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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.InternacionalInovação vs imitação: por dentro dos cosméticos falsificados vendidos no TikTok

Inovação vs imitação: por dentro dos cosméticos falsificados vendidos no TikTok

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Um relatório recente do jornal The Observer revelou que fornecedores terceirizados estão vendendo produtos de beleza falsificados no mercado de compras no aplicativo do TikTok.

Embora os produtos falsificados existam há anos, a indústria de cosméticos se tornou uma das mais brutalmente atingidas nos últimos anos. Somente no Reino Unido, os produtos de beleza são o terceiro setor mais falsificado, e o Escritório de Propriedade Intelectual do Governo relata que 17% das mulheres do Reino Unido compraram conscientemente um produto falsificado online. O aumento de produtos falsificados provavelmente é resultado do alto valor do setor, projetado para atingir US$ 758,4 bilhões até 2025 e, apesar da crise econômica pós-COVID-19, o setor teve um crescimento de 15% nos Estados Unidos em 2022.

A venda contínua de produtos de beleza falsificados por meio do mercado do TikTok foi incentivada por pesquisas de itens de maquiagem que levaram a recomendações de produtos falsificados rotulados como “dupes”. Esses supostos idiotas incluem falsificações de Dior Sauvage sendo vendidas sob os nomes “Suave” e “Savage”, Viktor e Rolf’s Flowerbomb sendo vendidas como “Mark and Victor” e uma série de máscaras Maybelline falsas, batons NYX e protetores labiais de vaselina . Quando esses itens são vendidos por meio do mercado TikTok, o aplicativo de mídia social recebe uma comissão de 5%, embora o TikTok afirme proibir a venda “de todos os produtos falsificados”. As buscas no aplicativo por rímel e outros produtos de maquiagem levaram a recomendações de produtos falsificados, o que pode ser perigoso, pois os dados revelaram que 35% dos usuários compram algo que veem na plataforma e 37% descobrem algo no TikTok e vão imediatamente comprá-lo.

A Unidade de Crimes de Propriedade Intelectual da Polícia do Reino Unido apreendeu amostras de produtos falsificados vendidos no TikTok e realizou testes, que revelaram “níveis tóxicos” de chumbo, mercúrio e arsênico, bem como géis para acne contendo tretinoína, um medicamento sujeito a receita médica que pode levar a interações negativas com outros medicamentos e causar anormalidades fetais se tomado durante a gravidez. Mercadorias ilegais são criadas na China e enviadas para países como o Reino Unido e os Estados Unidos sem nenhuma garantia de segurança ou controle de qualidade. Isso foi uma surpresa desde que o TikTok introduziu um Centro de Proteção de Propriedade Intelectual em 2022 para ajudar as marcas a localizar listagens que violam seu IP. Em janeiro deste ano, enquanto investigava um caso envolvendo vendas on-line de cosméticos falsificados, a alfândega de Hong Kong apreendeu cerca de 2.600 produtos falsificados suspeitos de infringir marcas registradas de grandes marcas de cosméticos e perfumes, incluindo Chanel, Yves Saint Laurent, Givenchy e Clarins, com um valor de mercado estimado. de $ 122.000.

O aumento da beleza falsificada pode estar passando por um momento agora devido ao aumento das compras online. Desde o início da pandemia de COVID-19, os consumidores do Reino Unido tornaram-se 45% mais propensos a comprar produtos para a pele online, e os compradores menos experientes acostumados a fazer compras em lojas físicas podem ter mais chances de se apaixonar por falsificações e aumentar suas cestas com abandono ao ver um bom negócio. A agência de proteção de marca Red Points viu um aumento de 56% nos produtos falsificados vendidos online nas 700 marcas que cuidam nos primeiros seis meses de 2020, quando o mundo entrou em confinamento pela primeira vez. Outra razão pela qual os consumidores podem ter sido induzidos a comprar produtos falsificados, ou tentados a comprá-los conscientemente, pode ser atribuída à crise do custo de vida pós-pandemia.

Com a categoria de produtos falsificados continuando a crescer a um ritmo alarmante, o Escritório de Marcas e Patentes dos EUA previu que produtos falsificados contribuirão com US$ 4,5 trilhões para a economia global até 2024. Marcas de cosméticos e TikTok precisam alertar ativamente os consumidores sobre produtos falsificados, comunicando-se regularmente sobre onde comprar produtos genuínos e alertá-los sobre cosméticos falsificados e como identificá-los. Com 30,8 milhões de usuários ativos por dia, o TikTok causou um impacto profundo nas vidas; no entanto, lucrando com falsificações perigosas, põe em questão a segurança do aplicativo, especialmente na comunidade de beleza.

Fonte: Beauty Matter 01.06.2023

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