Fragrâncias e cosméticos impulsionam o setor, com destaque para marcas como Carolina Herrera e Dior
O primeiro semestre de 2024 trouxe resultados positivos para o mercado de beleza brasileiro, que engloba fragrâncias e cosméticos premium. De acordo com a Circana, empresa global especializada em análise de comportamento de consumo, o setor atingiu um faturamento superior a R$ 1,8 bilhões e mais de 5 milhões de unidades vendidas. Comparado ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 18% em valor e 11% em unidades vendidas.
As lojas físicas continuam desempenhando um papel crucial, apresentando um crescimento de 20% em relação ao primeiro semestre de 2023. Ao mesmo tempo, as vendas online também expandiram, com um aumento de 13%. “As lojas físicas estão se fortalecendo em 2024, com novas aberturas no mercado, mas a combinação de ambos os canais mostra como os consumidores valorizam a conveniência do online sem abrir mão do atendimento personalizado das lojas físicas”, afirma Ana Seccato, diretora Comercial e Thought Leader da Circana.
Todas as categorias de produtos de beleza de prestígio tiveram crescimento de dois dígitos, sendo a maquiagem a que mais se destacou, com um aumento de 25% no período. Produtos para o rosto, como blushes e corretivos, além de itens para os lábios, como batons e gloss, lideraram o crescimento. Esse aumento é impulsionado por tendências populares nas redes sociais, especialmente no TikTok, e pelos novos lançamentos que atraíram a atenção dos consumidores.
A categoria de skincare também teve um desempenho notável, com um crescimento de 18% em relação a 2023. Produtos para cuidados corporais seguiram as tendências globais, e a categoria de Proteção Solar ganhou relevância, com produtos que oferecem proteção FPS e benefícios adicionais específicos.
A categoria de fragrâncias teve um crescimento de 15% em comparação ao ano anterior. Embora tenha ficado um pouco abaixo da média do mercado, o desempenho foi sólido, principalmente devido aos lançamentos de novos produtos.
De acordo com a Circana, os lançamentos de 2024, juntamente com os de 2023, foram responsáveis por 80% do crescimento no período, com as novidades deste ano contribuindo com 31%. A Circana observa que o aumento de 10% nos preços médios das fragrâncias também influenciou o crescimento, afetando especialmente o canal online. Em contraste, as categorias de maquiagem e tratamento tiveram um aumento de preço 62% menor.
Lançamentos em destaque
Entre os principais lançamentos de fragrâncias de 2024 estão o Good Girl Blush Elixir e o 212 VIP Rosé Elixir da Carolina Herrera, MYSLF da Yves Saint Laurent, Miss Dior Parfum da Dior, e Paradoxe Intense da Prada. Os lançamentos de 2023 que mais contribuíram para o crescimento em 2024 incluem Invictus Victory Elixir e Phantom Parfum da Rabanne, Goddess da Burberry, Le Male Elixir de Jean Paul Gaultier, e Fame Parfum da Rabanne.
Na categoria de maquiagem e tratamento, os destaques de 2024 incluem o M.A.Cximal Silky Matte e Studio Fix Fluid da M.A.C, Backstage e Dior Rouge da Dior, e Revitalessence Skin Glow da Shiseido.
Para Ana Seccato, o desempenho do mercado de beleza de prestígio no Brasil no primeiro semestre de 2024 é significativo, superando o ritmo de crescimento global. “A América Latina, mais uma vez, apresenta um desempenho acima da média global, e o Brasil, junto com o México (maiores mercados da região), foi fundamental para sustentar esses resultados, apoiados pelas inovações da indústria”, conclui.