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Inovação é regra no terceiro maior mercado de baby care do planeta

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Oportunidades incluem naturalidade, microbioma, aromateria e bem-estar

Por Estela Mendonça 

A inovação é chave para as marcas se estabelecerem no mercado de baby care.  Em seu relatório de mercado “A year of innovation in baby personal care, 2023”, a Mintel aponta algumas oportunidades para inovar na categoria, como explorar o surgimento de fórmulas pré e probióticas para cuidados pessoais de bebês. “Os pais estão procurando e dispostos a pagar mais por produtos que apoiem o microbioma da pele de seus bebês”, relatou a analista de pesquisa Dionne Officer, que também apontou que, em cuidados com o sol para bebês, as preocupações dos pais sobre o uso de produtos químicos precisam ser abordadas e garantias sobre segurança devem ser fornecidas por meio de marketing e comunicação.

Os pais também estão dispostos a pagar mais por produtos com benefícios de bem-estar. “O foco no relaxamento e na ajuda ao sono já é fundamental na categoria de sabonetes e produtos de banho, e as marcas devem procurar expandir isso e inovar em relação ao bem-estar do bebê”, pontuou Dionne.

A inovação também deve se concentrar no interesse dos pais em fórmulas naturais, enriquecidas com vitaminas e ‘livres de’. “A inovação em cuidados pessoais para bebês continua a ser impulsionada por tendências de bem-estar, ecológicas e naturais. A conveniência também se tornou uma prioridade mais alta após o COVID-19”, completou a analista da Mintel.

No top 3

Com vendas que totalizaram US$ 1,188 bilhão em 2022, um crescimento de 25,9% sobre 2017, o Brasil aparece no top 3 global da categoria, atrás somente da China e dos Estados Unidos, segundo a Euromonitor International. Para os próximos anos, as previsões da empresa de pesquisas de mercado também são otimistas. O país deverá atingir US$1,426 bilhão em 2027, o que representa um aumento de mais de 20%.

Foco no microbioma

“O Brasil é o terceiro mercado do mundo em vendas de produtos infantis e tem apresentado perspectiva de crescimento constante. No nosso lado, como empresa focada em produtos naturais, as perspectivas são ainda melhores à medida que um número cada vez maior de mães busca alternativas naturais para o cuidado com seus pequenos”, afirma Aline Becker, uma das fundadoras da catarinense Verdi Natural, empresa especializada em cosméticos naturais para a primeira infância e adolescência.

A empresa lançou no início deste mês um sabonete e uma loção hidratante à base de probióticos. A linha de produtos é destinada a recém-nascidos, bebês e crianças e, segundo as fundadoras da empresa, Aline e Estefânia Furtado Oliveira, tem como foco a prevenção e tratamento da dermatite atópica, doença cutânea inflamatória, cuja ocorrência mundial triplicou nas últimas décadas e hoje já atinge uma em cada cinco crianças nos primeiros anos de vida.

“Acompanhamos de perto a comunidade de mães que todos os anos relatam maior ocorrência das dermatites em seus filhos. Do outro lado temos observado também o aumento da preferência dos médicos pelos probióticos como prevenção e auxílio nos tratamentos da doença em crianças”, justifica Estefânia, que projeta um crescimento de 230% em nosso faturamento este ano.

Hidratante relipidante

A Mustela, marca que tem uma abordagem ativista para minimizar o impacto de seus produtos no meio ambiente, também lançou o Hidratante Relipidante Antiprurido orgânico certificado, para atuar na dermatite atópica desde o nascimento. O Stelatopia+ foi desenvolvido para peles atópicas e extremamente secas, que precisam de um cuidado especial e uma hidratação intensa. Além de acalmar e diminuir a inflamação da pele, ele possui uma fórmula com 99% de ingredientes de origem natural e hipoalergênica, indicada para uso desde o nascimento.

Por meio de testes clínicos em bebês e crianças com a condição, foi possível observar uma melhora dos sinais de gravidade da dermatite atópica, menos despertares noturnos e uma melhora da qualidade de vida de toda a família.

