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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosInovações brasileiras em hair care ganham o mundo

Inovações brasileiras em hair care ganham o mundo

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Exportações de produtos e ingredientes são oportunidade para companhias nacionais

Por Estela Mendonça

Apesar dos impactos da pandemia, que reduziu em 16,8% as exportações do setor brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), passando de US$ 704 milhões em 2019 para US$ 609,3 no ano passado, pela primeira vez em mais de uma década, foi registrado um  superávit de US$ 23,4 milhões em 2020, segundo  os dados divulgados pelo Ministério da Economia e reunidos no Boletim Estatístico de Comércio Exterior, elaborado pela Área de Comércio Exterior da ABIHPEC, em parceria com o projeto setorial Beautycare Brazil. Os negócios foram realizados com mais de 174 países.

Fonte: Abihpec/Beautycare Brazil

Os produtos para cabelos – além de sabonetes e desodorantes – contrariaram a queda registrada nos dados gerais do setor e apresentaram crescimento no volume de negócios, atingindo US$ 124,9 milhões em 2020, uma elevação de 0,75% em relação a 2019. Os países da América do Sul lideraram entre importadores de produtos brasileiros.

Fonte: Abihpec/Beautycare Brazil

Exportações – Produtos para Cabelos – Em US$ milhões

Fonte: Abihpec/Beautycare Brazil

Não é possível traçar uma previsão por conta dos reflexos econômicos da pandemia, mas os números podem apontar uma tendência de alta de vendas para o exterior nos próximos anos e uma oportunidade para os fabricantes brasileiros, não apenas de produtos acabados, mas também de ingredientes.

Ativos, a bola da vez

A AQIA, empresa 100% nacional e uma das mais importantes fornecedoras de especialidades químicas do país é uma das que estão se destacando também no mercado externo e já comercializa seus ingredientes para mais de 20 países. Segundo Larissa Reischl, coordenadora de marketing da companhia, nos últimos meses, a AQIA vem apresentando crescimento constante em exportações e as perspectivas de novos negócios são as melhores. “Em apenas quatro meses desde que assumi a coordenação de marketing, já atendi clientes do Egito, Filipinas, Itália, Estados Unidos e Austrália para falar principalmente de cabelo. A empresa é muito procurada por outros países interessados em nossos produtos, que associam composições riquíssimas, alta tecnologia, inovação e resultados surpreendentes. Estamos efetivamente mudando todo nosso mindset para uma empresa 100% brasileira de atuação global”, comemora.

Larissa Reischl, coordenadora de marketing da AQIA

Larissa cita como exemplo dessa demanda internacional pelas inovações da empresa o Tamariliz, que é sucesso nos Estados Unidos e já obteve aprovação na Europa e na Rússia. O ativo multifuncional natural foi desenvolvido pela AQIA, em parceria com a Bioextract Farmaservice e o apoio de universidades, entre elas a Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Santa Catarina, que apoiaram os cientistas do P&D, especialmente na condução de dezenas de testes de eficácia. “Acreditamos que essa interação com universidades contribui para fomentar, não apenas a pesquisa científica universitária, mas também a inovação nas empresas”, afirma.

Ação 4 em 1 nos cabelos

O Tamariliz é extraído a partir do concentrado de polpa do tamarindo (Tamarindus indica), fruto originário das savanas africanas, mas que se espalhou pelo mundo e, no Brasil, é muito consumido nas regiões Norte e Nordeste. Larissa explica que a polpa parda e ácida do tamarindo contém 33% de açucares, grandes quantidades de ácidos orgânicos, como ácido tartárico (11%), ácido acético, ácido oxálico e ácido cítrico, além de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, B e C.

Segundo Larissa, seus princípios ativos são responsáveis por sua ação 4 em 1 nos cabelos: os ácidos orgânicos (AHAs) têm efeito uniformizante e suavizante das cutículas. Já os polifenois respondem pelo efeito antioxidante, anti-aging e protetor da cor e os polissacarídeos de alto peso molecular são formadores de filme e ajudam na retenção hídrica, no brilho e nos atributos sensoriais.

