Kao desenvolve novo método de testes sensoriais
A japonesa Kao Corporation desenvolveu um novo método de teste que avalia as sensações táteis que os consumidores sentem momento a momento quando aplicam cosméticos em uma tentativa de criar produtos “agradáveis”.
Os Laboratórios de Ciência Sensorial e os Laboratórios de Produtos para Cuidados com a Pele da empresa desenvolveram o método, com os entrevistados escolhendo os atributos sensoriais em uma tela de computador por meio da observação dos olhos, em vez de inserir os dados manualmente digitando chaves.
Dizem que o novo empreendimento ajuda a empresa a criar cosméticos “que são nitidamente agradáveis a partir do momento em que tocam a pele”.
Kao apresentou a pesquisa sobre a nova abordagem para avaliação de mudanças temporais na sensação durante a aplicação da 17ª Conferência da Sociedade Japonesa de Psicologia Cognitiva, realizada em Kyoto.
De acordo com a empresa, ainda há apenas configurações típicas de testes de produtos para avaliar a sensação tátil de um cosmético aplicado na pele, como “bom” e “boa aderência à pele”, após a aplicação. No entanto, a nova pesquisa é a primeira avaliação das mudanças na sensação para uma pessoa momento a momento quando aplicada.
A interface de rastreamento ocular foi baseada no método Dominance of Sensations (TDS), geralmente usado para avaliar as sensações do teste de alimentos.
Segundo a empresa, “surge um desafio ao adaptar o TDS a uma avaliação das sensações táteis dos cosméticos”. Se o painelista escolher os atributos dominantes pressionando um teclado, as sensações na ponta dos dedos provavelmente interferirão no movimento da aplicação de cosméticos e na percepção sensorial do produto cosmético. “Ao adotar uma interface de computador de rastreamento ocular no lugar de um teclado, os dedos são liberados de toda distração sensorial durante a avaliação do TDS.”
Fonte: Global Cosmetics News 24.07.19