Sono tranquilo

Nana Neném é a nova linha de Boti Baby, do Boticário, lançada no ano passado, foi desenvolvida para relaxar o bebê e garantir um sono tranquilo. Composta por desodorante colônia, sabonete líquido e loção hidratante hipoalergênicos e veganas. A fórmula, além de ingredientes naturais, conta com a tecnologia DreamScent, que melhora a qualidade do sono com base na conexão entre fragrância e estados de humor positivo.

Blackinho poderoso

A Johnson’s, marca de cuidados com bebês e crianças da Johnson & Johnson Consumer Health, lançou no início do ano a linha Blackinho Poderoso, 100% dedicada a crianças com cabelos crespos com curvatura entre 3B e 4C. Os produtos chegam com o objetivo de mudar o início da história de muitas crianças por meio da construção de um olhar de empoderamento e cuidado.

Para criar a nova linha, além de contar com um time científico que desenvolveu diversas formulações no período de dois anos, a marca passou por uma fase de co-criação e ouviu mais de 4 mil consumidores para entender a rotina de cuidados das famílias e suas necessidades diárias. A linha Blackinho Poderoso é enriquecida com óleo de coco, além de ser testada dermatologicamente, e livre de sulfato, petrolato, parabenos e silicones.

Cuidado oral

A MAM Baby, marca especialista em bebês, oferece a escova Training Brush,   para os primeiros passos do cuidado oral dos bebês. Além de formas e cores modernas que despertam o interesse do bebê, possui o cabo mais longo para que pais e bebês segurem juntos para ensinar o movimento da escovação e a trava de segurança, que ajuda a evitar lesões ou acidentes. Outro produto da marca é a Baby’s Brush, com um cabo menor para que os pequenos tenham mais autonomia na escovação.

Produtos veganos

A nova linha Physalis Baby conta formulação vegetal, visando maior cuidado com crianças de 0 a 3 anos. Composta por sabonete líquido para uso da cabeça aos pés, sabonete em barra, gel dental e creme para assadura, a linha conta com fórmulas com camomila, que tem atividade emoliente, protetora e calmante; melissa, com ação anti-inflamatória, protegendo e suavizando a pele, especialmente as mais delicadas; e a calêndula, que auxilia na hidratação da pele e fornece vitamina B5. Os produtos são 100% veganos, livres de sulfato, silicone, petrolato parabenos e corantes, dermatologicamente e mantêm o pH neutro.

Wipe Natural

A Ever Green, indústria de produtos descartáveis para higiene pessoal, lançou em maio a linha Natural Baby Wipes Premium de toalhas umedecidas infantis, que limpam profundamente, ao mesmo tempo em que protegem e hidratam a pele do bebê. Produzidas com 60% de matéria-prima natural, contêm o poder hidratante da aloe vera, que hidrata a pele do bebê, evitando assim as temidas assaduras. O produto, sem álcool etílico e sem parabeno, tem o toque macio que lembra o algodão, e ao mesmo tempo é mais espesso e resistente, o que facilita na hora da higienização durante a troca de fraldas.

Proteção solar

Granado Bebê lançou no final do ano passado o Protetor Solar Granado Bebê FPS 70 UVB/UVA para complementar o cuidado diário de crianças a partir dos seis meses de vida. O produto conta com uma fórmula enriquecida com extrato natural de fisális, planta de origem andina que possui propriedade calmante e ajuda na redução de danos pela radiação infravermelha e pela luz visível. Resistente à água, o protetor também tem filtros particulados com tripla ação: absorção, dispersão e reflexão dos raios solares. Testado por dermatologistas e oftalmologistas, é hipoalergênico e livre de fragrância ou corantes, pensado especialmente para cuidar da pele sensível dos pequenos.

Tensoativos suaves

“Não é de hoje que os pais brasileiros buscam ingredientes naturais, sustentáveis e livres de produtos químicos para cuidar de seus bebês. Dados da Mintel mostram que mais de 50% de pais brasileiros buscam por ingredientes naturais ao escolher produtos para crianças e bebês e estão interessados em comprar produtos mais sustentáveis”, observa Vanessa Arruda, gerente técnica de HPC da IMCD, destacando que é ainda maior, cerca de 80%, o porcentual de pais que evitam usar produtos com ingredientes químicos em seus filhos.

