Instituto Avon viabilizou mais de 13,7 mil atendimentos via projetos de atenção ao câncer de mama
O Instituto Avon contribuiu para a realização de mais de 13,7 mil atendimentos e 476 capacitações e treinamentos visando o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas e a atenção ao câncer de mama em 2022. No total, foram colocados em prática 20 projetos voltados para a proteção, saúde e bem-estar das brasileiras.
“Estamos profundamente orgulhosos em compartilhar os frutos das iniciativas que desenvolvemos e apoiamos com o objetivo de assegurar que s mulheres possam viver com mais autonomia, segurança e qualidade de vida. Seguiremos buscando ampliar nossos projetos para impactar cada vez mais pessoas, seja por meio da conscientização e produção de conhecimento sobre as causas que atuamos, seja por meio de articulações com o poder público, programas autorais e apoiados escaláveis, com resultados de curto e longo prazo”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
Para a causa de câncer de mama, foram nove iniciativas ao todo. Um dos destaques foi o Ligue Câncer, um canal de orientação, apoio e acolhimento a pacientes com câncer do Instituto Oncoguia, patrocinado pelo braço social da Avon, que possibilitou 5.278 atendimentos, sendo 1.622 especificamente voltados para dúvidas sobre câncer de mama – 440 a mais que em 2021. Além das dezenas de carretas patrocinadas pelo Instituo Avon, que rodam o ano todo por diversas regiões do Brasil foi realizada uma ação com a Carreta de Mamografia para a realização de 428 exames gratuitamente em parceria com o Hospital do Amor e o Coletivo Pink; 10 municípios abrangidos pelo Navegavon, projeto criado pelo Instituto Avon para garantir mais agilidade em diagnósticos e início de tratamentos para a doença via Sistema Único de Saúde (SUS); 131 profissionais capacitados e 440 mulheres atendidas pelo Cuida Mama, iniciativa do Instituto Protea e apoiado pelo Instituto Avon para a resolução dos principais desafios da jornada da paciente com câncer de mama.
Já no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, foram oito ações realizadas ao longo do ano passado, como o Programa Acolhe, que viabilizou o abrigamento de 413 mulheres em situação de violência e seus dependentes. Além disso, o Instituto Avon contabilizou mais de 19 mil acessos à sua assistente virtual Ângela, garantindo o encaminhamento de 219 mulheres que sofrem violência para atendimentos especializados, como assistência jurídica, social e psicológica. Outra iniciativa relevante foi o Workshop de Acesso à Justiça realizado em Belo Horizonte (MG), que promoveu a capacitação de 120 agentes públicos da rede local de apoio e proteção a mulheres e meninas.
A organização também investiu em três iniciativas híbridas, unindo suas duas principais causas. O projeto Escola de Direitos foi uma delas, garantindo a formação de 40 mulheres de comunidades e cooperativas do semiárido nordestino em práticas educativas e treinamentos sobre Gênero e Cidadania no contexto das violências; Saúde e Cidadania; Educação e Inclusão Digital; Educação Financeira, Empreendedorismo e Modelo de Negócio; e Liderança e Empoderamento Feminino.
Desde a sua fundação, há 20 anos, o Instituto Avon já investiu mais de R$ 95,5 milhões em 187 projetos voltados para a atenção ao câncer de mama, beneficiando mais de 4 milhões de pessoas. Já no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, foram mais de R$ 50,7 milhões direcionados a 241 projetos, auxiliando mais de 1,3 milhão de pessoas.
Fonte: FashionNetwork 20.10.2023