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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Matérias EspeciaisInovação em efeitos especiais mobiliza mercado de maquiagem

Inovação em efeitos especiais mobiliza mercado de maquiagem

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Novas tecnologias em pigmentos criam ilimitadas possibilidades

Por Estela Mendonça

O forte apelo nas mídias sociais, a entrada de novas marcas, o desejo de auto expressão e de novas experiências fizeram dos cosméticos de cor, que incluem maquiagem para os olhos, pele e lábios e esmaltes para as unhas, superarem globalmente todas as outras categorias de beleza em 2017, registrando 6,4% de crescimento em relação ao ano anterior, totalizando US$ 66 bilhões em vendas, com previsão de atingir US$ 79,6 bilhões em 2022, segundo a Euromonitor.

O crescimento dos cosméticos de cor no Brasil foi inferior ao resultado global no fechamento de 2017 (4%), de acordo com a Euromonitor. Entretanto, o resultado ficou bem acima do total de higiene e beleza (2,5%), atingindo US$ 2,6 bilhões. “Apesar de ter um orçamento mais apertado, as consumidoras têm uma grande variedade de cosméticos coloridos para escolher, embora muitas delas optem por itens menos caros”, destaca o relatório.

A Euromonitor também avalia que a maquiagem está se tornando uma categoria mais democrática, por meio da introdução de novas marcas e produtos, permitindo que um número crescente de consumidores tenha acesso a eles. A perspectiva é que as empresas continuem investindo em lançamentos para sustentar o bom desempenho previsto para os próximos anos, com vendas que poderão chegar a US$ 3,3 bilhões em 2022.

Aprendendo a colorir

Embora ocupando a quarta posição em participação, atrás dos produtos para unhas, lábios e pele, os itens para os olhos são os que têm melhores expectativas de crescimento.Um dos motivos é que as brasileiras estão aprendendo a maquiar a região dos olhos. “Os tutoriais online têm aumentado, permitindo que os consumidores com acesso à Internet aprendam a aplicar corretamente os produtos”, constata o estudo.

Como consequência, as brasileiras se sentem mais confiantes sobre como usar a maquiagem dos olhos e também a usar estilos de maquiagem mais ousados: “As consumidoras estão se tornando mais lúdicas em relação à maquiagem dos olhos, investindo em cores e texturas diferenciadas para criar resultados únicos”. Nos próximos anos, a previsão da Euromonitor é que as empresas continuem investindo em novos produtos, formatos e cores em maquiagem para estimular as consumidoras a adotarem a maquiagem dos olhos em suas rotinas diárias.

Pigmentos surpreendentes

O crescimento do consumo global dos cosméticos de cor tem impulsionado também o mercado de pigmentos cosméticos. O segmento tem uma das mais otimistas previsões para os próximos anos. Segundo a análise da empresa de pesquisa Data Brigde, as vendas globais deverão saltar de US$ 554,6 milhões em 2017 para mais de US$ 1 bilhão em 2025, registrando media de crescimento anual de 7,7%.

O grande desafio dos fabricantes de pigmentos é inovar para criar novas possibilidades de efeitos surpreendentes. A Merck, uma das líderes globais desse mercado, acaba de anunciar um lançamento que promete trazer inovação a uma grande variedade de produtos: Ronastar® RedLights, que integra sua linha de pigmentos de interferência.

Ele se apresenta como um pó branco transparente com efeito iluminador de interferência de luz vermelha,cristalina e cintilante, que promove profundidade visual.“A luz de entrada aciona o Ronastar® RedLights e cria uma ilusão de brilho cristalino em movimento, ativando as partículas minúsculas que dançam como pedras preciosas brilhantes”, explica Leonardo Cerqueira Lima, especialista em marketing de ingredientes funcionais da Merck, justificando o mote da campanha de lançamento: “Dança da safira vermelha”.

“Seu design otimizado de camadas de alumina e espessura uniforme resulta em uma reflexão de luz perfeitamente direcionada”, explica, destacando que o novo pigmento tem alta compatibilidade com todos os ingredientes cosméticos, além de poder ser combinado com outros pigmentos para adquirir tonalidades de brilho vermelho transparente a tons pastéis brilhantes ou cores cintilantes vivas para qualquer tipo de produto cosmético colorido.

As possibilidades de aplicação do Ronastar®Red Light são bem amplas para garantir efeitos metálicos de cintilância e brilhos, tanto para maquiagem para lábios e olhos e esmaltes para as unhas como para produtos de cuidados pessoais.

Alto desempenho em baixa concentração

O novo pigmento passou por vários testes e os resultados demonstraram que, em comparação com pigmentos de interferência com tamanho de partícula similar, apresentou até 100% mais brilho, especialmente a 15º, e um melhor resultado de mudança de cor. “Esta mudança de cor mais forte melhora o desenvolvimento de cores de tons iridescentes e atraentes, como efeitos 3D ou de cores com efeitos holográficos”, informa o executivo da Merck, destacando que a alta reflexão e intensidade de brilho de Ronastar® RedLights é obtida em concentrações muito baixas (0,1%).

Além disso, a percepção de brilho é obtida tanto em ângulos de observação altos e baixos, entre 15º e 75º (SG 15/75). “Isso representa um novo efeito visual especial e pode ser traduzido como ‘brilho vivo’”, garante Leonardo.

Para inspirar os fabricantes, a Merck desenvolveu alguns protótipos de produtos que exploram ao máximo as possibilidades do novo pigmento, como os esmaltes Night e Day. Enquanto a versão para a noite traz um vermelho rico requintado e sedoso, a versão para o dia adiciona sutis efeitos de brilho a todas as cores. Para os lábios, as sugestões são o batom Mars, que oferece um vermelho vivo com um brilho cintilante e sedoso. Já o brilho labial traz uma cintilância holográfica.

Leonardo reforça que, além de pigmentos para efeitos surpreendentes, com consistência de lotes, expertise em tecnologia de aplicação e conhecimento de P&D e produção, a Merck oferece aos seus clientes consultoria em formulação para uma ampla gama de questões, insights sobre interação de vários pigmentos para efeitos inovadores e sobre como satisfazer as tendências do mercado.

 

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