Vanessa Arruda, gerente técnica de HPC da IMCD

Vanessa lembra que o momento do banho requer especial atenção, pois tensoativos podem ser irritantes para peles sensíveis, ainda mais para a pele de bebês. Os tensoativos tauratos, por serem ingredientes menos irritantes, são muito usados em produtos para cuidados com bebês, principalmente na Europa e Estados Unidos. Os tauratos são conhecidos por serem suaves e apresentarem espumação rica e densa.

A Innospec, representada da IMCD, é uma empresa que desde 2007 acreditou na tendência sulfate free e vem investindo em novas tecnologias para o mercado de cosméticos. Recentemente, ampliou seu portfólio de personal care com o Luxuriact® (INCI: Sodium Methyl Cocoyl Taurate), um revolucionário e pronto para uso tensoativo taurato.

O ingrediente possui 28% de ativos, 80% de naturalidade e foi desenvolvido para atender a necessidade de ingredientes suaves, eficazes e fáceis de usar. De acordo com Vanessa, Luxuriact® é um líquido límpido e fluido à temperatura ambiente e processável a frio, permitindo a redução do tempo de processamento durante a fabricação. “Todos estes aspectos técnicos são únicos do Luxuriact®, tornando este ingrediente uma revolução aos tensoativos tauratos”.

Surfactantes seguros

Para Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan, os produtos para bebês vêm ganhando espaço nas prateleiras pela diversidade de claims, porém o mais importante para o consumidor ainda é a segurança que eles oferecem.

Fernanda Teodoro, pesquisadora especialista da Stepan

“Além disso, outros requisitos principais para produtos de cuidados para bebês incluem conter matérias-primas de fonte natural, baixa irritabilidade para a pele e os olhos”.

A Stepan Company possui opções de surfactantes que podem ajudar as marcas a atender aos principais requisitos desejados para esse público. Um produto indicado por Fernanda é o MAPROSYL®️ 30-B, um Lauril Sarcosinato de Sódio.

“MAPROSYL®️ 30-B é um surfactante derivado de aminoácido, que proporciona limpeza suave para pele e cabelo. É livre de sulfato, derivado de fonte natural e facilmente biodegradável”.

Na avaliação do Zein Score, que determina o potencial de irritação dos surfactantes, o MAPROSYL 30-B demonstrou ser mais suave para a pele, quando comparado com Lauril Sulfato de Sódio ou Lauril Éter Sulfato de Sódio (veja grafico).

Para complementar a formulação, a sugestão de Fernanda é o AMPHOSOL®️ CDB-HP, uma Cetil Betaína conservada pelo excesso de alcalinidade, que auxilia na construção de viscosidade dos sistemas surfactantes livres de sulfato, bem como sistemas aniônicos tradicionais. “É indicado como surfactante anfótero secundário, sendo prontamente biodegradável”.

Premiunização

De acordo com dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo IBGE, em de agosto de 2022, o Brasil tinha 203.062.512 habitantes. Desde 2010, quando foi realizado o censo anterior, a população do país cresceu 6,5%, ou 12,3 milhões pessoas a mais. Isso resulta em uma taxa de crescimento anual de 0,52%, a menor já observada desde o início da série histórica iniciada em 1872, ano da primeira operação censitária do país.

Embora a taxa de fecundidade e esteja em torno de 1,7 filho por mulher, com previsão de chegar a 1,5 até 2050, isso não significa necessariamente uma redução no consumo de produtos de baby care. Em seu relatório, a Euromonitor International lembra que a transição da mortalidade no Brasil começou há quase 100 anos e a queda generalizada da fecundidade ocorreu há 60 anos.

Portanto, o atual cenário, com menos filhos por mulher, favorece a premiunização dos cuidados com os bebês. A Euromonitor prevê que os produtos específicos de cuidados com os bebês e crianças estarão entre os três melhores desempenhos em valor em beleza e cuidados pessoais no país nos próximos anos.

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