botânicos NATPURE® XTRA, que conquistou a premiação internacional PCHi Fountain Awards 2020, na categoria “Reparação da Barreira de Pele”. Composta inicialmente pelos ativos NATPURE® XTRA LONGEVITY, NATPURE® XTRA INTEGRITY e NATPURE® XTRA VITALITY, em 2020 foi ampliada com o lançamento de um novo ativo dotado de alto potencial antioxidante, especialmente desenhado para peles maduras: o NATPURETM XTRA ETERNITY.

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing Latam da Sensient

Derivado do cacau de Uganda, é cultivado em fazenda orgânica, com certificação Fair-for-Life, e sua extração é feita pela metodologia patenteada Phytoclean™, que utiliza 100% de água purificada, resultando em ingredientes ativos com maior atividade biológica. “NATPURETM XTRA ETERNITY protege contra os sinais do envelhecimento ao fortalecer os sistemas de proteção natural da pele, reduz os efeitos do estresse oxidativo e aumenta a hidratação cutânea”, explica Fernanda, acrescentando que seus benefícios foram comprovados em testes in-vivo e in-vitro, entre eles, pele mais firme e hidratada e redução de manchas da idade e de linhas finas.

Na categoria de solubilizantes, fundamentais para a incorporação de substâncias hidrofóbicas em formulações aquosas, a Sensient lançou o NATPURE® SOL CRYSTAL, um solubilizante patenteado, biodegradável e composto por 91% de ingredientes de origem natural para o desenvolvimento de produtos de personal care sustentáveis, com alta performance e que promovam o bem-estar. “Ele é ideal para formular fragrâncias e cosméticos naturais com o teor reduzido ou sem álcool, atendendo a tendência global de redução do uso de etanol”, indica Fernanda, que também destaca sua baixa viscosidade, que o torna fácil de usar, mesmo em baixas porcentagens, para obter microemulsões estáveis ​​e transparentes. “NATPURE® SOL CRYSTAL apresenta excelente performance para solubilizar perfumes e óleos essenciais, bem como aplicações de limpeza facial como demaquilante e água micelar”.

Proteção para os fios

Outra inovação da Sensient  no ano passado foi o lançamento de SENSISHIELD®, fitoativo para proteção UV desenvolvido especialmente para cabelos tingidos, que sofrem com a exposição das mechas à radiação solar,  desbotamento da cor e a perda de maleabilidade. “Composto por extratos botânicos de chá verde, também obtidos pelo processo patenteado PhytoClean™, considerado um dos mais limpos e sustentáveis da indústria cosmética, sua tecnologia conta com propriedades antioxidantes advindas de polifenóis e cafeína, que combatem o ataque de radicais livres, além de catequinas específicas que fornece proteção UV superior”, completa.

Pau-rosa sustentável

O amplo uso de óleos essenciais nas criações olfativas da Kaapi reflete não só o posicionamento da marca, como também uma especificidade que a diferencia das demais empresas do mercado. “O objetivo é, de maneira sustentável, agregar valor aos ingredientes naturais do país, criando produtos que gerem renda e benefícios ao longo de toda a cadeia produtiva, da floresta ao consumidor final, além de contribuir com o desenvolvimento de populações regionais”, explica Jamile Trevini, coordenadora de marketing da Kaapi.

A exemplo de seu posicionamento, a Kaapi deu início à produção do óleo essencial de pau-rosa, proveniente do manejo sustentável de árvores plantadas no município de Itacoatiara, terceira cidade mais populosa do estado do Amazonas.

Jamile Trevini, coordenadora de marketing da Kaapi

O plantio teve início em 2012 e, após oito anos, foi concluída a construção da destilaria. “Com inauguração prevista para início deste ano, o projeto venceu o desafio de cultivar uma espécie silvestre amazônica que está ameaçada, contribuindo, então, com reflorestamento do pau-rosa”, destaca Jamile.

Segundo a coordenadora da Kaapi, o produto tem grande demanda e valor econômico no mercado nacional e internacional de perfumaria e aromaterapia, uma vez que adquirir o óleo essencial de pau-rosa com qualidade e procedência tem sido um desafio há tempos. “Hoje, seu grande potencial está na aromaterapia, porém reconquistar a perfumaria é uma importante oportunidade, agora de forma responsável, eficaz e sustentável”.

Manejo sustentável de pau-rosa em Itacoatiara, Amazonas

Jamile destaca a importância de iniciativas como a da Kaapi: “Coletores, pescadores e pequenos agricultores têm sua renda diversificada quando existe o interesse das empresas em promover ingredientes e produtos provenientes da floresta, o que, além de criar relações comerciais, também preserva a floresta em pé”.

Naturalidade com tecnologia

Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé, alerta que naturalidade já não é apenas uma tendência, mas um pré-requisito para qualquer lançamento de novos produtos cosméticos. “É uma das principais expectativas dos consumidores, não só na Europa, mas em todo o mundo. No entanto, desenvolver formulações estáveis e com sensorialidade agradável usando apenas matérias-primas naturais e biodegradáveis não é uma tarefa fácil, especialmente com cronogramas de desenvolvimentos tão curtos. Na Gattefossé, decidimos ultrapassar os limites da nossa tecnologia patenteada de manteiga de ceras para desenvolver o emulsionante mais avançado da nossa gama natural: Emulium® Dolcea MB”.

Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé

Segundo Luciana, Emulium® Dolcea MB, que foi reconhecido com medalha de bronze de Inovação na categoria Ingredientes Funcionais no in-cosmetics Global Awards 2020, é um emulsionante O/A PEG-free, de origem 100% natural e aprovado COSMOS. É fácil de formular, flexível e permite desenvolver desde texturas fluidas até manteigas, sendo capaz de emulsionar e estabilizar emulsões com alta carga oleosa (até 40%), e é compatível com ampla gama de matérias-primas e modificadores reológicos naturais. “Vendido na forma de pellets hidratados, não requer alto cisalhamento e cria emulsões muito finas, podendo ser incorporado na fase oleosa ou aquosa, além de poder ser usado em um processo de emulsão concentrada para economizar energia e tempo. Sua composição foi cuidadosamente desenvolvida para fornecer a melhor performance, estabilidade e sensorialidade”, garante.

O Emulium® Dolcea MB foi submetido a vários testes e avaliações clínicas. Em relação à sensorialidade, as análises realizadas pelo painel de especialistas da Gattefossé demonstraram que é caracterizado por sua extrema suavidade, especialmente após a aplicação. De acordo com Luciana, esse perfil sensorial pode ser atribuído aos ésteres mistos de jojoba e girassol, que combinam espalhabilidade e substantividade.

Uma emulsão natural e simples contendo 4% de Emulium® Dolcea MB também foi testada em mulheres com pele seca. As medidas de hidratação da pele foram realizadas antes da primeira aplicação, após 28 dias, 24 horas e 48 horas após a última aplicação para avaliar a remanência da umidade da pele. Os testes clínicos demonstraram que ele confere hidratação intensa e durável, permitindo que a pele continue hidratada mesmo após dois dias sem uso de qualquer loção hidratante. “Outro aspecto positivo da composição de Emulium® Dolcea MB é seu excelente perfil de biodegradabilidade. Em uma avaliação de uma emulsão empregando 4% Emulium® Dolcea MB, os resultados mostraram que 97% da emulsão foi biodegradada após apenas 28 dias”, completa Luciana.

Couro cabeludo em foco

A busca por qualidade dos cabelos colocou sob o microscópio o couro cabeludo. Na análise da Mintel, claims de skincare estão realmente influenciando a categoria de hair care, com foco no couro cabeludo. “As marcas destacam cada vez mais em seus lançamentos benefícios suaves de limpeza, ação prebiótica e probriótica, extratos de algas, ingredientes multifuncionais, renovação celular, funções de barreira protetora, hidratação, estímulo ao crescimento, ação antipoluição e novas maneiras de tratar a caspa”, diz o relatório.

Três ativos da Symrise, lançados no ano passado, demonstram bem esta tendência. O SymSoft® Scalp, por exemplo, é um complexo inteligente inspirado na aveia em combinação com ésteres. Atua modulando os receptores presentes no couro cabeludo, aliviando a sensação de coceira e proporcionando conforto, além de agir na fibra capilar, protegendo contra a perda proteica causada por tratamentos químicos e aumentando a resistência e elasticidade. “O produto foi testado em shampoo e condicionador e apresentou resultados fantásticos”, afirma explica Júlio Bombonati, gerente de marketing para a América Latina da Symrise.

Já o SymControl® Scalp,  um complexo ativo natural, Cosmos aprovado e com índice de naturalidade de 99,4%, possui extrato de microalgas encontradas no Mar Mediterrâneo obtido de forma sustentável e eco-friendly através da Blue Biotechnology, em combinação com manitol, para uma ação potencializada na redução do oleosidade no couro cabeludo, permitindo um maior intervalo entre uma lavagem e outra, além de conferir benefícios para a fibra capilar protegendo dos danos causados pela radiação solar.

Júlio Bombonati, gerente de marketing para a América Latina da Symrise

A Symrise lançou ainda o Crinipan® PMC Green, seu novo ativo anticaspa. “Ele foi desenvolvido já totalmente alinhado às emergentes demandas dos consumidores por maior vegetalização e por produtos cada vez mais sustentáveis e tão eficazes quanto às alternativas sintéticas”, garante Bombonati, que explica seu modo de ação inovador, ativado pelo próprio fungo causador da caspa e com eficácia clínica comprovada. “Crinipan PMC Green, um produto 100% vegetal e de fonte sustentável, trouxe ao mercado novas perspectivas para fabricantes de cosméticos e suas estratégias de controle da caspa”.

Cranberry 360º

Na busca de ingredientes cada vez mais sustentáveis, a Symrise também desenvolve o projeto Cranberry 360º – Premium Up-cycled Botanicals, que considera que o resíduo de um setor seja uma matéria-prima valiosa em outro e que foi premiado em 2020 pela agência BSB na categoria “Innovation Award Environment”. Para isso, a empresa conta com tecnologias de ponta que valorizam up-cycling e traz uma abordagem 360º, onde todos os aspectos relacionados à produção sustentável são considerados.

A Cranberry, fruta amplamente utilizada pela indústria de alimentos e de nutrição como fonte de polifenóis, foi um dos precursores nesta abordagem. “Seu processamento pelo setor alimentício gera resíduos como a casca, a torta, a semente e a água residual, que servem como fonte de ácidos graxos, polifenóis e açúcares, ingredientes ricos para a indústria da beleza. Assim a Symrise oferece ao mercado o Cranberry Oil CC, Actipone Alpha Cranberry CA e NeoActipone Cranberry CA”.

Desafios de 2021

Longe de ser o ano novo dos sonhos de empresas e consumidores, 2021 começa com a esperança da vacinação e profundas transformações no mercado de beleza, em que as marcas se voltarão a aproveitar as oportunidades que surgirão especialmente em cuidados da pele e dos cabelos, muito mais focados em restauração e reparação. Os fabricantes precisarão estar cada vez mais empenhados em buscar de seus fornecedores inovações que realmente possam impactar o mercado e conquistar consumidores desconfiados, informados e com menos recursos para gastar em produtos que sejam realmente relevantes para sua saúde e bem estar.

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