Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia DestaqueNanomed cria repelente de insetos com ativo natural e exclusivo por meio de nanotecnologia

Nanomed cria repelente de insetos com ativo natural e exclusivo por meio de nanotecnologia

  • Written by:

Desenvolvido a partir do cravo-da-índia, Repelente do Bem garante até 4h30 de proteção e pode ser utilizado por crianças e gestantes

Por Estela Mendonça

A propriedade repelente de insetos do cravo-da-índia já é bem conhecida, mas vários produtos e receitas caseiras com a especiaria ou seu óleo essencial mostram-se ser de eficiência extremamente passageira, além de representarem um risco para a saúde de quem usa. Este foi o ponto de partida para que a Nanomed se empenhasse no desenvolvimento de um ativo exclusivo, sem similar no mercado, que usa a combinação de nanotecnologia e óleo essencial do cravo-da-índia, para proteção contra mosquitos sem riscos para os consumidores:  o Repelente do Bem.

“O desafio no desenvolvimento do Repelente do Bem foi muito grande. O projeto levou mais de dois anos e foi tocado a muitas mãos, dentro e fora da empresa”, conta a Amanda Luizetto dos Santos, farmacêutica com pós-dourado pelos institutos de Química e Física de São Carlos. Ela explica que o segredo do produto é o seu sistema de liberação controlada, que conta com o ativo do produto nanoencapsulado. “Os ensaios exigidos pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em ambiente laboratorial, garantem um mínimo de 4h30 de proteção, e outros ensaios realizados em campo por médicos parceiros deste projeto apontaram para mais de 8 horas de repelência contra vários tipos de pernilongos e insetos”.

Amanda Luizetto dos Santos, CEO da Nanomed

“Ao contrário dos ativos mais utilizados no mercado, como o DEET, o ativo do do Repelente do Bem une a natureza e a inovação, através do encapsulamento de óleos essenciais. É seguro para a família toda e foi pensado especialmente para públicos específicos, como crianças de todas idades, gestantes e idosos”, garante Amanda. Sua primeira apresentação já está registrada na ANVISA na forma de loção que, além de ser hidratante, é fácil de espalhar, não é pegajosa e tem uma fragrância agradável e natural de cravo. Além disso, sua produção é sustentável e totalmente brasileira. Atualmente, a comercialização do produto é feita pelo e-commerce do produto www.repelentedobem.com.br, alguns pontos de venda e redes de farmácias.

Empreendedorismo feminino

A Nanomed nasceu com uma empresa spin-off do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e foi encubada no Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec). Criada em 2013, inicialmente para produzir matérias-primas nanoencapsuladas para a indústria cosmética, a empresa sempre teve como pilares de sustentação a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo feminino. “Desde a sua fundação e até hoje, cerca de 70% do time da Nanomed é formado por pesquisadoras das mais diversas áreas do conhecimento. Valorizamos muito o conhecimento científico, e possuir um time como o nosso nos ajuda a entender melhor o perfil de nossos consumidores”.

Ao longo dos anos, a Nanomed também se destacou no desenvolvimento de tecnologias e projetos para outras empresas dos mais diferentes setores, como alimentos, medicamentos, produtos agrícolas e veterinários. Um marco para a empresa foi a obtenção de todas as licenças e autorizações para atuar como fabricante de cosméticos.

Em 2017, a empresa se mudou para um espaço maior, onde já produz o Repelente do Bem, dentro de linha de produtos cosméticos Bem me Fiz, que conta com vários outros produtos, todos com alta tecnologia focados no bem estar. “Agora, vamos lançar alguns outros produtos, como potentes hidratantes especialmente desenvolvidos para pessoas alérgicas. Também estamos desenvolvendo desodorantes sem alumínio, sempre trabalhando com a combinação de ingredientes naturais, ciência e inovação, como os sistemas de liberação controlada e as nanopartículas”, adianta.

Outra marca cosmética da empresa é a Mr. Porks, direcionada para pets, que oferece “colônias com microcápsulas de amor” (liberação controlada de fragrância) e florais. A empresa também já se prepara o lançamento de outros produtos de higiene para pets, como shampoo, condicionadores e máscaras hidratantes.

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Social Profile Design Experts