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Kantar: 97% dos consumidores do mundo estão preparados para adotar comportamentos mais sustentáveis

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Índice do Setor de Sustentabilidade 2022 aponta lacunas entre intenção e ação para um estilo de vida sustentável. Preços e falta de informação dificultam.

Neste momento em que o mundo está voltado para a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 27) e nas discussões sobre ações globais que ajudem a mitigar as mudanças climáticas no planeta, a Kantar apresenta dados de seu novo Índice do Setor de Sustentabilidade 2022, mostrando que há uma grande lacuna entre a vontade de fazer algo pelo planeta e a ação efetiva da população mundial.

Segundo a pesquisa, apesar de 97% das pessoas ao redor do mundo estarem preparadas para adotar comportamentos mais sustentáveis, os altos preços e a falta de conhecimento a respeito do tema são as principais barreiras para adesão a esse estilo de vida.

A pesquisa tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e identifica, entre 38 setores de negócio, quais são os temas mais urgentes a serem endereçados dentro das suas respectivas categorias, e como as marcas podem facilitar que os consumidores possam agir de forma mais sustentável.

No Brasil, 99% dos entrevistados declaram que querem ter um estilo de vida sustentável, mas apenas 14% estão efetivamente mudando seu comportamento. Há duas razões principais para isso: 75% desejam fazer mais pelo planeta, mas o alto custo de vida os impede, e 43% não sabem onde encontrar produtos sustentáveis, nem quais hábitos adotar para ajudar mais.

A pesquisa revela, por exemplo, que 34% dos brasileiros estariam dispostos a comprar energia sustentável do seu fornecedor de eletricidade ou instalar um painel solar em casa, mas apenas 5% realmente o fazem. O preço da energia sustentável é o principal entrave para 53% dos respondentes. Uma melhor relação custo-benefício poderia ajudar a motivar parte dos entrevistados.

Principais preocupações

Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a poluição da água e o trabalho infantil são as principais questões com as quais os consumidores acreditam que as empresas devam se preocupar.

A poluição da água é considerada o maior problema para os cidadãos urbanos e para os maiores de 26 anos, e é a preocupação número um nas Américas.

Para resolver agora

Antes de combater as preocupações de escala global, no entanto, os setores devem, primeiro, resolver suas questões básicas.

Segundo o levantamento da Kantar, o controle do desperdício está no topo da agenda dos consumidores. Eles esperam que as empresas de 24 dos 38 setores encontrem soluções para embalagens em excesso e não recicláveis, aterros sanitários, consumo excessivo e resíduos.

A descarbonização aparece em segundo lugar. As companhias em 15 dos 38 setores têm altas associações negativas com pegada de carbono e emissões de gases do efeito estufa, que levam ao aquecimento global.

Comportamento divergente

Embora os consumidores apontem o que desejam ver nas empresas, eles próprios divergem na hora de colocar essas ações em prática. Apenas 29% mundialmente fazem parte do grupo que a Kantar chama de Actives – que estão preparadas para investir tempo e esforço para reduzir seu impacto no planeta.

No Brasil, por sua vez, a população é majoritariamente formada por Considerers (48%). São os indivíduos que ainda estão na dúvida se podem fazer a diferença por meio de suas escolhas, especialmente mulheres (51%) e da faixa etária de 18 a 34 anos (49%).

Entre as atitudes para contribuir com um planeta mais sustentável, reduzir o desperdício de alimentos, levar sacolas reutilizáveis às compras, diminuir o consumo de energia em casa e reciclar são as ações que o público está mais disposto a realizar.

Dentro da categoria ‘pegada de carbono’, a maioria das gerações entrevistas acredita que a prioridade deve ser ‘Usar fontes de energia renováveis’ (Geração X 64%, Boomers 70%, Millenials 72%, Geração Z 74%).  Para 54% dos consumidores de perfil Active reduzir o consumo de energia é muito relevante para isso.

“Com o estudo nós podemos notar que apesar de todas as crises que estamos enfrentando nos últimos anos, o desejo de ser mais sustentável não diminuiu – inclusive percebemos o consumidor mais consciente sobre a importância dessas questões e o impacto que causam na sociedade – no entanto, a falta de informação e a percepção de que ser mais sustentável é mais caro, impedem que os consumidores possam adotar comportamentos mais sustentáveis e é aqui que as marcas tem um solo de trabalho fértil de oportunidades para ajudar o consumidor a preencher essa lacuna entre o desejo e a ação, diz Maura Coracini, Diretora de Mídia & Digital da divisão Insights da Kantar.

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