Moda e cosméticos são as categorias mais bem avaliadas no e-commerce
Uma pesquisa feita com base em avaliações (reviews) de produtos e lojas de 760 e-commerces que atuam no mercado brasileiro revelou que os consumidores estão mais satisfeitos com o atendimento e recomendam a parentes e amigos lojas ou produtos dos segmentos de moda, calçados, cosméticos, seguidos de eletrônicos e ferramentas.
Já lojas e produtos dos segmentos de artigos para festa, moda masculina, serviços de seguro e viagens são os menos recomendados. O “Estudo de satisfação do E-consumidor 2019”, realizado pela Yourviews by Hi Platform, considerou dados de um total de 69 segmentos, entre janeiro e dezembro de 2019.
A metodologia de avaliação foi baseada no NPS (Net Promoter Score), que mede o quanto os consumidores estão satisfeitos e leais com determinada marca, se recomendariam determinada loja ou produto para um parente ou amigo.
Os segmentos que mais registraram consumidores avaliando produtos e lojas online foram Cosméticos (12,75%), Calçados (3,88%), Moda (2,83%), seguido de Eletrodomésticos (2,54%) e Farmácia (2,32%).
A pesquisa também registra que o consumidor elogia mais do que reclama nas avaliações de produtos e lojas, com 91,7% dos textos descrevendo a satisfação com a compra.
Também foram mensuradas 820 mil interações com perguntas e respostas entre consumidores e marcas. Do total de conversas, o setor de cosméticos aparece novamente em destaque (4,3%), dessa vez seguido de Móveis e Colchões (3,48%), Moda (2,97%), Esporte e Lazer (2,51%) e Eletrodomésticos (2,42%).
Fonte: Fashion Network 17.03.2020