Pesquisa desenvolvida em parceria com especialistas do Brasil e da França demonstra ausência de permeação cutânea detectável do ácido glioxílico em formulação para alisamento capilar.
A Inoar Cosméticos apresenta os resultados de um importante estudo científico voltado à avaliação da segurança cutânea de produtos para alisamento capilar formulados com ácido glioxílico.
A iniciativa foi conduzida em parceria com a Dra. Michelle Sabrina da Silva, diretora executiva da MEDCINVITRO e referência em métodos alternativos e toxicologia aplicada, e com Vanessa de Melo, farmacêutica especialista em segurança e eficácia de produtos cosméticos. O estudo contou ainda com a participação da BIOTOSKIN França, laboratório internacionalmente reconhecido por pesquisas em absorção e segurança cutânea.
Os resultados foram apresentados à comunidade científica durante o Congresso Brasileiro de Toxicologia (CBTOX 2026) e passam a integrar o conjunto de informações geradas para contribuir com a Consulta Pública promovida pela Comissão Europeia sobre o uso do ácido glioxílico em produtos cosméticos.
Resultados de destaque
O estudo demonstrou que não foi observada permeação cutânea detectável do ácido glioxílico através da pele humana nas condições avaliadas. Além disso, o produto apresentou perfil não sensibilizante após reformulação e reavaliação. Os dados obtidos também reforçam a importância da avaliação do produto acabado para a determinação do perfil de segurança cosmética.
Ciência brasileira contribuindo para decisões globais
A pesquisa representa uma contribuição relevante para a comunidade científica internacional ao gerar dados inéditos sobre uma categoria de produtos amplamente utilizada em diversos países.
A participação conjunta da Inoar, da MEDCINVITRO, da BIOTOSKIN França, da Dra. Michelle Sabrina da Silva e da farmacêutica Vanessa de Melo reforça a importância da colaboração entre indústria, ciência aplicada e segurança cosmética na construção de decisões regulatórias baseadas em evidências.
Equipe científica do projeto
• BIOTOSKIN França – Laboratório especializado em estudos cutâneos.
• Dra. Michelle Sabrina da Silva – Diretora Executiva da MEDCINVITRO.
• Vanessa de Melo – Farmacêutica especialista em Segurança e Eficácia Cosmética.
• Alexandre Nascimento Manoel Aroza e Inocência Manoel – Fundadores da Inoar Cosméticos e idealizadores da iniciativa.



