L’Oréal: lucro líquido de 3,2 bilhões de euros no primeiro semestre
A gigante global de cosméticos L’Oréal registrou um lucro líquido no primeiro semestre de 3,2 bilhões de euros, um aumento de 36,5% em relação ao ano anterior, graças ao aumento das vendas em todas as regiões e categorias de produtos.
As vendas do grupo entre janeiro e junho totalizaram 18,37 bilhões de euros, um aumento de 20,9% em relação ao ano anterior. A rentabilidade também aumentou com uma margem operacional de 20,4%, contra 19,7% na primeira metade de 2021, de acordo com uma declaração na quinta-feira (28 de julho).
As vendas do grupo foram ligeiramente superiores às estimativas consensuais da Bloomberg e da Factset, que foram de 17,84 bilhões de euros e 17,82 blhões de euros, respectivamente. “A L’Oréal está crescendo duas vezes mais rápido do que o mercado e está reforçando a sua posição como a número um do mundo”, disse Nicolas Hieronimus, o CEO citado no comunicado de imprensa.
Por ramo de atividade, todas as divisões estão progredindo. A L’Oréal Luxe, dedicada aos produtos de luxo (Yves Saint Laurent, Lancôme…) manteve o seu lugar de primeira divisão adquirida em 2021, com um volume de negócios semestral de 6,87 bilhões de euros (+25,6%).
As vendas da divisão Consumer (Garnier, Maybeline, Mixa…) atingiram 6,79 bilhões de euros (+13,9%) e a divisão Professional Products (Redken, Kerastase…) cresceu 21,7% para 2,16 bilhões de euros.
A divisão Active Cosmetics (Vichy, La Roche-Posay…) foi a que mais progrediu (+28%) para 2,54 bilhões de euros graças, nomeadamente, a um “reforço da parceria com os profissionais de saúde”, ainda segundo o comunicado de imprensa.
Geograficamente, o norte da Ásia continua a ser o maior mercado com 5,62 bilhões de euros em vendas (+20,3) à frente da Europa com 5,57 bilhões de euros (+14,6).
Na Ásia, a “L’Oréal Luxe vem ganhando uma forte participação de mercado”, e na Europa, o grupo “está crescendo mais rapidamente do que o mercado, particularmente na Espanha, Portugal, Alemanha e Itália”.
A América do Norte cresceu 23,5% para 4,65 bilhões de euros em vendas.
O grupo assinalou um “crescimento excepcional em países emergentes” na América Latina (+39,1%, para 1,12 bilhão de euros) e no Pacífico Sul, Oriente Médio e África (+28,3% a 1,4 bilhão de euros).
Fonte: Fashion Network 29.08.2022