Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e TecnologiaNanotecnologia permite cosméticos mais eficientes e agradáveis

Nanotecnologia permite cosméticos mais eficientes e agradáveis

  • Written by:

Tecnologia permite que os ativos dos cosméticos penetrem em camadas mais profundas da pele.

O desenvolvimento de cosméticos de maior eficácia é um trabalho constante de pesquisadores nos laboratórios das indústrias. Para atingir esse objetivo, as pesquisas avançam cada vez mais com o uso da nanotecnologia, que permite que os ativos dos cosméticos penetrem em camadas mais profundas da pele.

As estruturas, propriedades e processos envolvendo esses estudos são de dimensões em escala nanométrica. As principais nanoestruturas utilizadas para impulsionar os ativos cosméticos são lipossomas, nanoemulsões, nanoesferas e nanocápsulas.

Hoje as prateleiras das farmácias já oferecem produtos desenvolvidos com essa nanotecnologia: hidratantes, antissinais, fotoprotetores, maquiagens e produtos capilares.

Em recente pesquisa realizada com empresas nacionais expositoras na Cosmoprof Worldwide Bologna 2022 com apoio da Beautycare Brazil, constatou-se que o uso de nanotecnologia e outras inovações similares representava 48,5% dos produtos em exposição.

A nanotecnologia permite que os ativos dos cosméticos sejam liberados gradual e lentamente nos locais aplicados. Eles conseguem atingir mais camadas da pele, o que um cosmético feito com partículas maiores não é capaz de fazer. Dessa forma, a ação dos produtos pode ser mais efetiva.

A liberação mais lenta diminui as chances de o cosmético causar irritações na pele. Há nanopartículas que também podem melhorar a estabilidade de ingredientes ativos, principalmente os mais sensíveis. Assim, elas otimizam o prazo de validade dos cosméticos.

As nanopartículas ainda conseguem aprimorar a solubilidade dos ativos em meio aquoso, o que torna o produto final mais líquido e de melhor impacto sensorial, ou seja, mais agradável.

Avanços comprovados

Os protetores solares são exemplos do salto de qualidade que a nanotecnologia oferece para os cosméticos. Quando a nanotecnologia é aplicada, eles são capazes de proteger ainda mais as células e têm uma fórmula que permite a aplicação mais fácil e agradável.

Em cremes que combatem o envelhecimento, as nanopartículas penetram mais profundamente a pele e estimulam a multiplicação de células. Esta é uma grande vantagem em relação aos anti-idade tradicionais cujas partículas maiores não conseguem adentrar nessas camadas mais profundas e agem somente na superfície da epiderme.

A aplicação da nanotecnologia também obedece às tendências de consumo atuais. Destaca-se, por exemplo, o conceito de nanotecnologia sustentável. As apostas são, por exemplo, para ativos orgânicos concentrados e protegidos em cápsulas livres da ação de oxidantes. O resultado pode ser comprovado em produtos como óleos, vitaminas e repelentes naturais.

Os processos de concepção e fabricação de produtos se baseiam na química verde, que busca um desenvolvimento feito da forma mais sustentável possível.

 

 

 

Fontes: EJEQ – UFPR e Unipampa/ Talk Science 29.06.2022

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration Powered by Acurax Wordpress Theme Designers