Natura &Co amplia acesso de serviços financeiros a consultoras da Natura no Brasil
Plataforma &Co Pay possui 220 mil contas digitais ativas e já gerou R$ 2 bilhões em volume de pagamento processado (TPV)
Ainda são os primeiros passos, mas a Natura &Co, gigante brasileira do setor de beleza e higiene pessoal, quer ganhar ritmo e tornar sua plataforma de serviços financeiros &Co Pay uma escolha fácil para as 1,2 milhão de consultoras da Natura Brasil.
A empresa anunciou há um ano a criação da plataforma, que virou uma divisão de negócios e chegou a atuais 220 mil contas digitais ativas e R$ 2 bilhões em volume de pagamento processado (TPV). Além das consultoras de venda, o serviço atende 46 cooperativas e 8.300 famílias produtoras de comunidades ribeirinhas que fornecem matéria-prima para a comp
A médio e longo prazo a ideia é que a estrutura financeira também atenda revendedoras da Avon no país e das duas marcas na América Latina.
Funcionando de forma piloto desde o fim de 2020, o braço financeiro da companhia ganhou musculatura especialmente nos últimos quatro meses, conta José Manuel Silva, vice-presidente de serviços financeiros da Natura &Co América Latina e presidente executivo da &Co Pay, em entrevista ao Valor.
Em ritmo de ganho de escala, o objetivo nesse momento é crescer dentro do universo de consultoras da Natura Brasil. “Há um trabalho de campo para entender a jornada e as dores dentro dela.” Ainda assim, alguns testes estão previstos para começar com a Avon, cujo “potencial é muito grande”, segundo Silva, e nas operações nos países latinos.
Há razões para a Natura ter resolvido desenvolver uma plataforma própria e oferecer serviços financeiros diretamente. Segundo a empresa, 40% da força de venda não tinha conta bancária. Em 2019, a empresa havia feito uma parceria com o Santander para a prestação desses serviços, mas a união não vingou. A diferença, diz Silva, está na jornada.
Se é possível aprovar melhores condições de pagamento, também se reduz o índice de desistência de consultoras e aumenta a produtividade, segundo Silva. “A consultora que usa o Pay, é mais produtiva e menos inadimplente. Ferramentas transacionais de recebimento e pagamento tendem a ter a 6% ou 8% de vendedoras mais produtivas do que temos hoje”, afi
Além de um sistema de pagamento próprio e crédito para fluxo de caixa, a &Co Pay pretende facilitar o gerenciamento financeiro para a consultora, funcionando como o tradicional caderninho de controle de produtos comprados e vendidos.
Entre as ferramentas oferecidas está uma conta digital, em que é possível realizar e receber Pix e emitir boletos ou links para pagamentos. Pela mesma conta, a consultora consegue pagar boletos, antecipar recebíveis, recarregar o celular, no caso de pré-pagos, pôr créditos em cartões de transporte coletivo, realizar saques em caixas eletrônicos e f
O lucro das vendas on-line, realizadas no Espaço Digital das Consultoras, também vai para a conta digital. A revendedora pode ter os valores disponíveis em até dois dias em caso de vendas parceladas.
Também no ano passado, o Grupo Boticário criou, por meio de sua empresa de soluções financeira Mooz, a ferramenta Minha Revenda Digital, para representantes das marcas Boticário e Eudora. Com ela, o revendedor tem acesso a uma conta digital em que pode acompanhar as vendas, ter acesso a uma maquininha de pagamento e movimentar o dinheiro recebido por meio do cartão de débito, transferir dinheiro, colocar crédito no celular e pagar contas. Procurada, a companhia não respondeu até o fechamento desta reportagem.
Fonte: Valor 27.10. 2021