Um ponto alto do Tamariliz, além de ser classificado como derivado natural por conter um índice de naturalidade de 0,997 (99,97%), de acordo com a ISO 16128, é sua multifuncionalidade. Larissa, explica que ele atua no interior da fibra, melhorando a coesão capilar, mantendo a integridade capilar e com excelente ação antioxidante, o que faz com que ele proteja a cor do cabelo, tanto a coloração natural quanto a artificial e tenha ação anti-aging e contra danos ambientais. Ao mesmo tempo, atua na superfície, promovendo benefícios sensoriais, uniformizando a cutícula e promovendo efeito disciplinante, suavizante, além de aumento de brilho.

Tamariliz tem ação 4 em 1 nos cabelos

Resultados comprovados

Indicado para aplicação em xampus, condicionadores, máscaras intensivas, tratamentos sem enxágue e finalizadores, de 1% a 3%, todos os benefícios do Tamariliz foram amplamente avaliados em vários testes. Um deles foi a análise sensorial do cabelo, após a aplicação de um condicionador do mercado contendo 1% e 3% de Tamariliz.

Os resultados mostraram melhora de todos os parâmetros analisados. “Isso demonstra que se trata de uma excelente opção para melhorar significativamente a formulação, sem muita alteração no custo do produto final”.

Tamariliz melhora significativamente vários aspectos sensoriais dos cabelos

Outro teste avaliou sua ação antioxidante. Larissa explica que melanina presente no córtex capilar é suscetível à ação do oxigênio singlete, espécie altamente reativa produzida pela exposição a radiação da luz visível. “O Tamariliz reduz o tempo de vida do oxigênio singlete, minimizando seus impactos negativos e preservando a integridade da fibra”, afirma.

Tamariliz de 1% a 4% em solução aquosa e água, reduz o tempo de vida do oxigênio singlete

Devido à sua potente ação antioxidante, Tamariliz ajuda a proteger a cor natural e artificial (tinturas) dos cabelos

Cuidados com a pele

A multifuncionalidade do Tamaraliz também se estende aos cuidados da pele, incluindo alto poder de hidratação, formação de filme, ação antioxidade e efeito suavizante para peles secas e fragilizadas. Larissa explica que os polissacarídeos de alto peso molecular, graças à alta concentração de pectinas, formam um filme sobre a pele e promovem retenção hídrica, resgatando o equilíbrio de hidratação da pele perdida durante exposição a agentes externos, resultando em luminosidade e suavidade.

Já os ácidos orgânicos, principalmente ácido tartárico e oxálico, atenuam as rugas, conferindo uma uniformização da topografia do  micro relevo cutâneo e atuam na renovação celular. Complementando, os polifenóis atuam contra os radicais livres, protegendo a membrana dos danos causados pelo oxigênio singlete. Para constatar a eficácia do produto, foram executados várias medições e testes para certificar tais propriedades na pele.

Hair care em alta no Brasil

No ano passado, o mercado brasileiro de hair care foi especialmente beneficiado pela intensificação dos hábitos de higiene pessoal, o que fez os consumidores aumentarem a frequência dos banhos e, consequentemente, a lavagem dos cabelos. De acordo com o Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os shampoos tiveram um crescimento de vendas (ex-factory) de 7,9%, condicionadores de 18,6% e produtos de tratamento capilar de 12,6%, em comparação com 2019.

O quarto maior mercado em consumo de produtos para cuidados com os cabelos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, segundo a Euromonitor (2019), o Brasil apresenta também uma das maiores diversidades de tipos de cabelos, o que torna o país um dos maiores laboratórios para marcas globais e uma grande oportunidade para fabricantes locais.

Estudo da Mintel avalia que vem crescendo a variedade de produtos que passaram a incorporar novas tecnologias, com ingredientes naturais e medicinais para oferecer benefícios antes muito relacionados aos cuidados com a pele, como ação antioxidante, proteção e reparação. A pesquisa científica também ganhou protagonismo durante pandemia, o que tem levado os consumidores a se interessarem pelos bastidores do desenvolvimento de novos ingredientes e produtos. “Cada vez mais, a saúde do cabelo será posta sob o microscópio”, afirma o estudo.

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